Problemas de personalidade. Me sinto diferente de todos. como lidar?

Feita por >Ava · 19 set 2023 Abordagem psicológica

Sinto muito nojo e repulsa de mim mesma
Não consigo tomar decisões e prefiro que decidam por mim, entretanto sinto uma raiva enorme nesses momentos
Não consigo falar sobre sentimentos,e nem sei resolver conflitos,ocasionando que eu me esquive ao máximo para não me meter em problemas, fazendo uma máscara social terrível e cansativa
Estou perdida entre as decisões
Sinto uma tristeza e um vazio imensos,tudo isso desde a infância
mas na vida adulta está difícil lidar, não consigo me portar, não sei me impor,não sei lidar com problemas sentimentais e perdi um pouco a vontade de viver. Me sinto diferente de todos.
como lidar?

A melhor resposta 21 SET 2023

Você não sente nojo e repulsa de ti mesma; sente nojo e reulsa do que transformou...... está não é voce.
Você é aquela que sente raiva e aumenta a cada decisão que deixa para os outros decidirem.

Não consegue falar sobre seus sentimentos e nem sei resolver conflitos porque sempre te negaram... quando pequena voce tentou, mas foi abrigada a se ajustar ao que outros impunham. Aconteceu isso no ambiente familiar, escolar, social e religioso.
Assim se tornou dócil com os outros, mas raivosa consigo mesma, quando deveria ser o oposto: deveria ter sido mais rebelde ao lidar com o sistema familiar e escolar e com tudo.
A vida te deu a liberdade e o poder de escolha, mas o meio te obrigou a ser diferente.
O resultado é o que está colhendo: tristeza e vazio...
Agora, precisa fazer o caminho inverso, precisa viver a vida, ser boa contigo mesma, agradar a voce mesma e dar um "chega prá lá" nos outros, todos; precisa viver a vida com muita intensidade e saber usar as leis, do sistema em teu benefício. Pode usar sim da flexibilidade, da diplomacia, mas apenas como estratégia sem nunca contrariar a si mesma.

Que ótimo que se sente diferente dos outros...mas precisa se qualificar, resgatando a tua inteligência vital, a mesma que foi substituida pelo condicionamento sofrido.
Dentro de ti existe um alguém que quer ser, viver, expressar e que precisa ser resgatado... É como se ele dissesse: "Você precisa certificar a si mesma, autenticar o seu dia a dia segundo os critérios da Natureza Humana! Você precisa ser verdadeira e ficará mal e doente na medida em que não o fizer e só ficará bem, quando se tornar autêntica”
Faça Psicoterapia
Abraços

5817 respostas

2 FEV 2024

Primeiramente, lamento que esteja enfrentando essa situação desafiadora. Certamente é uma experiência difícil.

Os sentimentos que você descreveu parecem estar relacionados a experiências emocionais difíceis desde a infância, que moldaram sua visão de si mesma e do mundo ao seu redor. Parece que suas vivências passadas o tornaram alguém que se sente incapaz de gerir sua vida sem a ajuda de outras pessoas.

Pode parecer que você é diferente de todos, mas essa situação é mais comum do que parece. Por exemplo, muitas pessoas que se sentiam (ou eram levadas a se sentir) incompetentes na infância podem acabar se tornando adultos que evitam agir por conta própria e deixam que outros ditem as regras de suas vidas.

Um processo terapêutico como a Terapia Cognitivo-Comportamental pode trabalhar com o objetivo de ajudar o paciente a se tornar consciente de seus estados emocionais enquanto eles ocorrem, identificar quais pensamentos acompanham as situações e como eles estão influenciando suas ações, possibilitando que você implemente novas formas de enfrentar as situações. Claro, essa é uma forma simplificada de explicar esse processo, mas é importante saber que existem maneiras de melhorar.

Boa sorte!

André Mota Psicólogo em Belo Horizonte

3 respostas

22 JAN 2024

Mas vem da infância mesmo em que de repente escolhiam tudo por você. Como não sentir raiva de si mesma? Você se conhece? Sabe o que gosta? O que quer fazer e seguir na vida? É terrivel ter que se esconder, ter que fingir, ficar calada só agradando aos demais, não ter uma identidade, né? Entra em contato, dá esse passo, vem mudar isso, praticar com exercícios que foquem em você ,na sua autodescoberta. Não tem coisa melhor, é libertador. Te garanto. Toma essa decisão por ti! Vem desenvolver tua voz no mundo!!!! Descobrir teus potenciais, fragilidades e saber como viver bem com isso. Não precisa se crucificar , deixar de viver não. Vem descobrir como a vida pode ser maravilhosa se você se abrir pra ela !!!
Steffany E. Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

19 NOV 2023

É compreensível a forma como se sente e agradeço por compartilhar conosco.

