Ciúmes e tristeza

Feita por >michele · 4 nov 2020 Ciúmes

Atualmente estou passando por um momento confuso , possuo uma amizade no trabalho , ele é casado e tem uma filha ,mas não sei em que momento comecei a sentir esse ciúmes dele , não do relacionamento de casado dele , mas sim das outras pessoas que se aproxima dele , outras mulheres me deixa com ciúmes querendo que elas saiam de perto dele , dos amigos homens fico com ciúmes que não tenho a mesma liberdade para conversamos os mesmos assuntos, meu coração começa a misturar esses sentimentos , se ele se afasta já começo a criar paranoias que ele cansou de min , ou que ele percebeu meus ciúmes , se uma garota que tenho ciúmes começa a falar com ele começo a pensar que em algum momento ela percebeu meus ciúmes e por isso acha que ele esta com interesse nela e a culpa é minha , e isso acaba me deixando com um dor que não sei lidar , me sinto se afogando , sem motivos para fazer nada , chego do trabalho so quero dormir , sair da cama se torna uma luta .
Quero me afastar dele para não sentir isso mas depois ficou mais triste ainda por na verdade não quero me afastar dele , começo a culpas as outras pessoas por supostamente elas estão interferindo na minha vida , mas sei que não tenho direito de querer controlar a vida de ninguém.
cada dia se torna essa montanha russa , estou feliz quando estou so com ele ,mas so outras pessoas chegar para fazer meu coração doer , tenho vergonha por estar ocupando o tempo de vocês com uma besteira , já pensei em ir no psicólogo mas sempre fico com vergonha .

A melhor resposta 13 NOV 2020

Oi Michele, vamos por partes. Primeiro não é uma besteira, nenhum psicólogo achará isso, pois sabemos que o ser humano possui conflitos internos, que é o que você vive, esse dilema entre se afastar ou se aproximar.

Segundo, por aqui é muito difícil te ajudar nessas questões de conflitos, porque não tem como avaliarmos o contexto, teríamos que entender melhor como se dá a dinâmica da relação de vocês, como a amizade de vocês começou, quando você começou a perceber esses sentimentos, como você se sente quando sente eles, entre outros fatores que levamos em conta. Então qualquer tentativa de ajuda aqui será mais um levantamento de hipóteses, do tipo: pode ser, mas também pode não ser.

Terceiro, a psicoterapia, como foi sugerida aqui e eu reforço essa sugestão, seria uma ferramenta que te auxiliaria, mas não só para te ajudar nessa questão, mas também, para você "dar um passo para trás" e tentar começar a identificar o que te levou a sentir ciúme dele, o que tem por trás disso, por quê dele em específico. Isso evita, que mesmo que esse conflito com essa pessoa seja solucionado, no futuro, possa acontecer a mesma situação com outra pessoa.

Abraços.

Maria Carolina B. Rodrigues Psicólogo em Marília

16 respostas

10 NOV 2020

Michele seria ideal buscar um trabalho terapeutico, para você entender melhor suas questões emocionais.

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

10 NOV 2020

Bom ter o seu contato Michele !!!

A procura por um profissional da área da psicologia pode ser de grande ajuda neste momento, em um ambiente confortável, seguro e sigiloso a sua demanda poderá ser trabalhada com apoio deste(a) profissional, a fim da busca mais assertiva para reprocessar e dessensibilizar este construto cognitivo que segundo você lhe incomoda.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

10 NOV 2020

Olá Michele!
Diante dos fatos apresentados, não tenho dúvidas de que realmente se trata de uma distorção cognitiva na forma de pensar sobre você mesma, o seu amigo e às pessoas envolvidas em geral. Minha dica é que você pratique o DCD, que é duvidar, criticar e decidir se os pensamentos que estão passando na sua mente são reais, baseados em evidências ou se são falaciosos, enganosos e decidir por uma mudança de pensamento em relação ao seus sentimentos.
É necessário você ser racional e assertiva na tomada de decisão e não se deixar levar por sentimentos e emoções produzidas por experiências disfuncionais armazenadas no seu cérebro. Não conseguindo, procure um psicólogo especializado em terapia cognitivo comportamental, vai ser bom pra você.

Waldir de Oliveira Psicólogo em Santo André

73 respostas

5 NOV 2020

Oi Michele... não precisa se sentir envergonhada, não! No coração ninguém manda, as coisas acontecem e simplesmente temos que ver o significado delas.
Michele, porque não conversa diretamente com ele? É a melhor forma de eliminar os fantasmas que giram na sua cabeça. Diga que mesmo sabendo que é casado, você tem e nutre este sentimento por ele. Ele saberá te ouvir, te escutar... você só estaria colocando o que se passa contigo. É claro que, depende se ele é uma pessoa confiável e não gere depois conflitos ou que queira se aproveitar da situação.
A melhor medida é conversar, olho no olho, de forma sigilosa entre vocês. Isto esclarece se é fantasia ou se está surgindo uma situação que terias que resolver em Psicoterapia... pode ser uma situação vivenciada anteriormente, um amor “proibido”, com pessoa comprometida, nesta ou em outra existência e que não foi resolvida. Agora voltou para ser compreendida e resolvida. Precisa resolver isso para que tua vida siga tranquilamente, sem bloqueios.
Podes ver que não é bobagem não, não é besteira não. Nada acontece por acaso.
Veja um bom Psicoterapeuta que possa tratar isso e até numa possível regressão!

5817 respostas

5 NOV 2020

Oi Michele, que bom está em busca de entender melhor seus sentimentos. Percebo que ele pode ter despertado muito afeto da sua parte e vc pode estar confusa com essas emoções inesperadas dentro de você.
Não tenha vergonha em buscar conhecer-se. Todos queremos viver em equilíbrio não é mesmo. Se vc sentiu que algo está um pouco mais delicado para lidar sozinha faz bem em buscar ajuda sim. Busque um bom profissional e reflita sobre oque está passando.
Parabéns pela busca por compreender seus sentimentos!

Carolina Passos G. Ramos Psicóloga Psicólogo em Guarulhos

6 respostas

5 NOV 2020

Oi Michele, porque vergonha, vc está procurando ajuda porque vc sabe q precisa é nos existimos por isso. Vc deve sim procurar ajuda profissional pois vc tá confusa, e o ciúme excessivo é uma doença. Se puder lhe ajudar.sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

5 NOV 2020

Olá Michele...
Besteira nenhuma, você está apenas expressando seus sentimentos que estão confusos com relação ao seu colega de trabalho, e faz certo em pedir ajuda.
Você, parece-me, que está misturando amizade e amor, não consegue mais diferenciar o que sente realmente por ele.
O ciúmes está fazendo você se sentir mal, até supondo coisas que ainda não aconteceram e podem nem vir a acontecer, esta fazendo você adoecer, perdendo o controle sobre as situações, fazendo você, possivelmente, entrar em crise, se culpando por tudo o que acontece no trabalho, o jeito como olham, falam ou se expressam, mesmo não sendo nada para você, faz o sentimento de culpa tomar conta de você.
Oriento você a buscar ajuda de um profissional psicólogo, para buscar compreender esses sentimentos confusos que expressa perante ao seu colega de trabalho, e entender o porque de tanto sentimento de culpa envolvido.
Busque trabalhar o autoconhecimento, se escute, se perceba, compreenda o que seu coração quer dizer, se isso é só um ciúmes besta de amigos, ou tem algo a mais. Se trabalhe e se fortaleça emocionalmente para assim poder controlar suas crises de ciúmes e esses sentimentos confusos.
Espero poder ajudar.
Fico a disposição.
Att Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste