Por que não consigo me relacionar amorosamente?

Feita por >Laura Dante · 22 abr 2017 Psicologia clínica

Eu nunca tive um namorado nem fiquei com ninguém, já apareceram oportunidades, mas eu sou estranha não sei, não gosto de aproximação fico muito nervosa e a primeira coisa que faço é tentar fugir. Se fosse com os dois sexos seria assim. Isso é normal?

A melhor resposta 23 ABR 2017

Olá Laura!
O seu relato aponta insegurança e inabilidade no que se refere a relacionamentos afetivos. A fuga pode ser sinal de não saber interagir nas relações amorosas devido a timidez, insegurança, inabilidade, etc.. Este tipo de problema pode ser tratado com sucesso. Primeiro se identifica a causa do problema, para em seguida resolvê-lo. Se você percebe que não consegue resolver este problema sozinha, procure ajuda de um profissional da psicologia.

Eriberto Lemos Psicólogo em Belo Horizonte

50 respostas

26 ABR 2017

Oi Laura, boa tarde!
Se achar estranha e não gostar de aproximação são duas coisas que você diz sobre si e que me chamam a atenção no sentido de pensar que uma pode te levar à outra e vice-versa. Por se achar estranha pode ter um receio em se aproximar do outro, ou dependendo de como se dá a aproximação com o outro você se acha estranha. É uma possibilidade.
Fazer uma análise/psicoterapia pode te ajudar a entender melhor o porquê se sente assim e o que a leva a essa dificuldade em se aproximar do outro. Pode aplacar sua angústia em relação a isso.
Estou à disposição!
Um abraço.
Monique Carvalho

Monique Carvalho Psicólogo em São Paulo

46 respostas

24 ABR 2017

Boa tarde Laura Duante, existem vários fatores que podem contribuir para esse comportamento, precisaria saber qual sua idade, como foi seu desenvolvimento até hoje, são alguns questionamentos que precisam ser esclarecidos, algumas pessoas podem trazer traumas, conflitos gerados na infância ou mesmo adolescência, pois em algum momento de suas vidas o mundo dos sentimentos os machucou, perderam a confiança e o interesse em se relacionar de forma mais íntima. Ausência de mãe, ausência de pai, manejo inadequado do bebê, falta de habilidade em proporcionar o crescimento emocional da criança, tudo isso colabora para que alguém vá se fechando no decorrer da vida. Dificilmente alguém sai desta condição sem ajuda psicoterápica, é preciso uma boa analise para detectar a fonte que contribui para esse comportamento. Sugiro que você procure um profissional de psicologia, fico a sua disposição.um abraço.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

24 ABR 2017

Olá Laura!
Esta insegurança pode estar ligada a traumas anteriores, ansiedade e baixa autoestima.
Independente da razão, o ideal é que procure a ajuda de um psicólogo para que seja possível compreender a natureza deste funcionamento otimizando sua segurança e aproximação nos relacionamentos.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

23 ABR 2017

Olá Laura!!
Podem haver muitos fatores envolvendo a sua atitude. É importante avaliação de sua história e de fatos importantes, sentimentos relacionados aos relacionamentos afetivos. Uma investigação acaompanhada por profissional capacitado poderá auxiliar na identifcação dos motivos. Se está te incomodando, procure um profissional. Desejo saúde!!

Wládia Morais Psicólogo em Rio de Janeiro

94 respostas

23 ABR 2017

Olá Laura,
é importante saber aqui, qual a sua idade?
A tendência de não assumir uma relação está ligada à fase da adolescência, prolongada devido à imaturidade.
Pode ser que não tenha havido em sua história de vida, o aprendizado desses tipos de comportamentos, um pai, por exemplo, a pessoa não teve modelos de relação que dessem a ela a modelação necessária para “copiar” a responsabilidade que um relacionamento requer.
É necessário saber a idade para te dar um parecer mais certo.
Marci Kraft

Marci Kraft Psicólogo em Joinville

189 respostas

23 ABR 2017

Olá Laura, respondendo a sua pergunta quanto a padrões de normalidade na relação afetiva, é anormal a postura de fuga ou evitação quando esta situação está lhe causando sofrimento e desconforto emocional, por isso, como você trás em seu discurso este desconforto oriento-a a trabalhar este sintoma de ansiedade antecipatória através de uma psicoterapia, procure em sua cidade um psicólogo para trabalhar este pensamento automático disfuncional causador de ansiedade e sofrimento. Espero ter ajudado, att. á Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

22 ABR 2017

Olá Laura! Fico muito feliz de você ter falado um pouco de como se sente. Seria importante você buscar uma ajuda de um Psicólogo em sua cidade até para você conhecer melhor seus sentimentos, sensações, sua forma de se relacionar e manter a relação não somente afetiva, mas familiar e suas amizades. Bem como o que lhe traz este receio de se relacionar afetivamente. Não desista de você, só você pode conhecer e administrar tudo isso que passa com você. Espero ter lhe ajudado. Para quaisquer esclarecimentos ou mesmo acompanhamento. Estou à disposição. Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro