No momento em que passei a agradar aos outros comecei a definhar

Feita por >Arles Carvalho · 16 set 2023 Abordagem psicológica

Sinto que a cada dia estou definhando, mais e mais. Tenho me dedicado a não contrariar determinadas pessoas do meu convívio, porém isso tem me exigido muito. Sempre me calo pra evitar maiores conflitos. Isso tem me adoecido mentalmente e já passou a me atingir fisicamente também. Estou em um dilema. Não sei como sair dessa.

A melhor resposta 29 JAN 2024

Oi Arles!
Sinto muito que você esteja se sentindo dessa forma. Muitas vezes, com base em experiências de infância e adolescência somos "ensinados" a fugir de conflitos, a aceitar tudo o que os outros nos impõe, e com o tempo, esse comportamento vai se tornando comum e "automático". Mas isso faz com que tenhamos dificuldade em impor nossos limites, o que é muito importante. Quando nos dedicamos e aceitamos tudo que vem do outro estamos abrindo mão de nossos desejos e valores. A terapia é um processo que pode te ajudar a desenvolver essa habilidade de se posicionar de forma mais assertiva, que consiste em entender o lado do outro mas também conseguir trazer sua opinião.

Fico à disposição para te ajudar com esse processo :)

Rafaela do Nascimento Silva Psicólogo em Rio de Janeiro

2 respostas

16 ABR 2024

Olá Arles!

É compreensível que você se sinta assim. Frequentemente, experiências durante nossa infância e adolescência nos moldam para evitar conflitos e aceitar imposições alheias. Com o passar do tempo, essa tendência pode se tornar um padrão de comportamento quase involuntário. No entanto, isso pode nos impedir de estabelecer limites necessários para o nosso bem-estar. Impor nossos limites é essencial para honrar nossos desejos e valores. Ao nos dedicarmos excessivamente aos outros, corremos o risco de negligenciar nossas próprias necessidades. A terapia pode ser um caminho transformador, oferecendo suporte para que você desenvolva a capacidade de se posicionar de maneira assertiva. Isso envolve compreender as perspectivas alheias, mas também expressar suas próprias opiniões e sentimentos de forma clara e respeitosa
Me coloco à disposição! Abraços!

Carol Freitas Psicólogo em João Pessoa

8 respostas

3 DEZ 2023

Olá, em um relacionamento a opinião de todas as pessoas é importante. Quando você não se dá o direito de falar o que pensa, é como se somente o outro estivesse nessa relação, ou seja, você se anula totalmente causando esse adoecimento. Então é necessário se ver nessas relações como uma pessoa que tem autonomia para expressar as emoções e opiniões de forma assertiva.

Fico á disposição.

Suely Barros Psicólogo em Rio de Janeiro

44 respostas

19 OUT 2023

Olá Arles.
Quando você observa algo ou alguém por outra perspectiva seus conflitos internos podem diminuir.
Nem sempre é necessário se calar, mas ser assertivo com as palavras pode ser um caminho menos doloroso.
Você disse que não sabe como sair dessa, os atendimentos psicológicos podem ser um caminho, pois neste espaço se pensa e repensa com a ajuda de um profissional em possibilidades para seus dilemas.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

25 SET 2023

Olá, Arle! Entendendo que você está enfrentando uma situação desafiadora. É crucial abordar essa questão para encontrar maneiras saudáveis ​​de lidar com essa situação.

Primeiramente, considere buscar apoio psicológico, pode ser uma etapa fundamental. Um psicólogo pode ajudá-lo a explorar seus sentimentos, identificar padrões de comportamento específicos e desenvolver estratégias para enfrentar a pressão social de forma mais saudável.

Além disso, praticar a comunicação assertiva é uma habilidade útil. Isso envolve expressar suas necessidades e limites de maneira respeitosa, o que pode ajudar a estabelecer limites seguros com as pessoas ao seu redor, sem prejudicar seus próprios interesses.

Buscar um círculo de apoio também pode ser benéfico. Isso pode incluir amigos, familiares ou grupos de apoio nos quais você possa compartilhar seus sentimentos e receber apoio emocional.

Priorizar o autocuidado é fundamental. Dedique tempo para atividades que o façam sentir bem e relaxado, como exercícios, meditação, leitura ou qualquer outra coisa que ajude a reduzir o estresse.

Definir limites é igualmente importante. Lembre-se de que você tem o direito de dizer "não" quando necessário para proteger sua saúde mental e física. Isso não se torna egoísta, mas sim alguém que se preocupa consigo mesmo.

