Sinto-me incapaz de tudo

Feita por >Addist · 13 mai 2020 Desenvolvimento pessoal

Olá,

Venho relatar alguns pensamentos que me surgem muito.
Eu tenho vários pensamentos repetidos sobre eu ser incapaz de fazer qualquer coisa, sinto-me completamente inútil. Também tenho o costume de me achar burro e idiota.

Eu nunca acho que minhas ações são realmente dignas de algo como aplausos ou algo assim, eu acho que sou incapaz de reconhecer minhas conquistas. As pessoas ao meu redor, meus pais estão inclusos, me chamam frequentemente de inútil e de "burro" ou idiota. Essas coisas me deixam inseguro, sabe? Sempre que quero fazer algo me vem à mente que não vou conseguir, que não saberei executar e coisas do gênero. Eu mesmo não tenho uma boa capacidade motora e não sei reagir muito bem.
Aliás, eu acredito ser um completo fardo para meus familiares - eles perceberam esse ano que tinha algo errado com minha auto-estima e que eu andava muito preocupado, tinha muitos medos e não conseguia sair de casa. Como resultado disso, levaram-me a um psiquiatra e fui diagnosticado com TAG e TOC, desde então eles vivem gastando dinheiro comigo com remédios, me levando a psicólogos e preocupando-se comigo. Isso tem me meio que bem mais para baixo do que eu estava antes, agora, mais do que nunca, tenho os pensamentos de inutilidade e burrice. Sou totalmente dependente e nada sei fazer.

A melhor resposta 14 MAI 2020

Olá Addist! Obrigado por participar. Cada ser humano é único, complexo, rico de possibilidades e potencialidades. A cultura em que vivemos, na atualidade ainda que com os atenuantes da pandemia, é uma cultura fútil, altamente exigente, complexa. Não fique refém das mostras dela, priorizada pela mídia. Conversar alegra alguém: há milhões de pessoas, inclusive eu e você, que sentiremos uma boa conversa como muito útil; ajudar pessoas é altamente gratificante para a maioria de nós. Há muitas formas de ajudar. Em termos práticos, a psicólogo você já está indo, também está recebendo da área psíquica, diagnósticos subjetivos e genéricos. Então, outras frentes podem se fazer estimuladoras e reveladoras de que você é capaz de muita coisa. Por exemplo, trabalhar, estudar, fazer teatro, circo, arrumar casa, ser servente de pedreiro, repositor de supermercado, auxiliar de jardineiro, médico, enfermeiro, pintor, eletricista, dançarino, cantor, almoxarife, etc. Há tanta coisa a fazer, além de dormir corretamente, fazer atividade física, alimentar-se com adequação, ter rotina razoável de vida, estabelecer e perseguir, com sistematização e razoabilidade a execução de metas pessoais. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais ( em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

7 JUN 2022

Olá Addist
Você pode estar se comparando com pessoas melhores em algum assunto que você, porém se observar bem, perceberá que tem coisas que você é melhor que outras pessoas. ao mesmo tempo existe um continuo entre o pior e o melhor, exemplo: Se você se acha rico, depende do seu ponto de vista, se comparar uma pessoa que ganha 80 mil com uma que ganha 10 mil, se considerará rico, se comparar com outra que ganha 1 milhão se considerará pobre. Assim são os valores pessoais daqueles que se percebem melhor ou pior que outras pessoas.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

15 MAI 2020

Boa noite Addist.
Não sei sua idade mas percebo que sua família tem forte influência sob você ainda e percebo também que essa relação não te acolhe e te nutre da maneira que você gostaria. Se você é menor de idade, saiba que no tratamento terapêutico, a colaboração com os pais é super importante, inclusive para orientar sob essas questões, sugiro que contemple essa idéia na terapia que você faz e/ou estou disponível para o atendimento online.
Queria te dizer também, que muitos dos adjetivos que você usou para se descrever, foram palavras que os outros disseram para você. Se por um momento, você pudesse te descrever não a partir do olhar dos outros, mesmo se for de pessoas próximas e familiares, como você se olharia? A partir do seu olhar? O julgamento do outro revela algo sobre ele mesmo e muito pouco sobre o que está sendo julgado.
Existe um potencial muito grande ai dentro de você, para se autorealizar na vida e ser quem você quer ser! Só precisa trazer consciência das suas necessidades e dos seus desejos.
Espero ter ajudado e estou disponível para prestar qualquer dúvida.
Um abraço!

Acacia C. A. Marques Psicólogo em Aracaju

7 respostas

15 MAI 2020

Olá Addlista, tudo bem?
Olha, todos esses pensamentos que lhe desagrada podem estar advindo de seu ambiente em que foi criado, e provavelmente você aprendeu aprendeu a pensar desse jeito. Não sei se você está indo ao psicólogo e ao psiquiatra. Mas a ajuda profissional agora no seu caso é essencial. Então se você se encontra em tratamento, continue. E se possível diga ao psicólogo que você estiver indo desses pensamentos
Vou te passar um exercicio para sua auto estima:
Em uma folha de papel escreva 3 qualidades que você tenha. Se estiver difícil escrever pergunte para alguém de sua confiança. Quando as escrever na frente dela escreva como elas te ajudam no dia a dia

Abraços
Murilo Vital

Murilo Vital Psicólogo Psicólogo em Limeira

139 respostas

14 MAI 2020

O processo psicoterápico vai trabalhar justamente com o acolhimento e escuta ativa, para que você possa compreender melhor a repetição desses pensamentos, e aprender a lidar respectivamente com eles, e o seu contexto familiar atual.

Laiane de Jesus Araújo Psicóloga Psicólogo em Salvador

2 respostas

14 MAI 2020

Boa noite Addist
Você não é inútil ou burro, as vezes nos comparamos frente outras pessoas e acabamos nos avaliando a partir desse modelo. Porém cada um é de uma forma e você não precisa ser bom nas coisas que as pessoas exigem que você seja bom. Você tem que ser você mesmo. Sobre o se achar inútil, você precisa olhar com sinceridade para você e descobrir as coisas que gosta e as coisas que você é bom, certamente você deve ser em muitas coisas, talvez tenha dificuldades de olhar para essas coisas. Enfim, não é necessário se encaixar nos padrões dos outros, mas recomendo que busque fazer um processo de autoconhecimento, assim você aprenderá a olhar pelo seus próprios olhos e não os olhos alheios. Espero ter ajudado, boa noite.

Guilherme Augusto de Matos Psicólogo em São Paulo