Obsessão por aparência física é doença?

Feita por >Sthefany · 22 jul 2020 Autoestima

Olá, tenho 18 anos, sempre fui uma pessoa muito vaidosa e as vezes até paranoica com minha aparência física, achava que meu cabelo tava feio, tava cheio demais, ficava me achando feia etc, porém nesses últimos meses na quarentena parece que eu estou ainda mais obsessiva com minha aparência física, não consigo mais fazer nada no meu dia a dia, a não ser ficar no espelho procurando defeitos no meu rosto. Isso tem me torturado, me deixado triste, com a auto estima baixa, a ponto de não querer sair mais de casa, ter crises de choro o tempo todo, as vezes me da vontade de chorar na frente das pessoas, meus familiares até notaram meu baixo astral, ou minha falta de vontade de socializar com as pessoas, as vezes acho que ninguém nunca mais vai querer me amar por conta da minha aparência . Isso é doença? Preciso de algum tratamento? Obs: quando eu era criança, sofri muito bullying na escola por causa que meu cabelo era cheio, chorava sozinha em casa sem querer ir pra escola por conta disso, depois desenvolvi manias como ficar segurando o cabelo o tempo todo no ombro ou ficar molhando toda hora para tentar diminuir o volume,as pessoas até notava esse comportamento, ainda tive um círculo de amizades nessa mesma época de pessoas que me humilhavam, me excluía ou ficava me colocando pra baixo com comentários maldosos. Acredito que isso me trouxe marcas psicológicas que enfrento até hoje e está destruindo minha vontade de viver a cada dia. Isso é depressão, algum tipo de transtorno? Por favor me ajudem

A melhor resposta 23 JUL 2020

Olá Sthefany
Achei interessante como na sua mensagem parece tanto encontrar algumas soluções, como consegue ver seus problemas de um perspectiva externa, como se estivesse vendo o que causou essas suas perspectivas negativas de si mesma e as soluções e formas de omo deveria estar agindo consigo mesma.
É importante destacar que até este momento não aparenta ser um transtorno, mas sim um chamado vindo de você para lidar e superar essas questões. Mas pode ficar tranquila com o fato de que tudo isso pode ser uma fase que justamente você está prestes a superar. Aos 18 anos, estamos saindo do universo da escola em que muitas pessoas precisam humilhar as demais para se auto-afirmarem, e agora você poderá começar a construir uma nova história, com amizades que sejam mais positivas para você, assim construindo uma auto-estima mais forte.
Ao mesmo tempo, sei que este não é um processo fácil ou rápido, porque justamente é a construção de uma nova auto-estima. Mas para isso me coloco à disposição como psicólogo para acompanha-la nessa jornada.
Obrigado pelo questionamento e pela coragem de se abrir aqui. Um forte abraço!
Att, Joshua de Sá - psicólogo clínico

Espaço Hope Psicólogo em Campinas

10 respostas

24 JUL 2020

Sthefany
Não é depressão, nem transtorno... estás com problemas devido ao bullyng.
Precisa superar isso para poder conviver e aceitar a tua pessoa. Tens o corpo exatamente como precisa.
Nada está indevido. Tua percepção é que está aumentando o quadro das coisas.
Precisa sim fazer psicoterapia para compreender isso e se ajustar.
Pode fazer de forma Onlene, sem problemas.

5817 respostas

23 JUL 2020

Oi Sthefany! Grato por participar. Seu próprio texto dá algumas respostas. Uma pessoa muito vaidosa precisa diminuir a vaidade. Excesso de vaidade, ocupa tanto a atenção que não permite revelar a essência. Quanto ao corpo, pode-se cuidar de não engordar, pode se cuidar de usar roupas adequadas ao corpo, mas cabelo, pele, cor de olhos, nariz, orelha, é melhor ver a beleza e originalidade no conjunto. Cabe uma importante observação, envolvendo adolescência, que em psicologia, ultrapassa em muito, os dezoito anos: a maior parte dos adolescentes sente insatisfação com o próprio corpo. Com a maturidade torna-se mais razoável quanto à avaliação do próprio corpo.
Se você investe seu tempo procurando defeitos no espelho, o que você pode colher? Obviamente o que quer pela ação, mas não quer pela queixa. Acontece que a ação é muito forte, poderosa.
Aja para construir rotina de vida, considerando estudo sistemático, trabalho organizado e regular, atividade física, horário certo para dormir, leituras e escritas saudáveis, revitalização de metas, sonhos e planos, que podem remontar tuas lembranças desde os quatro anos de idade. Escreva em papel o que planeja para cada hora de cada dia da semana. Esforce-se por praticar. Faça planos realistas e flexíveis. Planos precisam incluir tempo para brincar, tempo para fazer nada, mas precisa incluir metas com passos bem realistas, adequados e possíveis. Mergulhada em realizar metas historicamente significativas, você nem se lembrará que existe espelho. Há uma enorme riqueza e diversidade em cada pessoa, para além da embalagem do corpo. Experimente persistentemente tomar contato com essa riqueza que faz parte de você. Há aí, dentro de você, um garimpo de pedras muito preciosas, que somente você pode explorar. Não abra mão disso.
Estou à disposição para esclarecimentos e aprofundamentos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar mais uma morte de pessoa próxima!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8630 respostas

23 JUL 2020

Ola Sthepany, tudo bem?

Olha, todos esses problemas que aconteceram com você no passado podem estar abalando atualmente sua auto estima. E isso pode ter mexido profundamente em seus sentimentos e na maioria como você se enxerga. Aconselho você a procurar um tratamento psicológico de modo mais rápido possível para resolver essas questões

Abraços
Murilo Vital

Murilo Vital Psicólogo Psicólogo em Limeira