O que fazer agora? Estou cansado e triste.

Feita por >JFPnd · 2 mar 2023 Abordagem psicológica

Olá.
Tenho 42 anos, casado a 18, infeliz a 16.
Sem conexão, sem manutenção, tentei de tudo, mas nada adiantou.
Tenho 2 filhas maravilhosas que se tornaram as âncoras desse relacionamento.
Gosto dela, mas estou tão decepcionado que perdi o amor em alguma parte da nossa história.
Para complicar, me apaixonei por uma mulher 20 anos mais jovem. Não me declarei pois eu e ela temos princípios e respeitamos muito um ao outro. Mas não deixo de sentir o carinho dela por mim, o que não me ilude ao ponto de confiar que seja amor.
Estou cansado e triste.

A melhor resposta 5 MAR 2023

JFP
Princípio 1 - Precisa se conhecer e conhecer sua parceira; sua parceira precisa se conhecer e conhecer voce.
Princípio 2 - Prioritariamente, Voces não nasceram para se casar, embora podiam fazer; nasceram para se realizar, fazer (executar) o seu propósito de vida.
Princípio 3 - Estamos aqui para aprender, para corrigir percursos, ampliar a consciência que temos de nós e do mundo.

Há duas realidades: A vida e o sistema
Precisa viver a vida e saber usar o sistema em teu benefício.
A Psicoterapia te possibilita entrar nesse processo, entender, corrigir e prosseguirem juntos, se esse realmente for o objetivo de voces.
Tudo é possível e, por aparecer os conflitos não significa que tenham que se separar. Os conflitos surgem no momento certo, quando já temos capacidade para resolver.
Vamos entender estes conflitos e ver o significado deles para a vida de cada um. Nada acontece por acaso.

Abraços

5912 respostas

6 MAR 2023

Olá JFPnd, espero que esteja tudo bem com você.

Em que parte de sua história você perdeu o amor? Você perdeu o amor por ela, ou por si próprio? Antes de qualquer coisa, é preciso que você compreenda bem, e elabore adequadamente todo o processo de seu relacionamento, para ter mais certeza sobre seus sentimentos e sobre suas escolhas futuras. Em nossos momentos de maior vulnerabilidade temos uma grande tendência de achar que outras pessoas possam suprir carências que são nossas, e acabamos depositando a responsabilidade por nossa felicidade para outras pessoas, o que nos coloca numa posição delicada, pois o outro pode não corresponder as nossas expectativas, e acabamos nos frustrando e nos machucando duas vezes, uma pelo casamento, e a segunda pela nova relação. O que esperar de uma relação onde existe uma diferença de 20 anos de idade? Será que esse encontro vai te oferecer o que deseja? É preciso saber o que se pretende em um relacionamento afetivo, e é preciso saber o que queremos para nós mesmos. Busque se conectar consigo próprio, fortalecendo seu lado emocional, e compreendendo em profundidade sua trajetória até o momento. Antes de acreditar que um outro pode te trazer felicidade, encontre a felicidade dentro de si, e a plenitude em sua própria realização pessoal. Um profissional de Psicologia pode te ajudar neste momento, e pode te auxiliar em seu processo de autoconhecimento, e, consequentemente, criar um contexto favorável para que tome as melhores escolhas para sua vida. Pedir ajudar quando precisamos, é um passo importante para nosso processo de mudança, e esse passo você já deu vindo até aqui. Agora, é só dar continuidade em seu processo.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

936 respostas

4 MAR 2023

Olá, JFPnd!

Duas opções: iniciar uma terapia de casal com sua esposa para juntos esclarecerem o que se passa com cada um, desentendimentos, desencontros, medos e o que fez vocês se unirem há 18 anos e os mantem juntos desde então; você iniciar um processo analítico para discernir melhor tudo que está acontecendo contigo, em relação à sua esposa, em relação a pessoa por quem você está apaixonado atualmente. De fato decisões afetivas, emocionais não são simples, fáceis, então uma boa e atenta escuta irá te ajudar a discernir o que você está passando para aí então tomar as melhores decisões e se responsabilizar por elas.

Fico à disposição, JFPnd.
Um cordial abraço,
Bruno.

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

190 respostas

3 MAR 2023

Olá! você estar precisando de ajuda? Então agende uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém