O que faço para evitar o ciúmes ou desapaixonar de alguém?

Feita por >Dan · 17 abr 2023 Ciúmes

Moro com uma amiga e estou apaixonado por ela. No entanto ela não fica com homens e eu sou um homem. Sinto muito ciúmes e insegurança porque ela diz que me vê como figura paterna e em outros momentos deu a entender que sentia algo por mim. Ao mesmo tempo nossa relação de amizade tem ficado meio fria e não nós conectamos mais como era antes de morarmos juntos e eu sinto ciúmes pois vejo ela bem conectada com outros amigos (inclusive um outro garoto que parece que ela tem algum interesse e uma amiga próxima minha que se tornou próxima dela e que parece que elas estão mais próximas uma da outra do que de mim). Essa situação me deixa extremamente inseguro e tóxico, pois eu não consigo nem disfarçar o ciúmes mais na frente das pessoas. Acabo sendo grosso em diversos momentos na tentativa de esconder o que sinto ou evitar alguma relação que possa acontecer entre essa minha amiga e outras pessoas e eu me machucar. Mas eu não quero ser assim e sei o que o meu comportamento tá prejudicando até mesmo a nossa relação de amizade e o clima em casa já começa a ficar insuportável. Eu não falei pra ela o que sinto pois não tenho coragem, mas pedi que uma amiga contasse e ela contou, mas não tivemos nenhuma conversa sobre isso. Essa minha amiga que contou também me deixa inseguro pois eu sinto que não posso confiar nela pois elas estão muito envolvidas. Não sei se isso já se tornou paranóia, só sei que é muito angustiante e eu não quero sentir mais isso

A melhor resposta 18 ABR 2023

Olá
Não é possível "desligar o botão" dos afetos que sentimentos. Nossa única opção é dar conta de lidar com o que vivemos, compreendendo como lido com meus sentimentos. Sinto que pode ser uma boa oportunidade para abrir um processo de autoconhecimento, pensando em como você lida com afetos não correspondidos e de que maneiras isso te toca.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

27 ABR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só você agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

20 ABR 2023

Dan
Voce está pisando na maionese, assim voce fica sendo visto e considerado fraco, medroso.
Se voce mora junto, qual o problema de voce encostar ela na parede e falar tudo o que sente por ela?
O máxim que voce vai ouvir é não quer, mas pelo menos te tira a dívida e voce parte pra outra em vez de ficar em cima do muro.
Ela não é obrigada a gostar de voce. Voce é um homem que valha a pena? Pois, torne-se este homem.
Caso contrário, ficará para a reserva. Seja um homem que valha a pena antes para voce mesmo e depois para ela.
Abraços

5826 respostas

18 ABR 2023

Olá Dan! Obrigado por escrever. Certamente você precisa amadurecer e muito. Antes de querer namorar, por inteiro, outra pessoa, você precisa namorar consigo mesmo. Não sei qual a tua idade. Acontece que dado que precisamos aprender muitas coisas em nossa cultura sofisticada, precisamos de mais tempo para desenvolver autonomia e autoconfiança. Para amadurecer socialmente é importante, dentre outras medidas, consolidar turma de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, vivenciar estudos sérios, comprometidos e consistentes, vivenciar trabalho ou preparação para o trabalho, de forma profunda, participar de grupo de teatro, praticar esportes coletivos de contato, vivenciar grupos de teatro, dança, serviços, dentre outros.
Geralmente, antes dos vinte e cinco anos, as pessoas, mesmo tendo experimentado cinco ou seis namoros com certa qualidade, precisam ainda, amadurecer autonomia.
Caso deseje aprofundamentos, estarei a disposição para tanto.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.