Posso bater em um filho que não é meu?

Feita por >Géssica Silva · 7 jun 2018 Terapia familiar

Boa noite! Tenho alguns enteados que são extremamente folgados, teimosos e rebeldes. A mãe deles não faz muita coisa com relação a isso, mas mesmo assim ela diz que faz. Posso bater neles mesmo sem ser mãe? Eles ainda comem minhas coisas escondido da geladeira. Sujam a casa toda ! Estou começando a sentir ódio deles. Só não vivo melhor com a minha companheira por causa deles. Grata se obtiver a resposta que almejo.

A melhor resposta 19 JUN 2018

Bom dia, Géssica, respondendo a sua pergunta não pode bater na criança, pelo o que você relata, uma sugestão seria o diálogo a depender da idades das crianças e do entendimento de cada uma, sugiro que você primeiro converse com a sua companheira a mãe das crianças para ajustar regras de convivência dentro do contexto familiar, deveres, direitos, os horários, seria um contrato de boa conduta para crianças, orientação melhor do que bater (o que é condenável socialmente), pois bater não ensina e nem educa a criança, elas são orientadas pelos os adultos logo se as crianças não obedecem as regras da casa, os adultos tem que rever as orientações que estão passando para as crianças.Se essa sugestão não funcionar então procure uma terapeuta de casal para vocês conversarem sobre as questões que te afligem nesse momento e o por que da sua companheira não adotar outra atitude em relação a criação dos filhos. Boa sorte. Um abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

8 JUN 2018

Boa noite, Géssica. Compreendo o quanto esta sendo difícil essa convivência. Mas a agressão física tende a piorar muito a relação. Bater não melhora comportamento e não constrói bom caráter. Se eles estão carentes e por meio do maus hábitos chamam a atenção, a melhor opção é o dialogo. Converse com sua parceira, ela também deve se posicionar. Juntas vcs devem mostrar com palavras e exemplos o quanto esta convivência esta se tornando nociva para todos. O ideal seria buscar uma terapia familiar. Num ambiente neutro e com um intermediador, a comunicação se torna plena e muito construtiva. Pensa nessa possibilidade.
Sei que não é fácil, mas tente mesmo não se irritar, pois isso faz mal primeiramente para vc.
Marcia

Márcia Alflen Chirinea Psicólogo em São Paulo

35 respostas

8 JUN 2018

Boa tarde Géssica! Olha, entendo que essa situação esteja te deixando irritada, mas bater não é a melhor opção, por vários motivos, além de não resolver, você pode criar um clima ainda pior com seus enteados. O que sugiro é conversar com sua companheira sobre o comportamento das crianças e juntas tentarem entender por que agem dessa forma e o que vocês duas podem fazer para melhorar a relação de vocês. É preciso ouvir o que eles pensam e sentem para então saber como agir diante desse conflito. Ai vale muita conversa sobre limites, direitos e deveres, responsabilidade, confiança, respeito. Penso que um profissional da psicologia possa auxiliar vocês a entender e lidar com a situação atual.

Anônimo-341327 Psicólogo em Belo Horizonte