Paciente ditador o que fazer?

Feita por >Luna · 1 set 2023 Abordagem psicológica

Olá colegas, eu chamo Luna sou psicóloga recém formada e estou com uma dificuldade: tenho um paciente que quase toda sessão fica me confrontando com perguntas , e ainda com perguntas voltadas para a psicologia ( ele é estudante da área) como forma de ficar testando meus conhecimentos. Além disso, em alguns momentos fica ditando o que é ou não importante de ser tratado na sessão. Sempre o trago para o foco do atendimento e deixo claro que não é um espaço de assuntos aleatórios,mas em alguns momentos me sinto muito desconfortável com essa atitude e penso inclusive em interromper o processo dele. Mas estou pedindo orientação de vocês colegas da área mais experientes,no sentido de ter um norte mais assertivo.

A melhor resposta 2 SET 2023

Olá Luna! Obrigado por escrever. O que você está descrevendo não é raro de acontecer. Certamente essa pessoa está se colocando como prepotente, arrogante, vivenciando uma competição com você. Provavelmente está escorando no curso de Psicologia para lidar com questões de psicoterapia. Sugiro que procuro por um de nós, mais vividos, com experiência de supervisão e psicoterapia didática, para que possamos te ajudar.
Será preciso chegar a um ponto confortável para você trabalhar naturalmente, confortavelmente a finitude humana, a impossibilidade de todo o saber, a inadequação de a todo momento, conseguir escolher, entre os repertórios aprendidos, a resposta precisa para aquele momento.
Estarei a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8699 respostas

2 SET 2023

Oi Luna. Esse início é mesmo angustiante. Na minha abordagem olhamos para o cliente como centro do processo. Ele quem sabe é que precisa ser dito e confio plenamente que a pessoa trará o conteúdo que for importante no momento em que estiver pronta pra isso. Falas que nos parecem triviais tbem seu valor para o fortalecimento da pessoa. E também temos a congruência, na qual posso me permitir, e é salutar apresentar os sentimentos que sinto e que são provocados pelo jeito de ser do cliente. Na verdade é o jeito que penso da psicoterapia, pelo menos dentro da abordagem humanista existencial, e espero ter contribuído para suas reflexões.
Tiago Henrique

Tiago Henrique Oliveira Lima Psicólogo em Cláudio

3 respostas

2 SET 2023

Bom dia, Luna,
Tenho muitos colegas que não gostam de atender colegas psicólogos por questões como a sua. Se não houver cuidado, tudo pode virar uma comparação, um questionamento, e me atrevo a dizer, até mesmo uma forma de assédio, uma comparação de superior.
Já pensou que ele pode ter te escolhido por ser alguém formada a menos tempo, e portanto ele estaria numa posição de "comando" sobre o seu trabalho? Percebe que isso, por si so, já te dá informações sobre ele?
Por que ele, que "sabe tanto", escolheu alguém com menos experiência? Será uma imposição? Ou um desejo inconsciente de se sobressair?
Obviamente eu estou conjecturando, pois não o conheço. Então vamos voltar a você.
Será que VOCÊ se identifica com uma pessoa formada há pouco, e acaba inconscientemente ficando insegura? Como está a sua supervisão? E a sua terapia? São processos importantes para qualquer psicoterapeuta.
Se você se formou, é porque seus supervisores de estágio, banca de TCC e toda faculdade julgaram que você está pronta. Então por que você recua diante da própria segurança? Tenho certeza que você é boa nisso. Só precisa se lembrar de confiar em você.
Que tal tirar um tempo pra você? Cuidar das suas questões, e entender por que este paciente em específico tem tanto poder sobre você? Será que tem?
Atendo muitos colegas de profissão, e curiosamente um de meus primeiros pacientes foi uma psicóloga formada há bastante tempo, cuja primeira fala pra mim foi: "Você é formado há tão pouco tempo. No que acha que pode me ajudar?"
Vou deixar pra você pensar em qual pode ter sido a minha resposta pra ela. Adianto que ela permaneceu comigo por mais de 8 meses, até se mudar de cidade.
Pense nisso.
É importante estar com o SEU processo em dia.
Se quiser conversar melhor, fico à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos