Por que nao tenho um namorado?

Feita por >Lobo solitario · 21 fev 2023 Abordagem psicológica

Olá! Sou uma mulher de quase 30 anos, sou muito bem sucedida financeiramente, estou finalizando minha segunda graduação, me acho uma mulher muito bonita, simpática, carinhosa, tenho um bom papo e não existe tempo ruim para mim, cuido de meu corpo e do meu espírito. Tenho ótimos amigos e gosto muito de curtir a vida, viajar, conhecer lugares e gente nova.

Entretanto, terminei meu último relacionamento a 5 anos e desde então nunca mais me relacionei, as vezes sinto vontade de ter alguém e com a chegada da idade isso acaba se tornando uma angústia.
Eu não entendo o que acontece, alguns homens se interessam, mas depois somem e claramente não querem nada sério, muitos homens querem sair comigo, mas nada além

O que fazer? Me ajudem, já estou ficando envergonhada pois todos os ambientes que frequento só tem casal, eu sou a única solteira

O que tem de errado comigo?

A melhor resposta 22 FEV 2023

Olá, querida
Nem sempre se trata de algo "errado contigo", afinal essa sensação de independência sua pode ser intimidador para alguns homens, já que não podemos desconsiderar questões de gênero envolvidas.
Mas acredito que antes disso podemos pensar na forma como você se cólica nas relações. A relação com um psicológico tem essa função: ali vocês também se relacionam e podem pensar no que diz de ti, o que te incomoda, o que te é facilidade, o que afasta ou aproxima, etc.
Pode ser uma ideia interessante para ti.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

23 FEV 2023

ola! Você estar precisando de ajuda? Então agende sua sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

23 FEV 2023

Olá, não se trata de ter algo de errado, mas de repente da forma como você se porta nas relações, o que deve mostrar quando está com essas pessoas para iniciar algo maior. Será que de fato está aberta para se relacionar, entregar-se e confiar verdadeiramente? Precisamos ver aí que questões estão por detrás desse processo, o que está pairando inconscientemente que você não se dá conta mas que na terapia comparece. Agende um horário para tratar disso, se for de fato uma prioridade na sua vida ou só está preocupada por ver outros ao seu redor já casados e você ficando sozinha? Relação é entrega, é confiança, é parceria, não é ter alguém para controlar e impor suas vontades e achar que é uma relação. Venha falar mais disso, vamos entender o que não está enxergando que precisa aparecer para poder mudar isso aí de fato! Te aguardo!
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

23 FEV 2023

Olá Lobo Solitário, espero que esteja tudo bem com você.

O que você busca em um relacionamento afetivo, para além do "eu sinto vontade de ter alguém"? Apesar de compreender o que você quis dizer com a frase destacada, levanto a questão se é possível realmente 'ter alguém", quando estamos nos relacionando afetivamente, de maneira um pouco mais íntima. Não somos donos de ninguém, e nunca seremos. Liberdade, coragem e confiança são pilares importantes dentro de uma relação. Relacionar-se, ou buscar um relacionamento, significa entregar-se a esfera dos sentimentos, do contato, do afeto, das emoções, da responsabilidade. É conhecer profundamente o outro, se permitindo ser conhecida, assumindo o risco que esse encontro pode não dar continuidade, e tudo bem. É desejar navegar em experiências compartilhadas por duas subjetividades adultas, diferentes, que buscam algo em comum, e estão dispostas de descobrir o que é esse algo, para vivenciar isso em conjunto, com consciência e convicção. Buscar uma conexão mais íntima com alguém, requer que saibamos o que desejamos com essa conexão, e o que podemos trocar nessa conexão, de maneira espontânea e natural. O que você pode trocar nessa conexão, que pode ser muito valioso para o outro? Você tem oferecido algo nesses 5 anos, ou ainda não pensou sobre isso? Quando essas questões estiverem mais claras para você, maior abertura você terá para buscar alguém no momento e lugar corretos, e estará pronta para para os próximos passos. Quando temos mais certezas desses ponto, nos tornamos mais tranquilos, e sabemos que direção seguir, e por quais motivos seguir, para que aquilo que desejamos venha a nosso encontro também. Um profissional de Psicologia pode te ajudar a aprofundar mais o tema, e te auxiliar em seu processo de autoconhecimento, o que pode ser muito rico para você neste momento. Por isso, se sentir necessidade de ampliar seu desenvolvimento pessoal em sua busca por uma maior compreensão afetiva, contacte um profissional de Psicologia, que você obterá um auxílio importante.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

924 respostas

22 FEV 2023

Oi Loba Solitária!
Já leu o livro !Mulheres que correm com os Lobos"? Deveria ler.
Nada de errado contigo!
Voce é uma mulher de valor, é independente, mas que pode ter desenvolvido uma energia masculina muito alta em comparação com a energia feminina. Todos nós temos estas duas energias dentro de nós e quanto mais equilibradas, melhor.
Quando uma está mais alta ou mais baixa, causa desajustes.
Há homens de valor que também estão procurando mulheres assim como voce, mas para isso, precisa sair da roda, do círculo de mediocridade. Neste círculo, os homens têm medo das mulheres fortes e fogem delas porque não conseguem dominá-las.
Mantenha-se conectada a ti mesma e faça psicoterapia de autenticação para se conhecer melhor e otimizar-se cada vez mais.
Abraços

5840 respostas

22 FEV 2023

Olá Loba solitária! Obrigado por escrever. Situações assemelhadas com a que você descreveu são razoavelmente frequentes. Há muitas frentes a ponderar. Certamente em um trabalho com psicólogo, você vindo com mente aberta, persistência, regularidade, disciplina, disposta a aprofundamentos, será possível organizar posições sociais mais adequadas. Apenas para ilustrar alguns detalhes iniciais de reflexão: mulher muito bonita, simpática, carinhosa, bom papo, sem tempo ruim, segunda faculdade. Não pode ser verdade! É muita responsabilidade. Acontece que há homens muito bonitos, cultos, bem formados, simpáticos, bom papo, também estão por ai. Quantos e quais serão os principais critérios para as pessoas humanas, razoavelmente ideais para companhia? Certamente há uma ou mais de uma parte, que gera desconforto e os homens não continuam.
Vamos decifrar isso?
Estarei a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.