Não sinto saudades de ninguém

Feita por >Juliano · 12 mai 2018 Luto

Boa tarde,

Já faz alguns anos que me sinto assim mas sempre achei ser normal até o falecimento de minha avó.

Nunca senti realmente falta de alguém ou um grande apego pelas pessoas, fico meses sem ver minha mãe e não me emocionei quando minha irmã teve seu primeiro filho, até hoje nem mesmo cheguei a ir vê-lo simplesmente por "preguiça" de ir lá, me dei conta dessa diferença com as outras pessoas quando minha avó morreu, minha irmã pediu que conta-se a minha mãe e eu simplesmente cheguei e falei "mãe a vó morreu" e abracei ela por saber que ela precisa disso, mesmo me esforçando não consegui chorar no enterro e quando a vi no caixão é como se observa-se um boneco ou alguém desconhecido. O mesmo vale para meus amigos de infância, tenho uma grande consideração por eles e penso até em ir vê-los mas não é ânimo suficiente nem mesmo para que eu lhes envie uma mensagem os convidando para sair ou vir a minha casa. Quando estou com as pessoas rio brinco e me divirto mas assim que "dou as costas" esse sentimento passa, é como se não tivesse apego a nada nem ninguém, quando falo isso sinto meu coração vazio mas diferente de uma depressão não mmtenho vontade de morrer, e como se fosse um robô que faz a mesma coisa todo dia é se sente satisfeito com isso mas nunca feliz, eu tenho sentimentos porém parecem mínimos e não duram muito, nunca existiu nada por exemplo que me tirasse a fome ou me atrapalhasse a dormir, chego a sentir um vazio no peito quando alguém se vai mas nada que dure mais que um dia.

Gostaria de entender melhor minha condição e saber se tem um nome para isso.

Desde já agradeço a atenção.

A melhor resposta 14 MAI 2018

Alexitimia, é o nome dado a alguém que possui dificuldade de expressar seus sentimentos, porém pelo seu relato não me pareceu que vc não tenha sentimento ou emoção, pareceu-me uma defesa, usada sem perceber, para não sofrer, talvez seja sintoma de outras coisas, sugiro a você que busque se conhecer mais, através da Psicoterapia.
Espero que lhe tenha ajudado. Estou a disposição.
Abraço
Vera Pelizzari

Vera Pelizzari Psicóloga Clínica Psicólogo em São Paulo

295 respostas

13 MAI 2018

Ola Juliano sua pergunta sobre seu funcionamento afetivo é pertinente, descreve situações onde o afeta ocorre na presença de alguem uma vez essa pessoa nao esta, a emoção a ela relacionada tb se vai. Como se não ocorresse a permanência da pessoa ligada ao afeto dentro de você. Ainda que isso parece nao te trazer prejuízos na vida cotidiana, tb nao te presenteia com o colorido que uma vida emocionalmente rica produz. Voce poderia buscar um profissional da psicanálise para contigo iniciar um caminhar pelas senda encontrar os nós que atam esse movimento, e te permita desenvolver relações significativas, onde dure tanto a presença dentro de vc como a emoção a ela vinculada. Mas com certeza novos aspectos de seu funcionamento mental deverão ser descobertos e uma nova vida desabrochara.

Maria das Graças da Silva Psicologia Psicólogo em São Paulo