Meu bebê não olha para mim durante a amamentação. Pode ser indício de autismo?

Feita por >Camila · 7 nov 2016 Autismo

Ele está com 5 meses, mas nasceu premturo de quase 8 meses. Ele sorri quando falamos com ele, dá risadas de nossas brincadeiras, já emite vários sons, olha nos nossos olhos quando brincamos ou concersamos com ele, mas durante a amamentação até olha para mim, mas bem rapidamente. Normalmente fica com os olhos fechados ou entreabertos e olha para frente. Li que isso pode ser sinal de autismo. Já devo procurar ajuda profissional? Ainda é cedo? Ou este ainda é um fato isolado?

A melhor resposta 8 NOV 2016

Boa noite Camila, o bebê quando está amamentando prefere ficar de olhos fechado porque para ele é prazeroso sugar o leite e sentir o contato direto da pele e do cheiro da mãe, por isso este é um momento em que ele fica mais de olhos fechado e as vezes adormece. Sei que a expectativa, os medos de ter que dar conta de um ser tão indefeso que depende de você causa angústia, porém não procure doenças para comportamentos normais e cuidados com as fontes de pesquisa que você acessa. Se a dúvida persistir procure profissionais para fazer uma avaliação, mas, lembre-se tanta cobrança por padrões de normalidade e rótulo de doenças provocam sofrimento e evitam um bom equilíbrio emocional.
Att. a Psicóloga Ussénade

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

30 AGO 2022

Meu bebê vai fazer 2 meses e também e assim as vezes chora muito tbm isso me deixa mt preocupada

Cristiane dos Santos Nunes Psicólogo em Aparecida de Goiânia

1 resposta

11 NOV 2019

Boa Noite, o seu bebe é muito pequeno, e ele não deve olhar quando vc amamenta pois está curtindo esse momento, que para ele é muito especial. Acho que vc não deveria estar procurando defeitos no seu bebe, e sim aproveitar e curti-lo em cada momento, que são unicos tanto para o bebe quanto para mãe.

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

8 NOV 2016

Bom dia, Camila!
Compreendo a sua preocupação, mas ainda é muito precoce para determinar ou fechar um diagnóstico apenas a partir de um comportamento que você observou. Este não é determinante para se diagnosticar com TEA. Mas pelo seu relato, o seu bebê atende e responde, sorri, interage dentro de suas possibilidades maturacionais. Agora, você pode acompanhar sim todo o desenvolvimento e avanços dele, observar as suas evoluções e comportamentos esperados para a idade dele, se ele atende esboça reação quando vocês o chamam pelo nome, a questão do olhar, do sorriso, a interação. E se, de repente, mais à frente for observado algo diferente ou ausente do esperado para a fase maturacional dele, é bom sim, procurar um profissional para avaliá-lo. Mas neste momento, aproveite seu bebê, a sua família, aproveite e acompanhe com todo amor as fases de desenvolvimento do seu bebê. A amamentação é um momento prazeroso, único e muito importante para esta relação mãe-filho e para o seu desenvolvimento.
Atenciosamente,
Giselle

Psicóloga Giselle Melo Psicólogo em Manaus

56 respostas

8 NOV 2016

Bom dia Camila, realmente ainda é cedo para pensar nisso, mas este sim é um indício, além disso há outras coisas que você pode observar, como quando você está em outro lugar que ele não te veja, se chamar pelo nome ele procura onde você está? Ele responde com sorrisos as suas atitudes (engraçadas) frente a ele? Ele dá e pega os objetos de sua mão prontamente? Procura aconchego em seu corpo e no corpo de outra pessoa próxima? Há crises de choro incontroláveis? Sugiro que leve esta sua dúvida ao pediatra, se ele achar necessário encaminhará para um neurologista ou psiquiatra especialista em autismo. Espero ter ajudado!

Espaço Recriar Psicólogo em Curitiba

48 respostas

8 NOV 2016

Não deve ser. Mas fique observando.

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

7 NOV 2016

Camila, aguarde mais um pouco; é muito cedo para obter diagnóstico psicológico. Agora, existe uma questão tua que precisa ser analisada, que é a do olhar. Se acaso você estiver se sentindo mal e esse mal-estar for de ordem emocional, eu sugiro que você marque uma consulta com um psicanalista. Espero ter te ajudado.
Julio - SP

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André