Por que estou com problemas com minha memória?

Feita por >Pierre Nascimento · 5 fev 2015 Avaliação neuropsicológica

Olá, meu nome é Pierre, moro em Campinas, São Paulo. Comecei a trabalhar com telemarketing faz um mês e meu trabalho envolve procedimentos de compra e venda. Um trabalho tranquilo, mas o meu problema é que ultimamente tenho tido dificuldades de lembrar nomes, datas e pedidos de clientes. E também procedimentos simples acabo esquecendo. Minha memória de longo e curto prazo sempre foram boas, mas de uns tempos para cá tenho tido essas dificuldades e tenho apenas 20 anos. Não é uma idade tão avançada assim para ter esse tipo de problema. Espero que possam tirar essa minha dúvida, do por que não tenho tido bons resultados com minha memória. Agradeço a atenção.

A melhor resposta 8 FEV 2015

Olá Pierre,

O esquecimento é um fenômeno mais comum do que imaginamos. Ele pode acontecer com qualquer pessoa, em qualquer idade e pode estar relacionado a alguns fatores.

1- O primeiro deles: você acabou de começar nesse emprego. Tendemos a lembrar melhor daquilo que repetimos muitas vezes. Com um mês de trabalho ainda não deu para repetir muitas vezes as mesmas informações, deu? Mesmo procedimentos simples precisam ser repetidos muitas e muitas vezes para serem lembrados com facilidade.

2- Quais são os mecanismos que você tem utilizado para reter essas informações? Ouvir ou ler uma ou duas vezes não é suficiente para decorar. A escrita ajuda a fixar a informação, então usar agenda, blocos de notas, aplicativos de celular e tablet podem nos auxiliar nessas horas. Criar estratégias mentais para decorar também ajuda, como relacionar as informações com fatos marcantes de sua vida (o afeto – bom ou mau – ajuda a fixar a memória);

3- Imagino que o número de informações que você precisa apreender esteja aumentando, certo? O cérebro tem limite do quanto de informações ele pode reter. Decorar os telefones dos 3 ou 4 clientes mais importantes é plausível, tentar decorar os da maioria deles, não dá;

4- Depois de pensar nisso, podemos ir para as questões que os colegas também colocaram: você tem mantido o foco atencional nas atividades do trabalho? Anda estressado? Está com dores? Se a gente está com dor, o foco geralmente vai para ela. Anda com a cabeça em outro lugar? Está cansado? Cansado a gente não aprende. Tem se alimentado adequadamente? Sem a energia da alimentação saudável também não apreendemos informações...

Acredito que com essas perguntas você consiga se nortear para descobrir o que está acontecendo, mudar alguns hábitos e adicionar outros. Geralmente o que chamamos de falta de memória é na verdade falta de atenção: não conseguimos reter uma informação por algum dos motivos citados. Agora, se nada disso tiver acontecendo, cabe consultar um neurologista.

Cordialmente,

Fabiana Villas Boas
Psicóloga em Santo André – SP.

Fabiana Villas Boas da Silva Psicólogo em Santo André

16 respostas

26 OUT 2017

Olá Pierre. Seria bom que procurasse um neurologista para avaliar se há causar orgânicas para esses esquecimentos. De qualquer modo talvez uma ajuda psicológica fosse interessante para você poder falar melhor sobre o que gostaria de lembrar e esquecer, seus registros, vivências, aflições...

Mariana Pavani Psicólogo em Campinas

7 respostas

9 FEV 2015

Boa tarde. Devido ao stress e ao estilo de vida do mundo moderno a ansiedade tem aumentado muito, o que faz com que as pessoas se distraiam e em meio à correria perdem o foco. Seu trabalho por mais tranquilo que seja exige um esforço mental e cognitivo intenso diário. Está classificado como um dos maiores índices de Síndrome de Burnout, stress laboral que parece não ser o seu caso. Concordo com os colegas que são muitas as variáveis para que possamos dar um diagnóstico assertivo sem conversar e entender o que está acontecendo com você neste momento. Penso que deveria procurar antes de tudo um terapeuta cognitivo, pois este profissional e especialista em transtornos aplica testes de memória podendo avaliar o estado psiquicoemocional e neuronal e encaminhá-lo caso necessário para um especialista na área da medicina que vá resolver seu problema. Att

6 FEV 2015

Olá Pierre!
Somente através de uma triagem saberei te responder o que esta acontecendo. Por exemplo: O que você tem tido dificuldade de lembrar é verdadeiramente do seu interesse? Você tem se concentrado de que maneira nesse assuntos? São todas as datas, nomes, números de pedidos, etc que você não tem lembrado, ou são alguns em específicos? Estas e outras questões precisam ser esclarecidas para um provável diagnóstico. Saiba que nós somos o que esta armazenado em nossa estrutura cognitiva, por isso critique, debata e discuta com os pensamentos que vem na sua mente e escolha os assertivos. Procure um psicólogo. Deus te abençoe.

Waldir de Oliveira Psicólogo em Santo André

73 respostas

6 FEV 2015

Não havendo qualquer problema neurológico demencial, o mais provável é que sua dificuldade em memorizar esses dados seja por conta do stress excessivo no trabalho, sono inadequado e talvez outros fatores ambientais não especificados. Uma alternativa é procurar melhorar os hábitos saudáveis, reduzir o stress através de lazer e atividade física ou buscar um profissional de Psicologia para aprender a lidar com stress e ansiedade.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

6 FEV 2015

Bom dia Pierri.

As dificuldades de memorização, geralmente estão associadas a níveis elevados de estresse, como você menciona que seu trabalho é tranquilo e esta situação está lhe incomodando, recomendo que você procure primeiramente um médico, para uma avaliação clínica. Sugiro que consulte um neurologista, que o orientará de forma adequada após as avaliações e exames que forem necessários.

Att.

Patrícia Vieira

Psicóloga Patricia Corrêa Lima Vieira Psicólogo em Palhoça

4 respostas

6 FEV 2015

Nossa memória é seletiva, guardamos o que julgamos necessário. Nesse aspecto do necessário há, ainda, o fator inconsciente, que for razões suas pode estar acarretando esses esquecimento. Nesse caso, as razões são singulares e somente em um tratamento com um psicanalista para descobrir o por quê disso acontecer. Se isso for recorrente e passar a incomodá-la, vale a pena investir em um trabalho desse gênero.

Janilton Gabriel de Souza
Psicólogo e Psicanalista em Varginha/MG

Janilton G. de Souza Psicólogo em Varginha