Por que eu tenho um muito nojo?

Feita por >Yasmin · 4 mai 2023 Transtornos alimentares

Está principalmente relacionado a comida, preciso sempre ver a data de validade, saber de onde veio, onde foi comprado, quem deu, quando… não consigo comer muito na casa dos outros, como só a comida da minha mãe, ela sabe disso então ela tem mais cuidado e eu sinto mais confiança em comer a comida dela, minha irmã mora do meu lado e não consigo comer a comida dela também. As vezes deixo de comer se sinto algum nojo, por exemplo quando a comida é comprada fora. Estou deixando de comer muitas coisas por conta desse nojo, por exemplo carne, antes comia de tudo agora não consigo mais comer certas coisas. As pessoas reclamam e falam que isso é feio, mas é uma coisa da minha cabeça, que eu sinto que preciso fazer. Agora mesmo estava jantando e parei de comer porque senti nojo da comida, e não almocei hoje nem tomei café da manhã, e estou com fome mas não vou continuar comendo. Se eu sinto que aquela comida não é segura então eu não vou comer de jeito nenhum. Eu não consegui descrever de uma maneira clara, mas eu sinto e sei que isso não é normal, não é frescura.

A melhor resposta 8 MAI 2023

Oi Yasmin
Sim, não é normal e não é frescura... voce sente isso.
Apenas que voce está se deixando comandar por um pensamento, fatos, notícias, comentários que alguém fez sobre alimentos e bebidas.
Se voce levar ao pé da letra, tudo está contaminado, as águas estão contaminadas, os olimentos estão contaminados, simplesmente porque não há como ter coisas, nem água e nem alimentos puros; até mesmo as galinhas criadas livremente comem porcarias.
Nosso organismo se adapta aos meios, nosso organismo cria defesas; nosso organismo, nossos intestinos estão cheios de bactérias, algumas benéficas e outras não; é sempre cada dia nosso sangue fazendo a eliminação de coisas que não são boas para a vida...
"Poderão lhe dar veneno para tomar; não vos fará mal pois, não é o que entre no homem que faz mal, mas o que sai do homem. Se de ti sair o medo, atraves deste, qualquer coisa te fará mal".
Portanto, relaxe e acredite mais em si mesma; claro, procure o que é saudável, mas não deixe que o medo comande a sua vida.
Abraços

5864 respostas

5 MAI 2023

Oi, Yasmin!
Compreendo que você está passando por uma dificuldade em relação a alimentação e isso tem afetado sua vida de diversas maneiras. O que você descreve sugere que pode haver um problema emocional subjacente que está influenciando seu comportamento alimentar. É possível que você esteja experimentando alguma questão que pode estar causando esses sintomas e que poderá ser identificada com a terapia.
Nesse sentido, é importante destacar que a terapia psicológica pode ser uma ferramenta eficaz para lidar com essas dificuldades. Um psicólogo pode ajudá-lo a explorar as origens desses sentimentos e comportamentos, além de trabalhar com você para desenvolver estratégias para superar essas dificuldades.
É importante que você busque ajuda profissional, porque essa condição pode impactar significativamente a sua qualidade de vida, sua saúde e até mesmo seu relacionamento com as pessoas ao seu redor. Portanto, recomendo que você procure um psicólogo e inicie um tratamento para lidar com essa situação.

Estou à disposição.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

5 MAI 2023

Olá Yasmin.
Com certeza não se trata de frescura, mas está acontecendo e precisa de tratamento, é necessário buscar ajuda psicológica e psiquiátrica, pois os seus sintomas podem estar relacionados ao TOC - transtorno obsessivo compulsivo. é necessário muita persistência de sua parte para conseguir voltar a comer. É importante verificar se houve algo que desencadeou este transtorno.
sugiro que busque ajuda o mais rápido possível, pois quanto mais rápido buscar ajuda melhor para que os sintomas diminuam.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

5 MAI 2023

Olá Yasmim.
Nojo é um sentimento de repulsa, com certeza está relacionado a algum fato ocorrido no passado.
O fato de estar direcionado ao alimento pode, no futuro, abranger, também, a comida da sua mãe.
Sugiro acompanhamento psicológico para investigar a causa.
Estou disponível para ajudar.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

666 respostas

5 MAI 2023

Olá Yasmin! Obrigado por escrever. Certamente você precisa melhorar a confiança básica. Certamente é louvável olhar a data do validade dos produtos, saber a procedência, perceber - com sensatez - as situações excepcionais nas quais a comida não está boa. Uma pergunta importante: você cozinha e tem entendimento claro sobre as formas de proceder para que o alimento seja preparado com melhor higiene, tempero e qualidade possíveis? Se tem essa vivência, estará sendo muito rigorosa? Acontece algumas vezes, até na casa da gente, alguns alimentos serem percebidos como inadequados. A questão é que quando você, facilmente, sem fundamentos, sente nojo das comidas, além de não comer (algo muito sério), desencadeia a ideia de que, como você tem nojo do que os outros fizeram, os outros poderão ter nojo do que você fizer. Isso precisa ser interrompido.
Isso se faz, o mais breve possível, em trabalho científico com psicólogo, você vindo a nós, com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8689 respostas

5 MAI 2023

olá Yasmin, observe que o seu conflito se define na alimentação e nos critérios que você impõe. Reflita sobre isso e busque um atendimento psicoterapêutico para melhor compreender o que esta acontecendo com você. Às ordens.

Allan Froes Psicólogo em Salvador