Primeiro namorado aos 18 anos.

Feita por >Amanda · 12 jun 2024 Abordagem psicológica

Tenho 18 anos e nunca namorei na minha vida, sempre fiquei com algumas pessoas mas sempre fui desapegada, ha 6 meses estou namorando com um rapaz que eu conheci no trabalho (ele tem 35 anos), contei para minha mãe e minha irmã recentemente, elas gostaram muito da índole dele apesar da preocupação com a diferença de idade.

Eu sou a princesinha do meu pai, ele mesmo diz que eu nunca dei trabalho em relação a homem e agora só de pensar em falar com ele me dá nos nervos. Fiz 18 anos mês passado, já estou terminando o 1° período da faculdade, trabalho em uma empresa grande e conhecida nacionalmente, faço todas as tarefas domésticas. Estou com muito medo de contar para o meu pai.

A melhor resposta 13 JUN 2024

Bom dia, Amanda! Grato por se colocar. Será preciso precaução. Pais são vividos, querem o bem dos filhos. Uma adolescente de dezoito anos, namorar um adolescente (não me enganei não, quis dizer adolescente mesmo) de trinta e cinco anos, sendo a primeira vez dela, implica em preocupação por melhor entendimento. Nossa sociedade é complexa. Demoramos para compreender a cultura, a natureza humana, para conquistarmos certa maturidade para lidar com os trabalhos que queremos, com o preparo correspondente com as metas que queremos realizar. Diante disso, mais ou menos até os vinte e sete anos de idade, as pessoas precisam priorizar estudos sérios e consistentes, turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, esportes coletivos de contato, arte, cultura, vivência de aprimoramento do trabalho.
Há enorme diferença, em termos normais, da concepção de mundo e das buscas, necessidades, saberes de vida e expectativas, entre pessoas de dezoito anos e pessoas de trinta e cinco anos. Nesse aspecto há algo muito suspeito que precisa ser esclarecido. Por que uma pessoa de dezoito anos que nunca namorou começa seu primeiro namoro, justo com uma pessoa de trinta e cinco anos? Porque uma pessoa de trinta e cinco anos teria interesse por namorar uma adolescente de dezoito anos? Há muita coisa a esclarecer.
Vamos?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9054 respostas

15 JUN 2024

Olá, quanto mais rápido você contar, mais rápido irá sair desta ansiedade. Já contou para sua irmã e sua mãe, peça o apoio delas. Fico a
Disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

299 respostas

14 JUN 2024

Oi Amanda!
Voce prcisa se realizar. nao nasceu para ser do teu pai.
Nasceu para ser feliz e buscar a realização dos teus sonhos.
Precisa conquistar a tua liberdade. O pai tem a mãe e voce terá teu namorado, este ou outro que voce escolher.
A vida te deu a liberdade para fazer experiências, namorar várias pessoas, fazer sexo também e depois escolher com quem quer ficar.
Não tenha pressa, voce tem apenas 18 anos e pode namorar vários homens.
Conquiste a tua liberdade. Não fique refém das tuas emoções.
Precisa fazer Psicoterapia para se conhecer e curar tua dependência emocional.

Abraços

6146 respostas

13 JUN 2024

Bom dia Amanda, tudo bem?

Seu receio da reação do seu pai é compreensível, afinal é seu primeiro relacionamento e você está vivendo muitas experiências pela primeira vez. Apesar do receio, acredito que contar com seus pais nessa nova fase seja extremamente importante, lembre que você e seu namorado possuem uma diferença de idade relevante e você precisa de uma rede de apoio.
Espero que fique bem e sinta-se a vontade para buscar a terapia para te ajudar com essa nova fase.

Gabriela Andrade Psicólogo em São Paulo

16 respostas

13 JUN 2024

Boa noite Amanda. O primeiro relacionamento pode ser bastante desafiador, inseguranças em apresentar para a família pode surgir, é interessante entender a relação que tem com seu pai para se sentir segura em contar sobre o namorado novo, ainda mais pela diferença de idade.
Espero ter te ajudado.
Fernanda de Souza Alves
Psicóloga

Fernanda de Souza Alves Psicólogo em Volta Redonda