Por que minha voz nunca é ouvida?

Feita por >André Ribeiro · 31 dez 2022 Habilidades sociais

Tenho passado por um problema tanto no âmbito profissional quanto no âmbito particular: sinto que as pessoas não me dão ouvidos e ignoram meus apelos.
Meu pai durante meses reclamou de dores. Insisti com ele e minha mãe para que ele fizesse exames, várias e várias vezes e eles me ignoraram. Resultado: ele descobriu agora um câncer em estágio avançado, está sofrendo em uma quimioterapia.

Estou há 9 meses no meu trabalho atual como servidor público. O setor tem passado por várias mudanças, colegas que estão sendo enviados pra outros setores. Nossa situação está ficando apertada e tende a ficar pior. Por mais que eu insista com os chefes do setor (que reclamam constantemente dos rumos da administração) para que busquem expôr e insistir no problema junto à liderança, já que secretário é novo no cargo, eles preferem pagar pra ver e esperar que sejam feitas reformas que visivelmente nos prejudicarão.

Sou um cara tímido, falo pouco. Reclamo pouco. Mas o fato de falar pouco me permite observar as coisas. Porém, eu sinto que minha voz e preocupações são totalmente ignoradas. Será que, por ser uma pessoa calada, as pessoas acham que eu não tenho nada a acrescentar?

Não sei o que fazer.

A melhor resposta 2 JAN 2023

Olá André.
É difícil dizer se as pessoas não dão a oportunidade ou credibilidade ao que você tem a dizer, como se não dão muitas vezes por resistência para não lidarem com uma verdade mais difícil, trabalhosa ou dolorosa.
A timidez é um traço que acaba desenvolvendo dois caminhos, um mais positivo e um mais negativo. De fato o positivo envolve isso que você mesmo disse, ou seja, a timidez ajuda a desenvolver um olhar mais atento e observador, porém o lado mais negativo seria um pouco mais de dificuldades em habilidades sociais (comunicação, interação, socialização de maneira adequada e funcional).

É complicado dizer o que de fato está acontecendo com poucos dados, porém trago a reflexão do "o que pensa em fazer com tudo isso?" Desenvolver habilidades sociais é algo que pode ser trabalhado e treinado na terapia também, assim como entender tudo isso que está acontecendo.

Espero ter ajudado
Estarei no chat se precisar e faço atendimentos online.

Abraços.

Luara Dal Rovere Psicólogo em São José do Rio Preto

64 respostas

5 JAN 2023

Olá André! Obrigado por escrever. É preciso colocar algumas reflexões:
- As pessoas estão tão ocupadas consigo mesmas, que pouco podem ouvir;
- Trocas de governo, sempre envolvem as fantasias e ilusões dos novos governantes. Alguns raros, descobrem que a maior parte dos servidores públicos, são pessoas trabalhadoras, éticas, que se realizam ao fazer bem feito e com ética, seu trabalho. Essa foi a razão pela qual, antes, passaram em concurso, em muitas vezes.
- O tímido fica muito atento aos outros, de forma a não falar consigo mesmo, com firmeza. Será que você está ouvido sua voz? Será que após ouvir a sua voz, você forma convicção e fala aos outros, com a devida e adequada força?
Será muito enriquecedor para você, refletir, com a ajuda científica de um psicólogo, sobre tua personalidade, riquezas, possibilidades e potencialidades.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.

8607 respostas

4 JAN 2023

Olá André Ribeiro
Voce está correto, é um observador, mais do que um falante e precisa entender que o sistema todo está com problemas, tanto familiar como empresarial.
Eles partes sempre do pressuposto de que voce não sabe nada, que voce precisa aprender... e aprender é fazer o que eles mandam.
Por isso o descrédito que sente, tanto dos pais quanto dos chefes na empresa...
Não há como fazer para mudar isso porque senão, voce é "classificado" como problemático e sofrer as consequências.
Voce tem esta percepção maior, mas não pode atuar, precisa e pode apenas registrar.
Quando tiver formalmente o poder, pode atuar segundo a tua percepção, o teu ponto de vista.
Tenta ser coerente de acordo com aquilo que intui, mas não te frustre se não é ouvido.
Nunca duvide de ti mesmo, este poder voce tem ... através deste, consegue se orientar e ser.
Faça como sol que se levanta a cada dia, que brilha com toda a sua intensidade, que ilumina tantos os bons como os maus, sem deixar de ser menos aos que se queixam que se queimaram sob seus raios.
Conheça a si mesmo, recupere a sua inteligência natural, coloque-se nas coordenadas da vida.
Enquanto voce se esforça para compreender e viver a vida e a profissão permanecendo baseado onde outros te alienaram, só há processo de autodestruição e perda progressiva.

Abraços

5817 respostas

2 JAN 2023

Oi, André. Muitas vezes a forma como se porta é enxergada pelo outro que atribui algum significado. Você disse que poucas vezes se manifesta, importante saber de que forma isso se dá em diversos âmbitos e como você se vê, se acha que o que diz não tem valor pelo fato de não tomarem providências. Agende uma terapia para melhor se conhecer, entender seu funcionamento mental, dentre inúmeras coisas. Estou à disposição.

Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

2 JAN 2023

Olá André.
Para entender como lidar com as situações que apresentou você pode ler sobre liderança, persuasão e comunicação assertiva, há livros especializados nestes assuntos.
Você também pode buscar atendimentos psicológicos para entender melhor sua personalidade, suas dificuldades e potencialidades, com autoconhecimento você pode melhorar sua comunicação.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

2 JAN 2023

Olá André Ribeiro, bom dia!
Obrigada por escrever!
A sua voz pode não ser ouvida por diversos motivos, porém precisamos de mais dados a fim de entender os seus motivos, como se relaciona com família e amigos, e no trabalho, como se relaciona com vc mesmo quando tem seus pensamentos, desde os mais óbvios até os mais absurdos.
"Eles" acham que não tem nada a acrescentar, mas, e você o que acha?
É aí que possa entrar a ajuda psicológica, quando você consegue ser seguro de quem você é, ninguém te tira esse lugar.
O processo psicoterapêutico pode ajudar a fortalecer suas ideias, principalmente sobre você mesmo e menos sobre o que os outros acham.
Caso haja interesse, me coloco à disposição.

Tatiana Maria Silva Gomez Psicólogo em Sorocaba