Meu namorado sente muito ciumes, até mesmo dos passeios que vou.

Feita por >Alexa · 10 ago 2022 Ciúmes

Primeiramente, obrigada pelo espaço e pela atenção de vocês. Bom, meu namorado sempre teve muito ciumes de amizades, sempre dizendo que eu não o priorizo, sente ciumes de eu sair sozinha,nunca falou para eu nao ir pq sabe que eu não aceitaria ordens, mas se morde de ciumes de eu passar mais tempo com outra pessoa que nao seja ele. Ele se queixa de ter baixa auto estima, e eu acredito que isso influencie muito. Eu sempre o elogio e faço o possivel para deixa-lo seguro e confortável mas ontem mesmo, ele deu uma crise de ciumes pois deu falta de 4 camisinhas na gaveta, jurando que nós não as usamos, querendo me acusar de traicao
Eu fiquei muito magoada. O que podemos fazer nessa situação? Eu o amo mas nao aguento mais isso.

A melhor resposta 12 AGO 2022

Oi Alexa,
Não baixe a régua para se ajustar a ele; mantenha teu posicionamento, mantenha a tua liberdade, escolha e decida pelo que te realiza.
Questione-se: porque tem necessidade dele?
Qual o nível de dependencia dele? e cure-se, resolva esta carência em ti mesma. Isto não ajuda em nada a si mesma e nem a ele.
Ele precisa resolver o problema da baixa autoestima e não é voce que vai preencher este vazio.
Namoro é para conhecerem-se e corrigirem-se ... se quiserem continuar juntos. Se não conversarem e não corrigirem-se vão se cobrar mutuamente depois.
Corrigir-se, não para se adequar ao que o outro exige, mas para ser o que a vida intensiona, para recuperar a inteligência da própria vida e não ser manipulados pelos outros.
Se voce se mantiver fiel a si mesma, estará auxiliando ele a se corrigir.
Não tenha medo dos ciumes dele, mande ele se curar. É dever dele, não teu!
Abraços

5817 respostas

11 AGO 2022

Olá Alexa.
Muito ciúme denota muita insegurança. Aproveite que ele diz ter baixa auto estima e incentive-o a procurar ajuda psicológica. O namoro é exatamente para que vejam as afinidades e ponderem a possibilidade de viverem um relacionamento amoroso de longo prazo. Faça você também terapia para que possa falar de seus sentimentos, das facilidades e dificuldades que está percebendo no seu relacionamento amoroso. Independente do seu relacionamento amoroso o seu autoconhecimento, sua identidade, sentimentos e emoções precisam ser reconhecidos e a terapia será de grande valia neste momento. Fico a disposição para tratar com mais profundidade esses conteúdos.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

11 AGO 2022

B tarde. A relação que está sendo criada entre vcs é de obrigações, cobranças… ele coloca a “desculpa “ para ser assim em uma baixa auto estima.
Ele pode até ter, mas vc n é obrigada a cuidar dele.
O namoro deve ser um momento bom p estar junto c alguém q se gosta.
Se possível faça terapia.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

11 AGO 2022

Olá Alexa! Obrigado por escrever. Primeiro é preciso entender que namoro é exercício de conhecimento mútuo, amadurecimento, parâmetro; não é escravidão de permanência. Segundo, pelo relatado, seu namorado está querendo namorar a você sem namorar a ele mesmo. Terceiro, nenhum namoro evolui com qualidade se uma das pessoas não confia na outra, controlando-a e privando-a de outras interações.
Vocês precisam amadurecer. Não estão namorando, estão vivendo uma forma inadequada e pesada, emocionalmente de tentar confiança e liberdade, com base em trocas altamente inadequadas.
Será prudente você refletir com a ajuda de pessoas sensatas, confiáveis e ponderadas, formas de administrar a modificação do panorama.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos; a grande maioria dos ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são atores, falsos, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine criadouros de mosquitos.