Por que viver?

Feita por >Gustavo · 27 out 2020 Motivação

Faz alguns anos que eu tenho isso na minha cabeça, o fato de que viver é insignificante pois a vida não tem um pingo de explicação e sentido. Isso desde que sou criança, sempre assistia esses programas sobre ufologia e coisas relacionadas. Tinha crises de existências e muito medo de crescer, hoje passou, mas ainda tenho ataques de pânico enquanto durmo e me sinto muito triste e cansado de viver. Todos os dias eu me sinto muito cansado, não consigo fazer nenhuma tarefa em casa, fico o dia inteiro olhando pra esse lixo desse computador e eu não consigo sair disso.

A melhor resposta 27 OUT 2020

Oi, Gustavo!
Como é difícil, desafiador e duro vivenciar esse sentimento de falta de significado na vida, não é? Imagino que deva ser realmente exaustivo, como você descreveu. Olha só, nesse caso, eu te recomendo buscar ajuda psicológica, para que, junto ao seu psicólogo de escolha, você consiga entrar em contato com o que te é valoroso, o que quando você se aproxima de, te traz mais esse sentimento de uma vida com significado. Esse significado é único, seu, completamente singular e a psicoterapia pode te ajudar a se reconectar com o que é importante para ti. Sei que em momentos difíceis é difícil até imaginar a possibilidade dessa reconexão, mas o primeiro passo, e um dos mais desafiadores, é reconhecer nossas dificuldades, como você já iniciou ao mandar essa pergunta.
Grandes caminhos começam com passos.

Um abraço!
Hortência Miranda
Psicóloga Clínica (CRP 13/9619)

Hortência Miranda Psicólogo em João Pessoa

6 respostas

2 NOV 2020

Gustavo a única coisa que irá lhe trazer mudanças e transformações será suas atitudes. Uma psicoterapia pode lhe ajudar a entrar em contato maior consigo mesmo para assim poder se compreender e entender suas possibilidades. Para dar continuidade na vida será preciso neste momento agir e buscar formas para criar um movimento que crie coisas novas par você. O pânico e as diversas questões estão diretamente ligadas às pessoas que estão em um ciclo vicioso, paradas e sem movimento. Você precisa encontrar está força que tem para poder prosseguir. O espaço da psicoterapia poderá lhe ajudar nisto. Um abraço

Noam Feller - Psicólogo Clínico e Acompanhante Terapêutico

Anônimo-381669 Psicólogo em São Paulo

40 respostas

28 OUT 2020

Oi Gustavo! Que bom que você escreveu. Viver para superar dificuldades, desfrutar das coisas boas, admirar a flor, brincar com o cachorro, inventar coisas, brincar, praticar esportes, colorir, interagir, plantar, correr, etc.
Em certa medida a qualidade da nossa vida é alimentada por aquilo que fazemos.
Computador no lugar de pessoas, é um lixo mesmo!
Nós, psicólogos, podemos te ajudar muito a olhar as coisas com significados diferentes. Apenas precisamos que você contate um de nós , com mente aberta, sensibilidade, disciplina e muita persistência.
Conte conosco.
Abraços virtuais (em tempos de iminência de segunda onda da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8769 respostas

27 OUT 2020

Olá Gustavo.
Fica claro, pelo teu relato, que você tem uma visão diferenciada da vida. Quando isso acontece ficamos nos sentindo diferentes e temos dificuldade em nos adaptar ao mundo convencional das pessoas ditas "normais". Você precisa se valorizar e valorizar tua forma de pensar, sentir e viver. Sem dúvida você irá encontrar um grupo de pessoas com as quais você se sinta integrado. Abraço.

Consultório de Psicoterapia Regressiva Pedro do Nascimento Psicólogo em Curitiba

71 respostas

27 OUT 2020

Olá Gustavo..
Parece-me que já é muito tempo que vem sentindo esse desanimo pela vida, acreditando que nada em sua vida faz sentido.
Essas crises de pânico podem ser explicadas pelo fato do medo de crescer e tornar-se insignificante, não encontrar sentido para a vida e não fazer sentido na vida de outras pessoas, o que acaba "travado" você de realizar qualquer atividade e fazendo com que fique por muito tempo na frente do computador.
Oriento a buscar terapia, buscar se conhecer e encontrar um sentido para a vida.
Quem sabe, realizar, posteriormente, a terapia, uma orientação profissional e de carreira, que irá ajudá-lo a buscar uma atividade profissional que lhe dê prazer e satisfação.
Espero poder ajudar..
Att Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste

238 respostas

27 OUT 2020

Oi Gustavo,
É preciso buscar um sentido para vida. A psicoterapia é um processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional. Te aconselho a fazer terapia, falar das suas angústias, medos e conflitos.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo