Normal sentir raiva da mãe narcisista?

Feita por >gabi · 28 jul 2023 Abordagem psicológica

Tenho 21 anos e tenho aparentemente uma pré disposição a Borderline e suspeito que minha mãe seja narcisista, ela sempre coloca a culpa das coisas em outras pessoas, coloca os filhos em uma bolha como se fosse prioridade e sempre invalida minha forma de mostrar que amo ela, isso me deixa com muita raiva e me banalizo por sentir raiva da minha própria mãe

A melhor resposta 30 JUL 2023

Olá, se auto diagnosticar não é o ideal, procure um profissional (psiquiatra) para saber realmente se apresenta esse transtorno. Pois ele vai saber te explicar e indicar a melhor forma de tratamento segundo sua situação.

Islaine Matias Psicólogo em Primavera do Leste

15 respostas

29 JUL 2023

Olá Gabi! Obrigado por escrever. Teu texto não permite acesso a dados mais profundos e específicos. Chamar a mãe de narcisista pode ser uma explicação reduzida que coloca a explicação das dificuldades nela, sem trazer para você a responsabilidade amadurecer e adequar processo de autonomia. Culpas colocadas precisam ser aceitas para que gerem desconforto no culpabilizado, assim como invalidação da forma de amar não é prerrogativa de terceiros, mesmo que seja a mãe.
Amadureça!
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8607 respostas

29 JUL 2023

Querida,
Gabi

Primeiro, aparente pré-disposicao a boderline???
Você pode estar com receio e culpa por sua raiva. Somos humanos, é natural sentirmos mágoa e raiva quando nos sentimos feridos por alguém, mesmo que esse alguém seja a nossa mãe.
Aprenda a acolher seus sentimentos, só assim poderá lidar com eles.
Recomendo de coração que faça psicoterapia!
Abraço

Gisele Moraes Psicólogo em São Paulo