Meu filho tem 5 anos e está batendo e mordendo

Feita por >Maria · 29 jun 2021 Psicologia infantil

Meu filho não se dá bem com um menino na escola e não está sabendo lidar com as emoções, qdo fica nervoso bate e hoje aconteceu o primeiro episódio de morder, como lidar com a situação?

A melhor resposta 30 JUN 2021

Bom dia Maira, como vai? A fase dos 5 anos é muito delicada, quando a criança não sabe como se comunicar, ou se expressar, ela tem comportamentos que de algum modo a fazem ser ouvida. A orientação é sempre acolher ele, tentar entender o que se passa na cabeça dele e porque ele acredita que precisa se comportar dessa maneira. Veja bem, ele não sabe o que está sentindo, ajude ele a compreender se está triste, com raiva ou ansioso. Evite castigos físicos e busque o diálogo, acredite, crianças entendem perfeitamente quando você conversa com elas com calma e paciência, elas são mais capazes e inteligentes do que podemos imaginar. Trabalho com aconselhamento de pais e cuidadores e treinamento de habilidades sociais para esse mesmo público, estou a disposição para agendarmos uma sessão experimental e conversarmos melhor. :)

Psicóloga Normanda Vidal Psicólogo em Salvador

10 respostas

6 JUL 2021

Ei Maria, como vai?
É importante destacar que pela idade do seu filho é normal que ele não consiga lidar bem com as emoções, pois ainda é tudo muito novo para ele. É importante compreender, nesse caso, como você e os demais responsáveis lidam com sentimentos como raiva e tristeza. Quando os adultos conseguem lidar bem com suas emoções fica muito mais fácil ensinar para a criança como lidar com elas.
Primeiramente, não sinta-se culpada. Muitas vezes crescemos em ambientes onde fomos pouco estimulados a conversar sobre sentimentos e emoções e acaba que quando nos deparamos com isso nas nossas crianças também ficamos sem saber como fazer.
Espero ter te ajudado!
Caso precise falar melhor sobre isso, estou a disposição.
Abraços.

Bruna Meyrelles de Melo CRP16/7493
(atendimentos online)

Bruna Meyrelles de Melo Psicólogo em Serra

42 respostas

6 JUL 2021

Olá Maria,

Esse comportamento começou a pouco tempo? Ou já ocorria antes? Esse comportamento ocorre em outros lugares? Em outros ambientes com outras pessoas?

Sérgio Roberto Moreira da Silva Psicólogo em Brasília

20 respostas

30 JUN 2021

ola! Posso lhe ajudar no que vc precisa. Se quiser entrar em contato comigo é so agendar que irei responder rapidinho

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

30 JUN 2021

Olá Maria! Grato por citar. A história dele, a rotina de vida, os estímulos a que é submetido ajudarão muito a compreender as razões pelas quais está agindo assim. O diálogo e a firmeza com ternura, sempre são conselhos de primeira linha. Sendo necessário, algumas vezes é preciso a contenção física, é preciso a privação de coisas que ele quer e gosta, vinculada diretamente ao comportamento de morder, de bater.
Explique a ele com paciência, com repetição, com firmeza, que quem é mordido, quem apanha, sente dor, se afasta. Você não quer que ele apanhe, não qiuer que ele viva afastado dos outros, mas também não quer que os outros sintam dor, que os outros sofram por causa dele, assim como ele não deve sofrer por causa de outros.
Persistindo o problema será importante você aprofundar científicamente, com a assessoria de um psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia, evitemos mais mortes - o Brasil apresenta o pior índice de mortes do mundo. Façamos fechamento total por quinze dias, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para a economia, quanto para a saúde. Utilizemos máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

30 JUN 2021

Filhos são caixinhas de surpresa. Consegue conversar com ele e ver o motivo que o levou a ter essa atitude? Às vezes as coisas em casa estão mais descontroladas e a criança acaba fazendo igual na escola (sabe aqueles dias q mãe e pai gritam em casa na frente dos pequenos? Acaba sendo exemplo). Quando a criança ainda não sabe entender o que se passa com ela, ou quando se sente injustiçada (algo que deixe com raiva) age por impulso... Importante trabalhar esse tipo de comportamento. Ass. Patricia Moraes Borges

Patricia Moraes Borges Psicóloga Psicólogo em São Paulo