Por quê que não me recordo dos momentos que passamos juntos durante o namoro?

Feita por >Maria · 26 jun 2023 Abordagem psicológica

Quando tinha 17 anos, conheci um rapaz um pouco + velho, que estudava na universidade. Durante alguns dias namoramos. Depois regressei a minha cidade no sul e ele continuou os estudos no norte do país. Entretanto continuamos a escrever e algum tempo depois ele desapareceu sem dar qualquer explicação.
Procurei por todo o lado, escrevi cartas,fiz telefonemas e nada. Sofri muito.
Hoje já passaram + de 40 anos e existe muitas coisas que não consigo recordar , porquê?
Nunca o esqueci, encontrei à uns meses, numa rede social, trocamos algumas mensagens, diz que nunca me esqueceu, mas tem um casamento, não muito feliz (pelo que percebi).
Está muito ausente da minha vida, não consigo perceber, o distanciamento.
Diz que gosta de mim...
Obrigada

A melhor resposta 27 JUN 2023

Olá Maria, obrigada por compartilhar
Muitas vezes nosso inconsciente nos priva de lembranças dolorosas, então não necessariamente você esqueceu.
Foi um momento lindo, inesquecível mas que ficou pra trás.
E o fato do reencontro fez você voltar a alguns fatos desse passado.
Vamos falar mais sobre isso?
Espero seu cotanto
Sinta se accolhida
Fique bem
Um abraço

Karim Cristina Silvestro Psicólogo em São José do Ouro

33 respostas

28 JUN 2023

Olá Maria,
Grata pelo envio da tua pergunta.
Ao que parece, você ainda alimenta o desejo de reatar com esse amor de adolescência. O fato desse rapaz ter continuado os estudos no norte do país, significou um rompimento não desejado por você que continuou procurando por ele e não obteve respostas.
Após se passarem 40 anos, ao que também parece, você persiste na intenção de resgatar algum contato. Ele se casou e de certa forma , constituiu uma família. Você ainda alimenta uma ilusão por achar que ele não esteja feliz, após conseguir seguir ele em rede sociais. Importante você observar todo o investimento na busca desse reencontro ao mesmo tempo que você declara não lembrar nada do tempo de namoro. Acho fundamental e necessário que você inicie uma terapia. A Psicologia oferece recursos fabulosos para o processo do autoconhecimento. Você poderá identificar com mais clareza o que realmente você deseja e as prováveis causas desses esquecimentos durante o namoro.
Terei imenso prazer em iniciarmos sua jornada psicoterapêutica. Agende um horário comigo.
Abraço, Anamaria

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

27 JUN 2023

Olá Maria, grata pelo contato!
A adolescência é uma fase muito complexa do ser humano, tudo é grande, tudo é intenso. As emoções são sentidas ao extremo, viver um amor nessa época marca. Não lembrar de detalhes está dentro da normalidade, você seguiu com sua vida, outras memórias foram construídas ao logo dos anos, caso queira lembrar ajudará muito ver fotos da época, conversar com ele ou com pessoas da época. O relacionamento de vocês foi rompido sem despedida, sem um motivo aparente, ficando uma situação mal resolvida, o fato de você ter sofrido na época pode ter gerado algum sentimento como o da rejeição, é bom vc validar bem o que vc vem sentido com o retorno dele mesmo que por mensagem em sua vida. Valida o que vc sente sempre que fala ou pensa nele, registre o que vc pensa, veja se tem coerência. Procure ajuda de um profissional se não conseguir validar e ver as evidências do que vc pensa e sente. Abraço.

Crisângela N. De Menezes Costa Psicólogo em Manaus

24 respostas

27 JUN 2023

Maria,
Tem coisas que prefere não lembrar (não é esquecer) porque não vale a pena lembrar.
Serviu como experiência, aprendeu, mas precisa seguir em frente.
Não conhece mais ele, deixe ele seguir a sua vida e você, a tua vida.
Pode entar numa canoa furada!
Abraços

5817 respostas

27 JUN 2023

Oi Maria! Pelo relato, contando a passagem de quarenta anos, envolvendo a faixa etária de universitário, você deve contar com aproximadamente sessenta anos. Tuas vivências, alimentando tuas formas de esquecer e lembrar as coisas, certamente te faz distorcer lembranças e esquecimentos, conforme conveniências emocionais.
Poderá ser enriquecedor compreender isso e forma mais profunda. Cuidado: todos modificamos muito com o passar dos anos. De outro lado, congelamos experiências de juventude, supondo que elas podem se reproduzir como eram antes. Não podem!
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.