Meu filho tem 11 anos e morde tudo e qualquer coisa

Feita por >Elanne Maria da Mota · 23 ago 2017 Psicologia infantil

Meu filho é criado com Bisavó, avó, tia-avó, tia e a mamãe, que arrumar a bagunça que as outras fazem. Compoe esse quadro familiar o avó, padastro e prima de 5 anos.

Por um tempo ele foi a unica atenção da casa, hoje ele é mais um, por ter sido muito mimado ele não ele não desenvolveu atitudes de cooperação e de responsabilidade, sendo assim é sempre comparado com a prima de 5 anos, que por perceber atenção quando desenvolve essas atitudes, faz sempre. Ele se encontra colocando tudo e qualquer coisa, ex: fio de carregador, roupa, papel, plastico... Tudo que caiba na boca e esteja presente no momento de distração.

A melhor resposta 23 AGO 2017

Elanne,
esses sintomas estão relacionados à compulsão oral, mas geralmente essa fase da vida ocorre nos primeiros anos da criança, quando ela começa a transferir a percepção do prazer pela amamentação para outros objetos do mundo - como mordedores, chupeta e tudo o que uma criança de um ano leva à boca e passa a conhecer o mundo externo a partir dessas experiências. Uma reincidência dessas ações podem querer demonstrar algum transtorno psicológico e é fundamental que você busque um psicanalista em tua região e marque uma consulta com ele. espero ter ajudado.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

24 AGO 2017

Olá Ellane!
Seria indicado que você procurasse um psicólogo para uma avaliação.
Colocar objetos na boca pode sinalizar um comportamento regredido e também agressividade.
Pode ser necessário o suporte profissional para favorecer seu desenvolvimento, autonomia e diminuir os conflitos interiores.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

23 AGO 2017

Ola cara Elanne, só há uma forma de resolver esta situação, é você procurar um psicólogo para trabalhar sobre o comportamento dessa criança e dos familiares também que estão sendo os geradores deste tipo de comportamento, pois, o que o seu filho está fazendo é apenas tentando chamar a atenção e manipulando a todos porque não houve limites na sua criação e com isso ele não tem maturidade para lidar com a perda de seu território para a prima. Esta criança não tem estrutura emocional sadia e está em sofrimento psicológico gritando por ajuda, por isso, antes que ele se torne mais um adolescente revoltado achando que é o dono do mundo e seja mais uma vítima do mundo e desta criação sem limites, seria bom fazer o papel de pais agora enquanto é tempo.
Espero que possa ajudar essa criança que está somatizando e sintomatizando através de seu comportamento disfuncional para que alguém olhe para ele e o ajude. Não estou com isso querendo que vocês o tratem como coitadinho, e sim apenas que aprendam a mudar seus comportamentos e imponham limites as suas travessuras de forma saudável que é procurando psicoterapia para o caso.
Att. a Psicóloga Ussénade!

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

23 AGO 2017

Bom dia Elanne,

Com tu mesmo relatou, seu filho foi mimado e o centro das atenções por muito tempo, e hoje é comparado a prima. Algumas crianças, por não saberem se expressar verbalmente, utilizam de agressão, as vezes a elas próprias ou a outros, para buscar está atenção perdida. Sugiro que busque atendimento de um psicólogo familiar.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis