O que fazer quando você manda o marido embora e ele não vai?

Feita por >Elisara · 27 jul 2023 Abordagem psicológica

Tenho uma relação complicada, meu marido é dependente químico já fiz de tudo pra que ele saísse desse vício mas ele não quer, enquanto estava trabalhando até dava pra levar, mas agora faz 1 ano e meio desempregado é eu pra tudo, já pedi pra ir embora mas ele fala que só sai se eu também sair, ele fala os incomodados que se retirem, agora ele não está falando coisas que me desrespeitam porque eu falei que as coisas que ele fala também poderiam colocar na Maria da Penha.

A melhor resposta 29 JUL 2023

Olá, Elisara!

Conviver com uma pessoa que é dependente de substâncias psicoativas não deve ser fácil. Por isso, peça suporte a família, amigos, essa é uma questão que não dá pra você lidar sozinha. Visto que, se apresenta como uma questão complexa. Inicie o acompanhamento psicológico, para que você possa contar com o suporte de uma profissional qualificada. Quanto ao seu marido,
No SUAS existe um órgão chamado CAPS AD que realiza o acompanhamento (gratuito) de pessoas que fazem uso de substâncias. Nesse equipamento, existe uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogo, psiquiatra, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, etc.

Espero ter contribuído.

Att,
Tamile Andrade

Tamile Andrade Psicólogo em Jequié

26 respostas

29 JUL 2023

Olá Elisara, espero que esteja tudo bem com você.

Para que você tenha mais êxito em sua decisão de finalizar sua relação, é interessante que você construa um planejamento para lidar com essa questão. Com um planejamento você pode ir pensando em como será sua vida após a separação, ou seja, onde você irá morar, com o que irá trabalhar, o que irá construir e como ira conduzir sua vida de uma maneira nova. É preciso que você tenha um estrutura para sua nova vida, em que você possa se sentir autônoma para experimentar sua vida de maneira independente. Se não há um planejamento, a sua decisão pode não se concretizar, pois seu marido não dá sinais que irá se movimentar para isso. A dependência química é algo muito complexo, e que exige cuidado e atenção para ser sanada. Ela pode prejudicar muito o poder de decisão de uma pessoa, além de afetar consideravelmente muitos outros setores da vida de quem passa por isso. Neste sentido, seu marido precisa de apoio especializado, além de uma vontade pessoal de querer mudar também. Você tem direito de não querer mais estar neste contexto, e priorizar sua vida, bem como sua saúde mental e emocional. Mas também precisa se planejar para concretizar suas decisões. Se desejar obter apoio profissional, o Psicólogo é o mais indicado em seu caso, e pode te ajudar muito na compreensão de sua questão, te oferecendo novas oportunidade de compreender suas melhores decisões. Se houver possibilidade, entre em contato com esse profissional.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

28 JUL 2023

Olá Elisara! É preciso precaução, mas é preciso ação. Cada relacionamento apresenta uma história única, rede de apoio específico, perigos ou não das pessoas envolvidas. Pode haver filhos, sensação de desamparo por uma das partes. Será preciso avaliar seu caso de forma particular, com sua ajuda e reflexão ativa.
É preciso buscar formas inteligentes, sensatas, seguras, para modificar as coisas.
Estaremos a disposição para contribuir.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8644 respostas

28 JUL 2023

Olá Elisara.
Grata por sua participação aqui.
Busque ajuda de Rede de Contatos, Comunidade, amigos, familiares. Evite se isolar.
Faça terapia Psicológica para tratar a Auto Estima, se fortalecer, desenvolver Estratégias de Enfrentatamento e Resolução de Problemas.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba