Minha filha tem cinco anos e morde tudo que vê. O qeu fazer?

Feita por >Stephanie · 30 jun 2016 Psicologia clínica

Gostaria de saber o que fazer com minha filha que morde tudo o que vê. Obrigada

A melhor resposta 30 JUN 2016

Olá Stephanie. Precisaríamos saber mais alguns dados sobre sua filha para podermos dar uma resposta mais concreta. Em algumas fases do desenvolvimento infantil é normal a criança colocar objetos na boca, morder.. é também uma forma de conhecer o mundo ao redor. Não sei qual a idade da sua filha, mas você pode consultar um pediatra e um odontopediatra para ver se não é algum desconforto físico relacionado a dentição ou outra coisa. Caso não seja, e você perceba que o hábito de morder tudo esteja trazendo prejuízos a sua filha, a ajuda de um psicólogo pode ser interessante para entender a fase de desenvolvimento em que sua filha se encontra, como é o ambiente que a cerca, como é o funcionamento e rotina dela, etc. Espero ter contribuído, um abraço e fiquem bem!

Marina Massocco Gaikoski Psicólogo em Florianópolis

11 respostas

6 JUL 2016

Olá Stephanie, só com esses dados não é possível identificar o que está ocorrendo.Veja, as hipóteses diagnósticas podem ser: Comportamento Desafiador de Oposição, Ansiedade, Transtorno de Conduta. É importante ir em busca das causas, ou seja, o que está antecedendo ao comportamento. A busca psicólogica irá ajudá-la.

Denise de Melo Peixoto Psicólogo em Recife

19 respostas

4 JUL 2016

Boa tarde, Stephanie,
Morder tudo pode significar um extravasamento de sentimentos que ela não está dando conta de lidar sozinha. Em geral, um bom acolhimento pela família, dando-lhe a atenção que ela requisita costuma neutralizar essas atitudes.
Se isso ocorre há algum tempo e nem seu carinho para com ela resolve, encaminhe a um psicólogo infantil. Dê preferência a quem atue com EMDR, que trará mais benefícios em curto espaço de tempo.

Celso Martins Psicólogo em Curitiba

23 respostas

2 JUL 2016

Oi Stephanie, pelo visto é comum ocorrer nesta faixa de idade as mordidas, tem haver com a fase infatil de prazer oral e alguma agressividade manifestada através desta mordida, que pode ser um indicador de uma ansiedade, devido os incômodos da dentição.
Será interessante a possibilidade de procurar a ajuda de um psicólogo que com sessões de anamenese e atendimentos psicológicos na abordagem com ludoterapia possibilitará compreender e ajudar entender melhor este momento.

Consultório de Psicologia Nilcéia Besse Psicólogo em São Bernardo do Campo

10 respostas

1 JUL 2016

Olá, Stephanie.
Você pode procurar um psicólogo infantil, pois não há como responder o que está acontecendo apenas com esta informação. Um profissional ajudará você a entender o que está acontecendo, se requer ou não atenção especial.

Psykhé - Clínica de Psicologia Psicólogo em Blumenau

14 respostas

1 JUL 2016

Não é possível avaliar o que realmente está ocorrendo, apenas com esta informação.
Provavelmente a criança apresenta outros sintomas ou comportamentos, que aliados ao fato de morder excessivamente os objetos compõem um quadro clinico .
De maneira geral este comportamento realizado repetida e excessivamente pode denotar: Ansiedade, Agressividade, busca por prazer. Identificar acontecimentos que antecedem a prática de morder pode ajudar a entender o que está gerando este comportamento.
Procurar a ajuda de um profissional é sempre a melhor opção.

Psicólogo Thyago Henrique Costa Rossini Psicólogo em Londrina

4 respostas

1 JUL 2016

Seria indicado que você procurasse um psicólogo infantil, pois há vários mutivos para que este sintoma ocorra. Um profissional psicológo fara um acompanhamento com a criança e com os pais, para assim enterder melhor o que se passa com a sua filha.

Consultório Fernanda Guadagnin Psicólogo em Joinville

47 respostas

1 JUL 2016

Sua filha já passou da fase de morder, o que deve estar ocorrendo é uma retenção de fase regredida. Psicoterapia para família..... sucesso.

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

30 JUN 2016

Ola Stephanie!
Pelo seu pequeno relato é difícil lhe orientar de maneira mais diretiva, porém, a criança ao morder pode estar tentando obter prazer através da sensação oral, expondo alguma agressividade ou demonstrando algum desconforto em sua dentição.
Se tiver disponibilidade, procure a ajuda de um psicólogo, através da ludoterapia o profissional poderá avaliar melhor o caso de sua filha lhe fornecendo maiores informações sobre possíveis causas ou tratamento.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo