Existe alguma área da psicologia que possa recuperar memórias não claras?

Feita por >Anna Paula Barbosa da Silva · 25 jul 2017 Psicologia clínica

Boa noite gostaria de perguntar se na psicologia ou psicanálise existe algum tratamento ou tecnica que faça com que memórias pouco esclarecidas venham a tona de maneira clara pra resolver problemas de identidade e se é possível qual área é essa que pode recuperar essas memórias perdidas pra encontra a identidade de uma pessoa?Obrigada

A melhor resposta 26 JUL 2017

Olá cara Anna Paula, qualquer abordagem da psicologia dá conta numa psicoterapia de autonhecimento e autoreflexão. Se você se dé a oportunidade de se autotrabalhar numa psicoterapia poderá perceber uma melhora na qualidade de sua saúde mental. Mas pela sua pergunta percebo um pouco de resistência o quê é perfeitamente normal. Se permita.
Att. á Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

1 AGO 2017

Oi Ana Paula. Qualquer abordagem psicoterapeutica reaviva nossas memórias. Eu gosto muito da abordagem Reichiana e Bioenergética, que trabalha no corpo as sensações e sentimentos. O mais importante é a sua disponibilidade para procurar em si as suas respostas. Vai em frente e sucesso pra vc.

Márcia Araujo Psicólogo em Guarujá

71 respostas

26 JUL 2017

Boa tarde, as técnicas hipnóticas de regressão ajudam a resgatar memórias e trabalhá-las de forma terapêutica. Porém se a sua intenção é descobrir se um fato realmente aconteceu ou não ,não aconselho esse tipo de trabalho porque existe o problema das falsas memórias que podem aparecer durante esse processo. Como nosso inconsciente trabalha de forma simbólica, nem tudo que aparece numa regressão pode ser considerado um fato real, podem ser memórias misturadas ou mesmo representações de de um fato.

Edgard Tetsuo Utiama Psicólogo em São José dos Campos