O que se passa comigo? Pode ser autismo?

Feita por >maria · 7 jun 2024 Autismo

Olá, sou Maria tenho 23 anos e desde que me conheço sempre fui assim. Tenho muitos problemas alimentares pelo o que como muito pouco e maioria dos alimentos não consigo comer por conta da textura, cheiro e sabor. Por conta disso não consigo ganhar peso e acabo por ficar sempre excluída de eventos sociais ou familiares porque fico com vergonha de não comer quase nada. Sou péssima a comunicar com outras pessoas, é muito difícil para mim perceber as intenções das pessoas na conversa, se o assunto não for direto, claro e objetivo tenho muitas dificuldades a compreender, não consigo começar o diálogo e tenho dificuldades ate a fazer amizades, e acabo sempre por falar coisas sem sentido que tem vezes que parece falta de educação. As vezes tenho crises estranhas em que não suporto nenhum som do mundo e só apetece dormir até a sensação passar completamente, ja fui duas vezes ao hospital por causa dessa sensação estranha e acabaram por não saber o motivo disso, e outras muitas mais coisas também. Isto tudo acabou me causando muitos prejuízos sociais e mentais e tenho muitos episódios depressivos. Eu falei com minha mãe a pouco tempo sobre isto e ela falou que ja foi ao médico comigo quando criança porque suspeitava que eu tinha algo de errado porque era uma criança diferente das outras mas acabou por não dar em nada, ate que agora nestes últimos tempos se tem falado mais em autismo, poderia ser isso?

A melhor resposta 10 JUN 2024

Olá, existe várias possibilidades diante do relato que você fez. Para se ter um diagnóstico preciso você teria que buscar um acompanhamento psicológico. Busque um profissional o quanto antes, fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

347 respostas

9 JUN 2024

Olá maria, espero que esteja tudo bem com você.

É difícil afirmar que se trata de autismo apenas pelo relato que descreve aqui. Esse tipo de diagnóstico requer uma investigação mais detalhada, e muitas vezes com profissionais de várias áreas distintas. O mais importante é que você possa explorar aspectos da vida que possam te ajudar na ampliação de seu repertório comportamental. Se em determinada situação social, por exemplo, eu perceber que não tenho tanto interesse, ou observar que o que falo não está sendo bem interpretado, talvez seja mais interessante me inserir em outros ambientes, e assim, ir ampliando meu repertório de interação e me desenvolvendo nesse campo. A alimentação é importante para nossa sustentação, e energia. Busque se alimentar bem, e com uma boa variedade de nutrientes. Algumas pessoas são veganas, outras não, e isso é muito pessoal. Mas não deixe de considerar o ato da alimentação algo importante, em todos os sentidos. Um profissional de Psicologia pode te ajudar a explorar mais suas dúvidas, e te orientar sobre como prosseguir com elas, te oportunizando ampliar seu desenvolvimento pessoal e sua inteligência emocional. Esse profissional é indicado em seu caso, por isso, se houver oportunidade, busque um de sua escolha.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Neto Psicólogo em Natal

985 respostas

8 JUN 2024

Maria
Não Maria. Não é autismo.
Precisa conhecer a si mesma e entender porque é assim, porque acontecem estas coisas contigo. Você é uma pessoa diferente, cada um de nós é diferente, mas querem que sejamos todos iguais, e não somos iguais.
Voce precisa compreender e entender a tua natureza e se fazer respeitar. Até agora, obedeceu sua mãe, seu pai... de agora em diante, voce precisa ser pai e mãe de ti mesma, precisa se responsabilizar pelas tuas escolhas, decisões e resultados.
Você precisa ser o que a vida quer que voce seja; precisa entender que foi educada por um sistema que não permitiu voce ser como realmente é.
Se tens problemas alimentares, precisa descobrir quais teu corpo aceita e quais precisa eliminar; teu corpo exige determinados alimentos e não outros, respeita teu corpo, ele é instrumento que precisa para fazer o teu objetivo de vida que descobrirá ao fazer Psicoterapia para entender a vida que você é.
Pode participar de todos os eventos que você quiser, mas respeite teu corpo e não faça nada para agradar os outros; primeiro, precisa agradar a você mesma. Nada é por acaso, se você é assim é porque precisa ser assim. Há muitas pessoas como você, muitas não aceitam a alimentação comum que a maioria tem
Voce tem uma grande sensibilidade e isso é muito bom, mas precisa saber lidar com as emoções, com os sentimentos para não sofrer... tratamos isso em Terapia. Na comunicação você é muito prática e por isso pode ser cansativo ouvir prolixos e as intenções das pessoas voce percebe e se livra para não sofrer, não se deixar envolver por elas.
As crises estranhas, não suportar sons, ficar isolada, em silêncio são características tuas, não são nenhum problema, te parecem ser estranhas se comparadas com as dos outros.
Possivelmente estes “prejuízos sociais e mentais” sejam motivados por ser diferente das outras pessoas e te causam depressão.
Precisa sim de Psicoterapia para conhecer a si mesma, seu objetivo de vida, saber onde estás, como foi educada, como a sua mente funciona e como pode fazer para ser feliz e conquistar a realidade que você quer.
Abraços

6353 respostas

8 JUN 2024

Olá, Maria,
É muito corajoso da sua parte buscar respostas e entender mais sobre o que está passando.
O que você descreve – dificuldades alimentares, problemas de comunicação, crises sensoriais e episódios depressivos – são experiências que podem, sim, estar associadas ao autismo. O autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição neurodesenvolvimental que afeta a maneira como uma pessoa percebe o mundo e interage com os outros. Cada pessoa no espectro é única, e os sinais podem variar amplamente.

A questão dos alimentos que você mencionou, como dificuldades com texturas, cheiros e sabores, é algo que muitas pessoas com autismo também relatam. Da mesma forma, desafios na comunicação e na compreensão de interações sociais são características comuns. O fato de você sentir crises sensoriais e sobrecargas com sons também é algo que muitas pessoas no espectro vivenciam.

É importante lembrar que apenas um profissional de saúde mental pode fornecer um diagnóstico adequado. Seria muito benéfico para você procurar um psicólogo ou psiquiatra.. Eles podem realizar uma avaliação detalhada e ajudar a identificar se essas experiências estão relacionadas ao TEA ou a outro quadro.

Lembre-se de que você não está sozinha nesse processo. Há muitos recursos e comunidades de apoio disponíveis para pessoas com autismo e seus familiares. Encontrar suporte pode ajudar a reduzir o isolamento social e a encontrar estratégias que funcionem para você.

Espero ter te ajudado,
Abraços

Teresa Abreu Psicólogo em Rio de Janeiro

26 respostas

8 JUN 2024

Bom dia, Maria! Obrigado por escrever. Certamente, segundo o texto que você escreveu, seu caso deve ser avaliado com cuidado, de forma demorada, por diferentes formas e instrumentos de avaliação. Um passo importante você está dando ao perguntar. Conta com vinte e três anos de idade. Se um de nós, psicólogos, estudarmos com você o entendimento de tua história, dinâmica de vida, configuração familiar e personalidade, conseguiremos enriquecer entendimentos.
Os diagnósticos são importantes, mas devem ser feitos sem esquecer que as pessoas não podem ser reféns deles, ao mesmo tempo, quem assina o diagnóstico tem que assinar também as medidas para lidar com ele.
Nunca se pode esquecer que, de certa forma, colhemos o que plantamos. Se você não treinar comer, não treinar socialização, enfrentará falta de habilidade para se alimentar e falta de habilidade para socializar.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9314 respostas

8 JUN 2024

Olá Maria, tudo bem?

Tudo o que você relata são sintomas que podem te causar muito sofrimento e prejuízo em sua qualidade de vida. Sugiro que busque por um neurologista e relate seus sintomas, e para aprender a lidar melhor com eles, sugiro que busque por um psicólogo.

Espero que fique bem, qualquer coisa estou a disposição.

Gabriela Andrade Psicólogo em São Paulo

16 respostas

8 JUN 2024

Olá Maria sou Jociara Psicóloga, Maria diante das suas queixas, pode ser diversas coisas, que tem que ser avaliada cuidadosamente para a investigação e principalmente para lhe ajudar a le dar com tudo que você mencionou, pois não deve está sendo nada fácil.

Jociara Castro da Silva Psicólogo em Maranguape

1 resposta