Posso tirar minha filha de 3 anos da escola, sem ter problemas?

Feita por >Aline · 25 ago 2015 Psicologia da educação

Eu coloquei minha filha na escola esse ano, ela tem apenas três anos, fará 4 em 2016 e achei melhor tirá-la, e tenho sozinha a responsabilidade. O pai dela está ameaçando me denunciar ao Conselho Tutelar por esse motivo, eu posso perder a guarda dela por isso? Afinal ele também não está pagando em dias a mensalidade dela e também não dá pensão corretamente.

A melhor resposta 26 AGO 2015

Olá Aline,
Concordo plenamente com meu colega Claudemir e acrescento que é muito importante que você procure a justiça para que a pensão seja paga corretamente. Mas lembrando que um erro não justifica o outro, a educação de seu filho é a prioridade aqui.
Desejo sorte em sua jornada

João Augusto Silveira Ribas Psicólogo em Curitiba

7 respostas

22 SET 2015

Ola Aline. Sua filha ja conheceu outras crianças, fez vinculos afetivos e tirar a escola seria enfrentar algumas situações desconfortaveis.Faça em primeiro lugar uma avaliação do estado emocional de sua filha para verificar se ela esta preparada para sair da escola.

Psicóloga Marlene Moraes Psicólogo em Luís Eduardo Magalhães

1 resposta

1 SET 2015

Esta resposta dependente da avaliação da situação,dos motivos que estão levando a retirar a criança da escola. Não tem como responder, depende do contexto e/ou situação. O foco é o benefício à criança, a responsabilidade depende de ambos, não somente da mulher. Por isso, verifique qual é a responsabilidade que cabe ao pai e se for o caso procure apoio jurídico e também, do psicólogo.

1 SET 2015

Olá Aline, quanto ao ponto de vista educacional, não há obrigatoriedade legal nesta idade. O processo de guarda de filhos envolve amplos requisitos. Outro aspecto relevante na separação é a parte afetiva, pois resulta em implicações emocionais na criança a depender do modo conduzido pelos pais. Devendo os mesmos encontrar alternativas que minimizem as mudanças e conflitos. O psicólogo e/ou advogado podem exercer uma mediação na tomada de decisões emocionais, financeiras, etc.

Consultório Ana Karen Psicólogo em João Pessoa

4 respostas

29 AGO 2015

Boa noite, Aline. Penso que suas dúvidas possam ser melhor esclarecidas através de um advogado. O que posso orientá-la é que não deixe sua filha viver nesse fogo cruzado entre você e o pai. Busque ajuda psicológica, caso queira orientação em como lidar com esse momento de sua vida e com um advogado em relação a seus direitos e deveres como mãe. Boa sorte.

Rosí Valle Psicólogo em Maringá

9 respostas

27 AGO 2015

Concordo com o colega, reitero que o Conselho Tutelar existe para orientar e garantir Direitos de Criança e Adolescente. Bons pais nunca têm medo do Conselho Tutelar, são aliados. Procurando aliados, inclusive um psicólogo, você não fica refém de falsas ameaças.

Psicóloga Tamires Toneti de Brito Psicólogo em Londrina

13 respostas

27 AGO 2015

Acredito que a resposta teria que vir de um advogado e não de um psicólogo.
No entanto só esse fato não seria suficiente para você perder a guarda de sua filha.
Se você não pode pagar a advogado, pro cure a defensoria pública.

Espero que tenha lhe ajudado. Abraço,
Sílvia Tigre

27 AGO 2015

Boa tarde Aline! O conselho tutelar desacolhe crianças e adolescentes que estão em vulnerabilidade social, como maus tratos,abandono, negligência, violência física, psicológica. Sua filha ainda não está no período obrigatório de estar matriculada na escola. Se você tem como ficar com sua filha sem que a mesma não corre nenhum risco, o conselho não tem motivos para tirar sua filha,. Fique tranquila.

26 AGO 2015

Olá Aline, é preciso saber de fato o porque você resolveu tirar a sua filha da escola. Entretanto percebe - se uma grande preocupação e ansiedade em relação a denúncia. Quanto a isso Aline o melhor a fazer é procurar o conselho tutelar e pedir a orientação em relação a isso, pra você saber como proceder. Para lidar com os conflitos, medos, angústias, preocupações e ansiedade devido a esta situação ou alguma outra que esteja incomodado o melhor a fazer é procurar um psicólogo, para lhe ajudar a lidar com tudo isso.
Boa sorte,
Barbara Layane B. dos Santos
Psicóloga - 19/2693

26 AGO 2015

Cara Aline!
Provavelmente não, ainda mais que ele é ausente e não paga a pensão em dia. Você deve fazer o que pensa que é melhor para sua filha, se ele for presente ou parceiro, podem decidir isso em conjunto.

26 AGO 2015

Olá Aline.
Concordo com os colegas, quanto ao fato de você procurar o conselho tutelar da sua região para tirar suas dúvidas.
Segue abaixo algumas informações.

Art. 6º "É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 anos de idade"
A alteração foi feita na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) por meio da Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Essa regulamentação oficializa a mudança feita na Constituição por meio da Emenda Constitucional nº59 em 2009.

O ensino se torna obrigatório entre os 4 e 17 anos. Os pais ficam responsáveis por colocar as crianças na educação infantil a partir dos 4 anos e por sua permanência até os 17.
Espero ter ajudado.
Att.

Marta Santos

​Marta Souza Santos Psicólogo em São Paulo

2 respostas

26 AGO 2015

Olá Aline,
Existem vários aspectos para pontuar. A obrigatoriedade legal para criança é a partir de 4 anos de idade conforme lei Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. O papel do Conselho tutelar é orientar as famílias, promover vínculos, sempre visando a garantia do direito da criança. Caso tenhas dúvida, procure o conselho tutelar também para lhe auxiliar, principalmente de não conseguir vaga na creche publica. Com relação ao pagamento da escola, vocês estão divorciados? Se sim, é uma guarda compartilhada ou não? Converse com seu advogado ou defensor público sobre esta questão, uma vez que a pensão e demais acordos normalmente são oficializados. Peço que observe a questão da criança, na escola é oferecido estímulos por profissionais capacitados e que de forma lúdica, propiciam e estimulam o desenvolvimento dela. Concordo com o colega e ratifico que tens direito a escola pública. Sugiro também que procures um profissional da psicologia, para lhe acompanhar.

CogniAção Terapia Cognitivo-Comportamental Psicólogo em Florianópolis

100 respostas

26 AGO 2015

Olá! Tudo bem?
No seu caso algumas informações seriam importantes para uma orientação mais focada.
A princípio, mesmo separados, o casal deverá dialogar sobre as questões educacionais de seu filho.
Considerando uma relação não amigável é importante abrir um espaço para conversar sobre suas incertezas. Melhor seguir um caminho de harmonia.

Abraços

Katia

Psicóloga Katia Mafra Psicólogo em Florianópolis

30 respostas

26 AGO 2015

Boa noite Aline. Situação dificil que esta passando, quantas dúvidas, conflitos e incertezas. Mas agora você tem algumas orientações que iriam lhe ajudar a refletir. Pensar em sua filha e em seu desenvolvimento é indiscutivel. Penso que tem algo mais profundo a levando tomar algumas decisoes com a emoção. Procurar ajuda de um profissional de psicologia irá lhe ajudar a pensar e elaborar seus conflitos.
Boa sorte
Juliana Rio Claro

Juliana Legatzki Psicólogo em Rio Claro

19 respostas

26 AGO 2015

Olá, Aline. Em primeiro lugar, é necessário que você saiba quais os reais motivos para ter tirado sua filha da escola, afinal, é direito de toda criança poder frequentar uma escola. Quanto a perda da guarda, como bem disse o meu colega, é necessário que você se informe em um Conselho Tutelar para se certificar dos seus direitos e deveres. Porém me aparenta que você está ansiosa com isso, e enfrentando um dilema, talvez possa procurar um profissional da área da psicologia ou pedagogia para lhe auxiliar melhor. Espero ter ajudado! Um abraço

Ticiana Araújo Carnaúba Psicólogo em Salvador

40 respostas

25 AGO 2015

Aline, é importante que se saiba os reais motivos que levou você tirar a sua filha escola, bem como se pensar em outras alternativas para educação da criança (Creches comunitárias, escolas públicas, municipais, etc) além da particular.
Quanto a perder a guarda da criança é importante que você se dirija ao Conselho Tutelar mais próximo e se informe com os profissionais que lá atuam sobre o seu caso. Eles são as melhores pessoas nesse momento para lhe dar todas as orientações necessárias.
Caso você esteja se sentindo confusa ou angustiada com toda essa situação, procure um profissional de psicologia. Certamente ele irá propiciar um momento de acolhimento, reflexão e fortalecimento para que você continue sua caminhada diária...

Claudemir Bispo Psicólogo em Recife