Por que sempre desisto?

Feita por >Agatha · 19 abr 2023 Abordagem psicológica

Desde pequena eu sempre fui muito esforçada em minhas responsabilidades escolares, sempre gostei muito de ler e estudar, mas ultimamente eu não consigo mais estudar tão ativamente ou focar em apenas uma coisa. Eu nunca consigo decidir fazer uma coisa e ir até o fim, sempre quero fazer tudo ao mesmo tempo. Um exemplo é que meu sonho é passar em um concurso público, sempre começo muito determinada e animada, mas durante o progresso sempre acabo querendo outra coisa ou inicio um estudo em outra área e desisto, é um loop infinito. Eu odeio isso, porque é muito frustante e desgastante, me sinto mal por sempre desistir. Também sofro com procrastinação, um período estou bem produtiva, e de repente começo a procrastinar e dura meses. O que pode ser isso e o que faço para me livrar disso?

A melhor resposta 21 ABR 2023

Olá Agatha, o que você está descrevendo me parece ter muito a ver com facilidade em se distrair, seja com estímulos externos, sejam internos. Você diz que nunca termina algo e vive esse ciclo de pular de projeto em projeto sem concluir. Infelizmente sofremos muitas pressões em seguir carreira desde de cedo, em sermos produtivos e já somos cobrados no final do ensino médio a escolher uma profissão. Algumas pessoas já tem algo com que se identificam, outras precisam de mais tempo para pensar, avaliar e decidir. Não tem problema estar indecisa, mas é interessante refletir sobre o sentido dessa indecisão. Será que o que você deseja gera conflito com o que seus pais desejam para você? Essa é uma dentre várias perguntas que podemos fazer nessa situação, porque em alguns casos os pais projetam muito suas fantasias e desejos nos filhos e acabam gerando essa pressão. Procrastinar nada mais é do que evitar algo com que eu não quero ter que lidar naquele momento, uma situação que gera desconforto, então é mais fácil se fugir para as redes sociais, para os seriados ou outra coisa que gere prazer do que encarar aquela responsabilidade. Perceber essa dinâmica é importante para quebrar o ciclo da procrastinação. Mas também sugiro você procurar um psicólogo porque ele poderá te auxiliar tanto com a questão da procrastinação quanto com a orientação vocacional, auxiliando você a pensar em profissões que se adequem mais aos seus valores, competências e habilidades. Espero ter ajudado. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

23 ABR 2023

Agatha
Voce não nasceu para fazer concursos; voce não nasceu para fazer o que os outros mandavam fazer.
Voce nasceu para se realizar, tem uma missão de vida para cumprir.
Mas, para isso, precisa antes saber quem é voce, qual a sua verdadeira identidade.
Depois, precisa saber do teu objetivo de vida.
Depois, saber como a sua mente funciona, como se enxerga e o que fazer para se resolver na vida.
Se não resolver isso, só vai ter derrotas e frustrações.
Faça Terapia, autentique-se
Abraços

5934 respostas

21 ABR 2023

Oi, Agatha. Pelo visto, são seus traços de caráter que estão na dor. É importante você conhecer seu funcionamento mais a fundo e saber que tem traços que são muito da emoção, empolgação e também com certas exigências que você carrega sobre si, o medo lá no fundo de não conseguir acaba sendo maior, o que te faz desistir. Você precisa ter objetivos claros, ter metas, recompensas, senão, esse loop será mesmo infinito. Você tem muitas inseguranças, medos, tudo isso te faz procrastinar, para não ter que lidar com dores inconscientes. Entre em contato comigo para entender melhor e ir adiante nos teus sonhos reais.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

20 ABR 2023

Olá, Agatha, tudo bem?
É possível que você esteja vivendo um processo de auto sabotagem, mas para além disso, precisamos compreender o que faz essa sabor agem acontecer. Que histórico possui para ti a ideia de termino das coisas que você inicia? Como é lidar com a frustração (as vezes até consigo mesma)? Dar continuidade às coisas pode ser difícil porque podemos nos deparar com algumas coisas que nos desanimam no caminho, por isso sugiro que você explore esse fenômeno em uma consulta com um psicólogo, que pode te ajudar a encontrar respostas mais precisar acerca desse sentimento, ok?
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

911 respostas

20 ABR 2023

Olá Aghata! Obrigado por escrever. Que bom que você escreveu. Se você sempre foi esforçada e dedicada, essa é sua postura habitual. Provavelmente você está vivendo determinada etapa de vida, com as problemáticas envolvendo profissão, afeto, construção de vida autônoma.
Poderá ser muito enriquecedor você poder refletir cientificamente, com a ajuda de um de nós, psicólogos, especializados em orientação ocupacional, sobre a vinculação entre processos de amadurecimento e posicionamento ocupacional.
Você tem tudo para superar essa fase!
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.