Por que me sinto incapaz de fazer as coisas? Por mais simples que elas sejam.

Feita por >Poli · 4 mar 2022 Coaching

Sinto que tudo que eu faço, não dá certo, em relação a tudo na minha vida, iniciei uma faculdade, não consegui terminar, reprovei em algumas matérias, desisti por não conseguir passar e consequentemente ficando sem dinheiro para pagar novamente essas matérias, e desanimei do curso. Tranquei iniciei outra a distância, mas tenho muito medo de não conseguir também, de ser uma profissional ruim. E no meu trabalho, parece que o que eu faço não é bom o suficiente, nem meus amigos fazem as coisas comigo, trabalho em casa fazendo unhas essas coisas relacionadas a estética, comecei super animada, agora ja estou me sentindo assim em relação a isso também. Estou fazendo minha primeira habilitação, parece que não consigo gravar as coisas na cabeça, logo vem um desespero, e eu erro tudo, mesmo sabendo o que tenho que fazer, me sinto uma pessoa burra, e isso ja está me deixando cada vez mais triste, sempre tenho a sensação que não vou conseguir, meus pais não se importam muito e eu acho que as pessoas debocham de mim, isso desde criança.

A melhor resposta 9 MAR 2022

Poli,
Parece que voce é uma coisa e está tentando ser outra; parece que voce quer adaptar a Poli a uma situação estranha.
Isto está gerando o desânimo e a falta de entusiasmo... parece que voce não está na tua força.
Portanto, reinicie teu processo de uma forma diferente, conecte-se consigo mesma.
Voce é um ser que nasceu para realizar o seu objetivo de vida, não é por acaso que estás aqui... precisa sentir e ver que objetivo é este.
Voce foi criada e educada por um sistema de valores de crenças que desviaram voce do teu foco verdadeiro e isto está gerando dificuldades profissionais, muito sacrifícios para conseguir o teu dinheiro.
Volte-se para voce mesma e qualifique teus sentimentos, com o que realmente voce queria se envolver, trabalhar? O que te dá prazer, o que te dá alegria? Do prazer e da alegria vem a criatividade que te levam ao dinheiro.
Não compre a opinião dos outros de que voce é burra, que não faz nada certo, de que é incapaz...
Estás apenas fora do teu foco e atua mente não funciona fora dos teus próprios padrões, não está usando os recursos que a vida te deu para fazer frente aos teus objetivos de vida.
Ficou claro?
Se precisar, solicite atendimento.
Abraços

5817 respostas

9 MAR 2022

Olá Poli,

Obrigada por nos escrever. Tem uma expressão que descreve o que você pode estar passando: profecias autorrealizáveis. O que isso quer dizer? Essencialmente você tem a crença de que não vai dar certo e provavelmente isso te bloqueia, concretizando a profecia que você mesma criou. Pode gerar comportamentos de autossabotagem que nem sempre são perceptíveis pela pessoa que os faz. O processo terapêutico pode te beneficiar neste momento, para que você possa se autoconhecer melhor e ter as ferramentas necessárias para quebrar esse ciclo.
Você pode procurar um psicólogo online; pode ir em uma clínica da sua cidade; se tiver plano de saúde, pode buscar encaminhamento com seu médico; também pode conseguir atendimento através do SUS, buscando encaminhamento na UBS mais próxima ou nas universidades que estão de portas abertas para atender a comunidade.

Me coloco à disposição para maiores esclarecimentos.

Pâmela Fernandes Psicóloga Psicólogo em Natal

64 respostas

6 MAR 2022

Poli. O q me parece é que vc tem desânimo por isso n consegue termo o q começa. A tristeza é o reflexo desse desânimo. Vc deve buscar ajuda profissional, para entender o q vc sente e aprender habilidades sociais.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

5 MAR 2022

Olá
Penso que isso tudo se assemelha à uma roda que giramos sem conseguir sair. Talvez, com a ajuda de alguém que te de a mão, você consiga caminhar de novo pra fora desse ciclo. Para isso, é preciso resgatar sua capacidade de acreditar em si mesma. Não deixe de buscar uma terapia, pode te ser muito enriquecidor.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

5 MAR 2022

Boa noite Poli
Tens que modificar e controlar os pensamentos negativos que invadem tua cabeça.
Tens competência para muitas coisas mas precisa se conhecer também.
Procure uma terapia que com certeza vai te ajudar
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre