Por que não consigo me lembrar dos acontecimentos da minha vida?

Feita por >Grazi · 29 mai 2022 Psicoterapias

Toda pesquisa que faço não me ajuda, eu não consigo me lembrar da minha infância, minha juventude e nem de nenhuma parte de nada... Queria me lembrar não do meu passado mas do nascimento dos meus filhos, do rosto das pessoas que conheço,, tudo que faço é no automático, simplesmente faço, não me recordo de como aprendi e tenho que ter receitas dos meus artesanatos porque mesmo tendo feito muitas e muitas vezes não consigo me lembrar! Sou muito depressiva e as vezes tento me questionar a raiz de onde veio e eu não sei! Tenho pessoas que me contam algo e eu tenho que sorrir e fingir que me lembro mas é mentira.... Tenho uma prima que viveu comigo na infância e um dia eu estava contando a ela que conversei com alguém em comum e ela ficou horrorizada por eu estar conversando com aquela pessoa... Sei que algumas coisas eu deveria lembrar mas não consigo... Está piorando, não sinto falta das pessoas, por mais que sinto amar quando estou perto, diálogos importantes pra mim hoje que preciso lembrar e nem me vem... Tenho medo de cada dia ficar pior e eu não sei o que fazer.

A melhor resposta 30 MAI 2022

Olá Grazi! Obrigado por escrever. Não dominamos um cavalo bravo, fugindo dele, também não compreendemos uma problema de forma mais enriquecida, se não o estudarmos. Será muito útil você falar mais profundamente, de forma mais sistemática, a um de nós, psicólogos, para que possamos entender o alcance de sua queixa. Um frente bastante possível é o esquecimento emocional. Essa prima que ficou horrorizada, pode ser uma peça chave para compreendermos melhor tua questão.
Conte conosco.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão vigentes: há muitos falsos políticos, mais ainda, há ditos "líderes religiosos" falsos que só querem dinheiro - são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Melhore o afeto, pondere o uso de máscara, evite aglomerações e vigie para que não haja criadouros do mosquito da dengue.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional

8664 respostas

30 MAI 2022

Olá Grazi,
O esquecimento, na psicologia, pode ser devido a alguma memória que você inconscientemente preferiu não lembrar. Para isso recomendo que busque a ajuda de um profissional para te auxiliar a entender melhor este processo. Mas, como diz que não se lembra de alguns fatos, como o nascimento dos filhos, sugiro que busque ajuda médica, de um neurologista, para poder verificar se há alguma causa biológica acontecendo. Fico à disposição caso tenha alguma dúvida.

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

30 MAI 2022

Olá Grazi.
Quanto ao seus esquecimentos, em termos de psicoterapia, você pode ter sofrido algum trauma que te levou a esquecer coisas, inclusive você comentou sobre um diálogo que teve com sua prima sobre uma pessoa que ela ficou horrorizada. Porém seria importante que você também procurasse ajuda médica para verificar como está sua saúde neurológica.
Quanto a conversa com sua prima, se você se sentir segura e não souber os motivos aos quais ela se sentiu horrorizada, perguntar o porque de tanta indignação.
Você pode ter sofrido algum tipo de abuso, e para minimizar a dor psicológica que sofreu seu cérebro provocou o esquecimento. Tudo isso são hipóteses, para se entender melhor é necessário buscar ajuda de um psicólogo.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo