Não sinto empatia e nem culpa

Feita por >ruby_ssz · 17 ago 2020 Desenvolvimento pessoal

Sendo sincera, eu não sinto empatia ou culpa por nada e nem por ninguém.
Todas as relações que fiz até hoje me traziam algum tipo de vantagem, seja um divertimento para quando estava entediada ou oportunidades e contatos.
Pra mim, minha família é só uma espécie de fornecedor de suprimentos. Não sinto o amor que eles tanto falam.

Nunca havia reparado nessas coisas, mas agora vejo com clareza. Eu só me aproximo de quem eu preciso e descarto MUITO rápido as pessoas.

Desde pequena também nunca senti saudade ou luto. Bem diferente de todos a minha volta; mas nunca achei que fosse um problema.

Apesar de parecer por essa descrição, não sou uma pessoa má. Não desejo o mal das pessoas, só não me importo com absolutamente nada que elas estejam sentindo ou passando.

Sei mentir com muita facilidade, mas não minto com tanta frequência mais, porque eu não ligo se vou machucar com o que eu disse.

Já sofri bullying e assédio, mas nunca me afetaram; achei que era porque sou uma pessoa forte, mas não deve ser só isso.

Eu sou uma espécie de psicopata ou só um erro qualquer?

A melhor resposta 18 AGO 2020

Olá Rugby_ssz! Grato por participar. Quem escreve isso, escreve porque algum incômodo experimenta. Imagine você andando em uma estrada, por mil quilômetros, totalmente plana, sem um morro, sem uma ponte, sem um rio, sem uma variação sequer. Será que você é assim? O que acontece é que pessoas machucadas sentem dor, sentem injustiças e querem, com coerência ou não, resgatar a sensação de justiça. As pessoas não ficarão indiferentes. As modificações delas, geraram modificações em você e nas tuas possibilidades.
Você quer mesmo construir uma resposta consistente para essa dúvida: psicopatia ou erro. Essas duas alternativas, qualquer delas, indicam erro.
Você é muito maior do que duas possibilidades, basta aprofundar.
Nós, psicólogo, nos sentiremos felizes, desafiados, realizados em te ajudar a se conhecer melhor e mais completamente. Conte conosco.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: empatia, ética, solidariedade, mente aberta, Ciência!)

8671 respostas

18 AGO 2020

Ruby, sou Geime Rozanski - Psicoterapeuta
Voce não é nem psicopata e nem tem qualquer erro.
Voce é objetiva e está buscando se realizar, achar o teu caminho para se realizar.
É bom que saiba que veio através dos pais, mas não és deles. Deves ser carinhosa com eles pela existência física que eles te proporcionaram.
Mas foi você que escolheu estes pais, esta família, este meio ambiente, tudo faz parte do objetivo de vida.
A vida te quer feliz e realizada, estás aqui neste mundo para fazer as tuas experiências e encontrar sentido para a tua vida.
O meio, o sistema sim te condiciona a ser como eles acham certo. Saiba diferenciar a exigência da vida da exigência do sistema.
Poder conduzir estas duas realidades em harmonia, te possibilita ter sucessos em tuas investidas.