Nem sempre é fácil tomar decisões e falar abertamente do que sentimos. As decisões vem atreladas de responsabilidades e sendo elas, tomadas por terceiros há uma anulação da sua responsabilidade diante daquilo que te vem ao encontro.

Você demonstra que está sendo afetava (o) por esse modo-de-ser, mas só agora você vem entrando em contato com isso de maneira consciente e própria, vem sendo um despertar-se sobre você mesmo.
É interessante pensar por que esse despertar-se do seu modo-de-ser vem de encontro com uma angústia?

Anônimo-415462 Psicólogo em Atibaia

1 resposta

8 NOV 2023

Ava, você é diferente de todos, e isso é ótimo! A questão é: como você realmente é? Quem precisa saber disso é você mesma. Aparentemente você está fechada por dentro de uma "casca", uma aparência com a qual não se identifica, pois esta não é você. E o mal-estar que você sente com isso na verdade é bom! É um sinal de que você quer se libertar desta aparência falsa, o que seria muito saudável, e necessário para a vida. Estou à disposição para te atender online. Se dê este direito, que você sempre teve e terá, de se conhecer e gostar de si mesma.

Marcia Caroline Portela Amaro Psicólogo em Londrina

6 respostas

19 OUT 2023

olá! Se vc estiver precisando de uma avaliação neuropsicológica eu posso lhe ajudar, pois realizo esse tipo de avaliação

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

12 OUT 2023

Olá, Ava!

Pelo seu relato podemos perceber autoestima problemática, insegurança, esquiva emocional, indecisão, melancolia, falta de sentido - como lidar, você pergunta: a psicoterapia é esse acolhimento, escuta e acompanhamento de nossas dores, indecisões, medos e desejos; a partir do início desse processo iremos aprofundando as questões e trazendo conscientização para nossos afetos, emoções, conflitos, e dessa conscientização as mudanças começam a acontecer.

Ava, realizo o atendimento on-line.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

183 respostas

10 OUT 2023

Olá, Ava.
É importante que conheça quem você é para entender seus limites e vontades, e assim conseguir se impor, colocar limites em você e nas outras pessoas. Tomar decisões exige auto conhecimento e foco em solução. E isto você pode conseguir em atendimentos psicológicos.
Tristeza, vazio, pode ser indício de depressão para isso precisa de psiquiatra para diagnóstico e medicação se for o caso.
Jane assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

26 SET 2023

Olá Ava,
busque ajuda para trabalhar seus sentimentos e ressignificar as coisas que a impede de tomar decisões. É muito importante conhecer a sua historia, sua criação e como você vem lidando com os conflitos e frustrações. Busque ajuda de um bom profissional e comece a se conhecer e buscar o seu lugar. Fico a disposição para falar como a psicoterapia pode estar ajudando neste processo. Abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

25 SET 2023

Olá, Ava.

Lamento pela forma como se sente. Você trouxe alguns sinais como, não ter vontade de viver, tristeza e vazio profundo, dificuldade de tomar decisões, que podem ser indicativos de um humor mais rebaixado. De toda forma vejo que o ideal era que iniciasse um acompanhamento psicológicos, pois existem diversas demandas, pelo seu relato, que a terapia irá de ajudar a lidar com isso e a promover algumas mudanças de pensamentos e comportamentos.
Só não perca as esperanças, pois em tudo isso que relatou nós, psicólogos, podemos te ajudar! :-)

Carolina Cohen Psicólogo em Rio de Janeiro

81 respostas

20 SET 2023

Olá Ava! Obrigado por escrever. Você tem razão: você é única, diferente de todos. Na verdade, todos nós, somos diferentes, únicos, ricos de particularidades. Certamente é mais fácil quando os outros decidem, mas não contempla nossa vontade original; sentir raiva é parte de nossos sentimentos que algumas vezes acontecem. Falar de sentimentos não é fácil, evitar problemas, se possível, é sábio.
Viver com máscara social é necessário (personalidade e representação de papéis).
A socialização não apresenta padrão único, certo, melhor. O que a socialização precisa de certo entendimento das regras de convivência, com o devido respeito por si mesma e pelos outros.
De outro, como somos todos carentes, todos com inseguranças, incertezas, precisamos de companhia, de solidariedade, de apoio.
Quando experimentamos harmonia interior, serenidade devida, nos fazemos altamente interessantes aos outros.
Vamos reorganizar concepção de humanidade, de identidade, de socialização, de cultura, aprofundar entendimento da complexíssima natureza humana?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.