Por que isso agora?

Feita por >Marceline · 27 abr 2022 Motivação

Desde criança eu sempre fui só, sempre me senti substituível e o fato de não ter uma mãe e um pai próximos piorava muito isso. Sofri coisas muito piores que ser sozinha (sério, sofri mesmo) mas nada se compara a dor que eu sinto de ser só. Aguentei isso a vida toda e sempre foi assim, só que agora eu não tô mais conseguindo aguentar. Essa semana eu tive um pico muito louco de questionamentos na minha cabeça, não paro de pensar, estou me sentindo mal e confusa. Eu pedi demissão, desisti da minha faculdade e tudo isso sabendo que preciso pagar contas, tenho minhas responsabilidades só que eu simplesmente desisti. Eu saí com meus amigos, viajei pra tentar me distrair e ter alguém que goste de mim por perto, mas deu tudo errado. Fui excluída, me exclui,.. To em casa, eu me sinto cansada, mesmo que eu não esteja fazendo nada e está acontecendo tantas coisas (e ao mesmo tempo não acontecendo nada) que eu estou até perdida no que escrever aqui. Tô me afundando e eu não sei como parar de regredir.. enfim sla eu precisava de alguma forma tentar explicar isso

A melhor resposta 29 ABR 2022

Oi Marceline,
Entendo que você se sinta perdida solitária, triste, sem rumo... reflita comigo:
Quem é você? Qual a sua verdadeira identidade? Qual o seu objetivo de vida?
Não é por acaso que está aqui... Está aqui para evoluir, todos nós estamos aqui para aprender.
O que é a vida? O que você quer conseguir nesta existência?
Você recebeu da vida a liberdade e o livre arbítrio para que pudesse fazer todas as experiências e pelo seu livre arbítrio, escolher e decidir o que você quer e o que regeitar. Para a vida, nada é errado e nada é certo, são todas possibilidades de aprender... você pode ser dona da sua vida...
Você veio através dos seus pais, foi você que escolheu estas pessoas para serem seus pais, você quis passar por todas estas experiências, você se desafiou para vencer e ser feliz.
Quando você nasceu, aconteceu num ambiente, você encontrou uma realidade organizada de uma forma... nesse, estudou, rezou, foi ao culto, aprendeu crenças, aprendeu o certo e o errado, o permitido e o não permitido... esqueceu de quem você era e se tornou o que aprendeu... você está num sistema, mas não é do sistema.
O que aprendeu, te desviou da tua essência, por isso se sente dessa maneira.
Se puder, faça Psicoterapia, você precisa se encontrar, precisa buscar a ti mesma, precisa se certificar, se autenticar segundo a vida e não do sistema; a cultura, a dor, te confundiu... você não é nenhuma fracassada... se deu conta da realidade e resolveu abandonar tudo... fez bem, embora precise vencer o desafio de se autossustentar.
Veja os seus talentos... são as ferramentas que você trouxe e através deste podes te inventar na vida. Aprenda um trabalho que voce goste, seja boa naquilo; não procure emprego, ofereça trabalho, um trabalho que goste de fazer e te orgulha de ser mulher, de ser o que é; Recupere o orgulho de ser quem você é... aprenda a dar-se valor. Não se deixe manipular.
Você não está sozinha, faz parte de um bando de pessoas que como você, se deu conta e está recomeçando uma nova vida, agora com respaldo da sua alma.
Bem vinda e confie em ti mesma e junte-se às pessoas que estão enfrentando a mesma guerra.
Abraços.

5830 respostas

30 ABR 2022

Olá Marceline, espero que esteja tudo bem com você!

É muito indicado você buscar um Psicólogo para te auxiliar neste momento. Muitas vezes pensamos que o profissional de psicologia trabalha apenas com problemas sérios de "desordem" mental, mas um Psicólogo pode auxiliar bastante em processos de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, sem necessariamente haver uma identificação de condições mentais mais sérias. Por isso, é interessante você entrar em um processo com um Psicólogo para que você possa compreender o que está acontecendo dentro de você, e porque você está reagindo desta forma com situações de sua vida, pois essa condição já está causando sofrimento e prejuízo para você em alguns setores, como estudo, trabalho e relacionamentos sociais. Desistir da faculdade e sair do trabalho não vão te ajudar a sair desta situação. Assim que possível, busque um profissional com quem tenha identificação e empatia, e comece seu processo de psicoterapia e de autoconhecimento. Acredito que isso pode te ajudar neste momento que está passando, e vai te auxiliar no bom desenvolvimento de sua vida futura.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

919 respostas

28 ABR 2022

Oi Marceline! Obrigado por escrever. O isolamento e a desistência não são bons companheiros. Vamos conversar?
Abraços virtuais (A pandemia ainda está viva, há muitos falsos políticos, mais ainda, há falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere a máscara. Mantenha proximidade afetiva, mas evite aglomerações.

8664 respostas

28 ABR 2022

Olá
Parece que esse passado da infância solitária não passou ainda, né? De alguma forma ele se mostra atual. Na psicologia, acreditamos que, quando uma situação ainda se repete é porque ainda não demos conta de resolve-la. Para isso, é necessária uma compreensão do sentimento em si, respeitando tua história e tendo compaixão por ela, por quem você foi e quem é no momento. Não é possível reescrever nosso passado, mas podemos das novos tons a ele para que nosso futuro seja diferente.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

28 ABR 2022

Oi Marceline.
Imagino que tenha muito mais coisas para contar mesmo, não é?
Nesse pouco que você escreveu me deu a sensação de que essa "dor" que você disse está relacionada a uma desistência sua sobre a vida.
Quem é você? Eu te pergunto.

Marceline, você está disposta a descobrir?
Quer ver sentido nas coisas?

Não será um processo fácil, mesmo pra psicologia, mas você precisa decidir e persistir na sua decisão.
Se quiser estarei aqui a disposição.
Jean Pierre.

Jean Pierre da Rocha Carneiro Psicólogo em Porto Velho