Qual a minha sexualidade?

Feita por >Francis · 22 nov 2017 Orientação sexual

Eu me sinto atraída majoritariamente por homens. Mas algumas mulheres mais masculinas me atraem.

Meus pais são horríveis em relação a esse assunto. Eu não seria aceita na minha própria casa e isso me assusta, me dá crises de paranoia e ansiedade.

Eu já beijei uma menina pela qual me sentia atraída e gostei da sensação, com certeza faria de novo! Mas não me sentiria confortável em um relacionamento amoroso com uma.

Perguntando para amigos bissexuais, descobri que eles se sentem assim também (gostam de ficar com ambos os sexos mas preferem se relacionar romanticamente com o oposto).

Logo, sou bissexual? Vale a pena enfrentar meus pais por isso? Nós temos uma relação relativamente boa, não gostaria de estragar isso, mas está me corroendo por dentro, principalmente porque ainda não contei para ninguém.

E como lidar com meus pais? Mesmo que eu seja hétero, eles me chateiam em relação a isso, pois não gostam dos meus amigos LGBTs, e eu os amo muito(os amigos e meus pais).

A melhor resposta 23 NOV 2017

Olá Francis, o mais indicado é que você busque acompanhamento psicológico para obter meio autoconhecimento, principalmente acerca da sua sexualidade, assim como a sua forma de relacionar-se com ambos os sexos. E também pensar junto ao profissional escolhido maneiras de abordar tais assuntos com sua família.

Letycia Pinheiro Psicólogo em Caruaru

10 respostas

23 NOV 2017

Francis, entendo seu sofrimento, mas compartilhar com seus pais o que nesse momento, enfrentá-los como, se você ainda não consegue saber.
As dúvidas fazem parte na maioria das vezes, sugiro que faça uma Psicoterapia, falar de você, com alguém que tenha uma escuta especializada, sem crítica ou censura seria muito bom.
As respostas que você procura estão dentro de você, apenas não as trouxe a consciência.
Espero que tenha conseguido ajudar
Abraço
Vera Pelizzari

Vera Pelizzari Psicóloga Clínica Psicólogo em São Paulo

295 respostas

23 NOV 2017

Olá Francis, é bem complicado quando a família é preconceituosa, em relação a qualquer coisa. O preconceito da sexualidade em geral está ligado a questões religiosas e culturais e é difícil de ser revertido se a pessoa não estiver aberta para a mudança. Em geral essas pessoas se apegam a essa ideia sem cogitar a possibilidade de pensar diferente. Mas não significa que você tenha que ser o que seus pais querem, até porque isso vai gerar muitos problemas para você. E sim, você pode evitar os conflitos familiares. Quando há esse tipo de divergência no núcleo familiar, somente com a separação as coisas melhoram mais, ou seja, você tendo sua independência. Então lute para isso. Psicoterapia também ajuda a se entender melhor, afinal a sexualidade é sua e você pode vive-la como desejar, sendo hetero, bi ou qualquer outra possibilidade.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

23 NOV 2017

Francis, bom dia! Sugiro que procire ajuda psicológica para entender sua sexualidade e preferências. Aumentando seu autoconhecimento, o próximo passo seria pensar, junto com a psicóloga, uma forma melhor de contar aos seus pais. Estou à disposição para ajudá-la, Renata Broto

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

23 NOV 2017

Olá, Francis! Eu te sugiro primeiramente procurar um psicólogo para tentar entender melhor a sua sexualidade. Em segundo lugar, para contar para os seus pais, você poderia também contar com a ajuda do psicólogo para vocês contarem juntos. O psicólogo pode te ajudar nisso. Mas só conte quando você se sentir preparada e achar que é o momento certo. Ok? Boa sorte! Qualquer coisa, estou à disposição. Abraços.

Psicóloga Milena Puga Araujo Psicólogo em Rio de Janeiro

62 respostas

22 NOV 2017

Olá Francis,

Você não cita que idade tens, e, como a colega colocou, se estiver na adolescência é comum dúvidas que cercam a respeito da sexualidade. Atualmente há muito mais informações e formas de nomear a sexualidade de cada individuo, o que é positivo pra a sociedade, mas pode ser muito confuso para pessoas que não vivenciaram esta mudança cultural de forma aberta, como pode ser o caso dos seus pais. O bom é que com o diálogo pode se mostrar uma outra visão sobre todos assuntos para a maioria das pessoas, não é mesmo?
Sugiro que busque terapia para refletir sobre sua sexualidade e a sua relação com seus pais, e como esta orientação sexual pode influenciar na relação com seus pais.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

22 NOV 2017

Boa tarde Francis, pelo seu relato percebo que há muitobque se autodescobrir, o que é normal se você for adolescente porque você está na fase das descobertas e de alterações hormonais. Entretanto se está causando sofrimento e angústia seria bom procurar uma ajuda de acompanhamento psicológico, para poder ser escutada por um profissional que não vai ti julgar ou culpá-la. Espero ter ajudado, à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife