Porque sinto agonia quando estou perto da minha mãe?

Feita por >Maria · 20 jul 2022 Terapia familiar

Me sinto culpada por isso. Mas, sinto agonia e rancor por minha mãe e me sinto muito mal por isso. Porque ela é humana e já errou MT mas também já fez de TD pra cuidar de mim e do meu irmão.
Mas tanto eu como meu irmão, sentimos raiva dela e somos grossos c ela. Ela tratava mal meu irmão quando ele era pequeno e eu sinto remorso disso.
E o mais estranho: eu sinto agonia nas partes íntimas quando vejo ela.

A melhor resposta 4 AGO 2022

Olá Maria, muito importante esta tua pergunta, muitas pessoas sentem isso e se sentem culpadas.
Acontece que sua mente se organizou de uma determinada forma quando você estava em gestação - desde o primeiro dia até teus 4/5 anos de idade - para poder sobreviver aos desafios que ela sentia no dia a dia.
Neste período tudo o que a mãe sentia te era transmitido e a tua mente foi se organizando, foi formando tanto o corpo como a mente, a tua forma de ser, de se relacionar, de amar, foi desenvolvendo recursos também que você pode usar para vencer no seu dia a dia.
Agora, primeiro, precisa saber quem é e o que veio fazer aqui – qual o seu objetivo de vida;
Segundo, precisa ver como é esse modo de funcionar da sua mente.
Terceiro, analisar se está funcionando no sofrimento, pelo que tudo indica que sim, é aprender a usar os recursos que a própria mente colocou para seu uso, precisam usar estes recursos, se responsabilizar por sua vida e sua realização, sair da zona de conforto, da queixa, do sentir-se vítima para ser você mesma.
Seja como for, vocês pediram, tanto você como seu irmão, para nascer deles (seus pais) mas vocês não são deles. Deve ser grata por ter sido cuidada até agora. De agora em diante, você precisa ser pai e mãe de ti mesma para se autogerenciar na vida e não mais depender de outras pessoas.
Deverá usar a tua inteligência natural e saber driblar as dificuldades que encontra.
A culpa que sente é por conta das crenças e do que aprendeu sobre a lida com os pais.
O rancor que sente é por conta de achar que ela está querendo te submeter a ela, mas possivelmente ela nem se dá conta de como age.
Você pode se compreender e se colocar de outra forma diante dela. Ela não precisa mais ser mãe, pode ser amiga e você mesma inventar uma forma de responder que seja gratificante e construtiva para as duas.
A “agonia que sente nas partes íntimas” podemos conversar em análise.
Se trata de uma interferência energética que, se não recusar, pode interferir na tua genitalidade.
Entretanto, apenas perceba e devolva ao remetente o que sente; isso não é teu e se não te faz bem, não tem que aceitar.
Faça Psicoterapia para autenticar-se, certificar-se de acordo com as coordenadas da vida para poder ser dona da sua vida, corrigir informações recebidas e recuperar a tua inteligência natural.
Abraços

5817 respostas

22 JUL 2022

Olá Maria, espero que esteja tudo bem com você.

Alguns sentimentos que possuímos pode ser disfuncionais para nossa evolução e desenvolvimento pessoal, e devem ser questionados e entendidos para que se possa ultrapassá-los, em busca de novas formas de sentir e atuar, que nos favoreçam e nos ajudem a criar as condições que desejamos para nossas próprias vidas. Entender como esses sentimentos nos limitam, como rancor, mágoa e remorso, com certeza nos ajudará a seguir adiante de maneira mais segura, consciente e produtiva. Temos muitos outros setores de nossas vidas que merecem nossa atenção, e muitas vezes eles são deixados de lado porque não entendemos nem conseguimos superar alguns sentimentos que nos mantém ligados a situações que nos causaram algum tipo de sofrimento ou desconforto ao longo de nossa vida. Um processo de psicoterapia pode trabalhar esses sentimentos disfuncionais, e nos ajudar a nos conhecer mais, além de auxiliar na superação deles, e em seu caso, isso é muito indicado. Se for possível, busque um Psicólogo com quem você possa iniciar um processo de psicoterapia, para trabalhar esses sentimentos, e buscar caminhos que possam te levar realmente a onde você deseja chegar em sua vida. Torço por você.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!
Um abraço!

Clóvis Neto CRP 17/1518
(Atendimentos on-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

22 JUL 2022

Olá Maria.
Os pais, tentam fazer o melhor para os filhos, mas muitas vezes lhes faltam assertividade com as palavras, e acabam falando o que não devem. Os pais também precisam ser firmes, e muitas vezes confundem ser firmes com palavras duras. Estas situações acabam gerando muitos conflitos nos filhos e a melhor forma de aprender a lidar com as sensações ruins que os pais causam em seus filhos é buscar ajuda na psicoterapia.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

21 JUL 2022

Olá Maria.
A relação Mãe-filhos pode sim se tornar complexa devido a traumas em especial de infância ou adolescência. Sugiro que procurem um psicólogo na área sistêmica familiar para trabalharem essas questões. Fico à disposição.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

21 JUL 2022

Olá Maria! Obrigado por escrever. Mãe simboliza proteção, simboliza cobrança, dá a impressão, na criança, de que sabe tudo, de que não falha. A convivência intensa, com o amadurecimento das crianças, vai fazendo a elas ver, um ser humano com seus erros e acertos, com suas coerências e incoerências. Tratar mal precisa ser conectado com sua especificidade, com seu tempo, com a cultura herdada. A agonia nas partes íntimas precisa ser melhor avaliada no caso específico, mas não podemos esquecer que as partes íntimas representam prazer, representam procriação, proibição, pecado e realização, que em sua concretude de encontro, resulta no nascimento do filho. Será importante você avaliar suas queixas de forma mais específica e científica com a assessoria de um psicólogo.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos ditos "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso , sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros da dengue.