Problemas com meu pai

Feita por >Dani · 15 mai 2023 Terapia familiar

Não consigo ter uma boa relação com meu pai. Eu tenho 34 anos, moro com meu marido e minha filha de 4 meses. Quando converso com ele via whats eu não posso dizer : "tudo bem com você?" Pois ele me corrige dizendo que não devo falar "você" para ele, preciso dizer "pai". (Mas ele mesmo se reporta a mim dizendo "você").
Quando minha bebê nasceu eu avisei que as visitas seriam após ela completar os primeiros esquemas vacinais, por orientações da pediatra, e também por eu e meu marido termos decidido assim e ele me questionou queria saber quem era a tal pediatra, pois ele nunca tinha ouvido falar disso. Agora, após as vacinas chamei ele pra vim conhecê-la e ele sequer me responde.
Isso está abalando meu psicológico nesse puerpério. Ele sempre foi assim.
Ele fala umas coisas sem sentido algum pra mim. Como por exemplo, que eu estou casada "graças a ele" mas isso não tem fundamento nenhum. Mas me deixam mal.
Tenho que ir visitá-lo periodicamente, senão ele reclama que faz 2 meses que não vou na casa dele. Que isso é uma vergonha. Sinto que ele nem gosta de mim, mas que eu devo seguir todo um protocolo pra agradá-lo e eu não sei lidar muito bem com isso

A melhor resposta 31 MAI 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só entrar em contato comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

19 MAI 2023

Oi, Dani!
Compreendo que você esteja enfrentando dificuldades em sua relação com seu pai e como isso está afetando seu bem-estar emocional, especialmente durante o período do puerpério.
A relação pai-filha é complexa e muitas vezes pode ser marcada por dinâmicas desafiadoras. Parece que seu pai tem expectativas e exigências específicas em relação à forma como você se dirige a ele, expressa suas opiniões e conduz sua vida. Essas atitudes rígidas e críticas podem ter origem em questões pessoais ou dinâmicas inconscientes que podem ser exploradas em um processo terapêutico.
É importante reconhecer que você tem sua própria vida, casamento e família agora, e é normal estabelecer seus próprios limites e decisões com base em suas necessidades e orientações profissionais, como as do pediatra de sua filha. É compreensível que as críticas e as demandas de seu pai estejam afetando seu bem-estar emocional e gerando conflitos internos.
A psicanálise nos ensina que as relações familiares são complexas e podem refletir dinâmicas inconscientes que vêm sendo construídas ao longo do tempo. Pode ser útil explorar essas dinâmicas e padrões através de um processo terapêutico individual, que lhe permitirá compreender melhor suas próprias emoções, necessidades e desejos em relação à sua relação com seu pai.
Durante o processo terapêutico, você pode explorar maneiras de estabelecer limites saudáveis e comunicar suas expectativas e necessidades de forma assertiva. Isso envolverá encontrar um equilíbrio entre cuidar de si mesma e manter um certo nível de conexão com seu pai, se isso for algo que você deseja.
Lembre-se de que você não é responsável pelas expectativas ou comportamentos de seu pai. Sua prioridade deve ser cuidar de si mesma. É essencial focar em seu próprio bem-estar emocional e criar um ambiente saudável para sua família.
Caso sinta necessidade, considere buscar o apoio de um psicólogo, que poderá oferecer orientação e suporte ao longo desse processo de reflexão e tomada de decisões.
Estou à disposição.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

19 MAI 2023

Oi Dani,
Voce é filha única? Pelo visto, sim; é uma situação em que o pai não está realizado na vida dele e se gratifica pela filha que tem.
Provavelmente não se dá bem com a esposa dele, tua mãe.
Para teu conhecimento: Você apenas veio através dele e da tua mãe, mas não é deles; e, veio para se realizar, para fazer o teu objetivo e não para satisfazer a eles...
Os pais tem obrigação de cuidar dos filhos até, 17/18 anos... depois, estes precisam se separar dos pais para poderem cuidar da profissão deles, para eles serem responsáveis pela vida deles, pelas escolhas e decisões.
Os pais precisam deixar que os filhos tomem as suas decisões e sejam responsáveis por suas escolhas.
Á partir daí, os pais já cumpriram com suas obrigações.
A participação do pai foi apenas juntar o celula masculina com a feminina, da qual resultou o teu corpo e ficou por nove meses em gestação. Ele tem necessidade que voce reconheça que foi ele que te fez...
Aprimore o diálogo com ele e diga que na verdade foi voce que escolheu eles para sererm teus pais; ele apenas fez sexo com a tua mãe...
Agora que voce constituiu familia, quem faz as regras da tua familia são voces dois e portanto, só resta ele aceitar as regras que voces estão estabelecendo, do agrado dele ou não.

Abraços

5826 respostas

16 MAI 2023

Oi Dani! Obrigado por escrever. Que bom que você escreveu! Na verdade você vivencia problemas com seu pai, mas também vivencia problemas consigo mesma. A natureza contém a cultura, mas a cultura não é maior do que a natureza. Explicando melhor: por gerações e gerações, os filhos chamam os pais de pais, os pais chamam os filhos de filhos ou você. De outro lado, todos os pais, com suas coerências e incoerências, gostam de seus filhos; com suas superações e limitações, querem o bem de seus filhos. As mães e pais, com primeiro filho, recém nascido, vivenciam inseguranças, e para obterem maior conforto, levam ao pé da letra as falas das pessoas que consideram sábias. A vacina é importantíssima e necessária. Acontece que os avós, por milhões de anos, mesmo antes das vacinas, são os grandes apoios para o casal ainda inexperiente. Com o devido cuidado, entendemos que um avô, legitimamente, quer ver seu neto, exatamente por gostar da filha e entender sua continuidade através da nova pessoa que quer muito bem.
Estou ciente que as ponderações que escrevi acima, precisam de mais aprofundada contextualização. É mais fácil para uma filha de trinta e quatro anos, ampliar-se, fazer-se mais flexível do que uma pessoa de geração mais antiga.
O que você não pode fazer, é abrir mão de sua essência.
Estarei a disposição para os necessários aprofundamentos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.