Ciúmes

Feita por >Docinho · 22 fev 2022 Psicologia infantil

Olá, não noite! Minha namorada tem uma sobrinha de 8 anos, e a gente cuida dela ( os pais trabalham e não tem dinheiro pra pagar alguém ora cuidar dela ). Sempre que a tia dela me abraça, ela corre pra cima e do “ e eu, e eu, tia, você não vai me abraçar não ? “ ( sempre que ela ver ela faz a mesma pergunta e fica entres a gente e abraça a tia dela, gruda e não desgruda mais, eu saio destacadamente sem que elas percebam e vou ora algum lugar da casa e não fico bem. Tudo que a tia dela compra ora mim ela fica com raiva e pergunta “ e pra mim, que a Sr. Vai me dar?” Eu perguntei se ela tem ciúmes da mãe dela com o padrasto e a criança disse” não “, perguntei se tem ciúmes do pai com a namorada dele e ela respondeu “ não, só tenho ciúmes da minha tia com você e ela só vai ficar com você quando eu morrer “ . Um dia a gente tava sem nos falar e a tia dela veio conversar comigo pra saber o que eu tinha, e a sobrinha já foi ora cima da gente e pulou em cima da tia e não desgrudou mais, até a tia dela falar” agora nao, tá bom? Estou conversando e é assunto de gente grande”. A criança me olha com cara de ódio, ela não brinca com brinquedos, ela só quer ficar escutando conversa de gente grande , ela só quer ficar em cima da gente! Todos os lugares que q gente vai ela quer ir, a gente não faz mais coisa de casal, só e nos três agora, o pai dela sai ora casa da namorada e ela fica com a gente,. Ah, tia dela pede dinheiro pro pai da sobrinha ( dinheiro pra pagar os passeias, lanche ) mas sempre ele diz que não tem dinheiro e não dá, a gente que paga, isso é todos os dias ( a gente gosta muito de sair ) a ti da fala “ mas eu não posso fazer nada, ele não dá dinheiro pra ela, eu tenho que pagar, não tem ninguém ora ficar com a menina, eu tenho que ficar. Eu tô irritada já, vou separar, porque sempre que eu tento conversar, ela fica brava comigo e passa de semana sem falar comigo ( e nesse período ela fica mais tempo com a sobrinha, não desgruda e eu fico só ). Me ajuda, eu vou embora ? Faço o que? A gente tem 4 anos de namoro e 3 de casamento. Por conta disso tô tendo crise de ansiedade, não sou mais feliz.

A melhor resposta 24 FEV 2022

B noite. Está faltando limites na relação de vcs. E na relação com a menina q quer minar a relação de vcs e vc tá permitindo. Pense s as neta de tomar atitudes precipitadas.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

23 FEV 2022

Oi Docinho... creio que estás sendo docinho demais, deve salgar um pouco a relação (temperar)
Tem a menina que está interferindo na relação de voces, mas creio que também tem a tua namorada que está usando a menina.
Penso que deves rever a relação com ela (tua namorada); ela pode não estar satisfeita contigo; pode estar escondendo a verdade contigo; aprimore o diálogo com ela, avalie os sentimentos de uma com a outra.
O comportamento da menina é apenas o espaço que ela usa entre voces duas...
Problema não é a menina, mas, claro que precisam colocar limites;
O problema pode ser a verdade da relação de voces duas;
Dialoguem para como podem prosseguir juntas, que faça bem para voces duas.
Caso não resolva, proponha Terapia de Casal.
Abraços

5830 respostas

23 FEV 2022

Olá.
O que mais chama a atenção no seu relato é a situação da criança - "os pais trabalham e não tem dinheiro pra pagar alguém ora cuidar dela" - mas essa é uma obrigação deles e a presença de pai-mãe é fundamental para a educação de uma menina nesta idade tão decisiva - 8 anos. A aparente omissão do pai e mãe está sobrecarregando vocês como casal e isto precisa de uma barreira, uma limitação. É sempre uma equação difícil para um novo casal esta dosagem na interação com as famílias mas isto é decisivo. Quando um casal está começando a criar suas bases, estruturando todos os setores da vida de cada um, é preciso dosar, limitar porque isto é necessário para o casal aprender a enfrentar os seus problemas e situações. O seu relato mostra os 'prejuízos' que vocês estão tendo por não 'cercar' devidamente a relação amorosa (namoro/casamento): 'eu saio - vou ora algum lugar da casa e não fico bem - só vai ficar com você quando eu morrer - criança me olha com cara de ódio - a gente não faz mais coisa de casal - a gente que paga, isso é todos os dias' - O ponto de partida para a análise do casal seria esse: a separação, a definição de limites, entre o que é vida conjugal e o que é vida familiar. Psicologo online Custodio Cruz

Custódio Silva Psicólogo em Ouro Preto

97 respostas

23 FEV 2022

Bom dia, Docinho,
Pelo seu relato dá pra dizer que sua sobrinha passa dos limites no ciúmes, o que pode apontar pra duas possibilidades: Medo de ser abandonada, e assim te ver como uma "rival", ou ser mimada a ponto de sempre ter o que quer da maneira que quer.
Mas vamos levar em conta que estou observando sob o seu ponto de vista. Nele me baseio para o que vou falar a seguir:
Como é a SUA relação com a outra tia? Como vocês estão entre vocês, tirando estes aprontes da criança?

Lembre-se que uma criança não tem maturidade para dizer o que de fato sente. Ela se expressa de maneira muito descritiva e intuitiva por ainda não ter as ferramentas mentais para entender o que está sentindo.
Entre vocês 3 parece haver um peso nesta relação, que precisa ser aliviado.
Que tal VOCÊ passar mais tempo com ela? Deixa ela te conhecer melhor, pra parar de te ver como uma ameaça.
Conversem sobre sentimentos, sobre como se sentem uma com a outra. Isto pode fortalecer o laço de confiança entre vocês, e quem sabe não fazê-la sentir-se tão ameaçada, porque é assim que ela se sente.

Experimente uma conversa nesta linha. Mas de qualquer maneira a psicoterapia pode ajudar, tanto você quanto ela, a superar esta situação.
Vocês têm muita história para que uma só pessoa acabe com tudo que construíram na relação de vocês, por mais difícil que agora pareça.
Se quiser conversar melhor, fico à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

23 FEV 2022

Olá Docinho! Grato por escrever. Creio que seu teclado está com alguma falha em alguma letra. Uma menina de oito anos vivencia estudo obrigatório. Vocês também devem ter uma rotina de obrigações. Qual será a idade de vocês?
Quais serão os planos de vocês? Como é a rotina de vida de vocês?
Não se trata, a princípio, de decidir sobre isso ou aquilo. Trata-se de compreender mais especificamente a história. Pelo relato, a menina sente-se carente e precisa de atenção e melhor diálogo, entendimento. Precisa que se organize a rotina dela de forma adequada para uma menina de oito anos, assim como vocês precisam organizar rotina de vida adequada a marido e mulher.
Estaremos a disposição para compreender melhor.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.