Avaliar suas relações também é fundamental. Considere algumas delas que são constantemente relacionadas à sua saúde mental. Às vezes, pode ser necessário evitar pessoas tóxicas para preservar sua saúde e bem-estar.

Em resumo, é essencial cuidar de si mesmo, tanto do ponto de vista mental quanto físico. Se você se sentir sobrecarregado, não hesite em procurar ajuda profissional. O apoio de um psicólogo pode ser extremamente importante para orientá-lo no tratamento dessas questões e no desenvolvimento de estratégias saudáveis ​​para lidar com elas. Sua saúde e bem-estar devem ser prioridade. Abraços!

Jôse Adaiane Balbino da Rocha Psicólogo em Maceió

8 respostas

23 SET 2023

Olá, agradar o outro é uma forma de tentar ser amado e também faz bem para si mesmo, porém quando se torna uma obrigação e esquecemos de nós mesmos, pode se tornar um problema. Desprezamos os nossos valores, vontades, ou seja, quem somos. E nesse caso, você está agradando às pessoas, porém está se machucando . É esperado desejar ser aceito pelo grupo ou por pessoas e quando vivemos em função disso, podemos ficar ansiosos, inseguros e dependentes da opinião delas. Olhar para você e perceber as suas necessidades é fundamental para que aprenda a se agradar e dizer não às pessoas. É importante estabelecer limites e em alguns momentos se coloque em primeiro lugar.
Um acompanhamento psicológico pode te ajudar nesse processo.

Me coloco á disposição.

Suely Barros Psicólogo em Rio de Janeiro

44 respostas

18 SET 2023

O desejo de agradar aos outros pode ser uma virtude valiosa, mas quando isso se torna uma obrigação constante, pode se transformar em um fardo emocional e físico.

É admirável que você queira manter a harmonia em suas relações interpessoais, mas não deve ser à custa de sua própria saúde mental e física. A saúde e o bem-estar pessoal devem ser prioridades.

Para sair desse dilema, é importante buscar apoio e ajuda. Conversar com um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou terapeuta, pode ser um passo valioso. Eles podem ajudá-lo a desenvolver estratégias para estabelecer limites saudáveis, expressar suas necessidades e emoções de maneira construtiva e encontrar um equilíbrio entre agradar aos outros e cuidar de si mesmo.

Além disso, a comunicação aberta e honesta com as pessoas em seu convívio pode ser fundamental. Explicar suas preocupações e necessidades pode abrir espaço para relacionamentos mais saudáveis e compreensivos.

Lembre-se de que cuidar de si mesmo não é egoísmo, é uma necessidade fundamental.

Danillo Tavares Psicólogo em Goiânia

3 respostas

18 SET 2023

Oi Arles Carvalho
Pois deves tomar o caminho inverso: Deve contrariar a todos e ser fiel a si mesmo.
Você não veio aqui para se adequar aos outros, não veio aqui para ser como os outros querem;
Você está aqui para realizar o teu objetivo de vida... uma missão de vida - veio aqui para se realizar e ser feliz.
Quanto mais agradar os outros, mais definha porque desagrada a si mesmo.
Quem é voce? O que deseja neste mundo? pode ser que nem saiba ainda porque o meio te cegou.
Por isso, precisa resgatar a tua inteligência vital - a inteligência que a vida te deu.
É só dessa que voce precisa.
O meio ambiente (família, educação, sociedade, religião) te adaptou a ele, quer que voce seja útil a eles e não a si mesmo.
Faça Psicoterapia para se autenticar segundo as coordenadas da vida, para viver a tua vida e aprender a usar o sistema em teu benefício.
Não sei a idade que você tem, mas se acima dos 17 anos, comece tomar as rédeas da tua vida em tuas mãos. Seja pai e mãe de ti mesma, se responsabilize pelas suas escolhas e decisões; resolva os teus conflitos, assuma o comando da sua vida.
Abraços

5817 respostas

18 SET 2023

Olá Arles! Obrigado por citar. Fale mais! Você precisa falar muito mais de tua história, rotina. Precisaremos saber, por exemplo, tua história, idade, configuração familiar, metas, planos, assim como a modificação que você realizou, com a devida nitidez do antes e do agora.
Não há outro jeito: precisamos respeitar a nossa essência pessoal. Acontece que na essência pessoa também está contida a necessidade de convivência. De certa, forma, tendo a nós mesmos como essência, precisamos ser interessantes aos outros. É um aprendizado, maturação social, cultural, empática.
Vamos amadurecer?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.