Não consigo conversar com minha mãe assuntos intimos

Feita por >Beatriz sousa · 17 ago 2023 Terapia familiar

Eu simplesmente não consigo falar nada pessoal pra minha mãe, lutei muito internamente pra dizer que simplesmente tava namorando, porque meu namorado já tava aborrecido com isso, e pior que já estamos há 3 meses e já tivemos relação sexual, talvez minha mãe ache que eu seja virgem porque não conto sobre minhas experiências, simplesmente desconforto em falar, pra qualquer pessoa não só pra ela, queria entender o porque disso? Obs: já tenho 22 anos

A melhor resposta 23 AGO 2023

Oi Beatriz, obrigado por compartilhar um pouco da sua vivência. Bom, esse desconforto em se abrir com sua mãe vem de algum lugar. Pode ser reflexo das experiências que você teve com ela ao longo da vida, se sentiu que ela não validou suas emoções, suas dificuldades, isso naturalmente vai te deixar mais insegura em compartilhar. Se sua mãe for uma pessoa mais rígida, mais punitiva, isso também pode influenciar. Mas você não explicou muito como é sua mãe nem como é a dinâmica entre vocês. E pode acontecer também de sua mãe não ter essas características que citei e você ficar muito apegada a pensamentos que vem, de que ela vai te censurar, que ela não vai entender, que ela vai brigar, etc. Pensamento que podem não ter uma base na realidade, ou seja, que não há um fato concreto que sustente ele. Eu costumo perguntar para o paciente: "Como você sabe que essa pessoa vai reagir assim?" Porque muitas vezes nos perdemos nas nossas fantasias e fazemos uso de uma distorção cognitiva chamada "Leitura mental", achamos que sabemos o que o outro pensa e sente e de como ele vai reagir a algo. Na maioria das vezes isso não acontece. Então o que precisa ficar claro são os pensamentos que alimentam esse medo e essa insegurança de você conversar com sua mãe esses assunto. Uma sugestão. Pegue um papel e anote esses pensamentos. Depois leia cada um e tente perceber um padrão nele, tente entender o que eles te dizem. Lembre-se, podemos pensar mil coisas, mas não significa que essas coisas sejam daquele jeito ou que não acontecer. Se você estabelecer uma relação de confiança com sua mãe isso vai ser positivo para ambas. No fim, ela é sua mãe e imagino que quer o melhor parta você, que ama e se importa com você, então você, com 22 anos, se veja como uma mulher adulta, amadureça e saiba encarar essa situação. Pense nisso e boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

19 AGO 2023

Olá,
Você é a pessoa que precisa entender a sua intimidade, se não quiser compartilhar, não vejo porquê. É importante se conhecer, se cuidar e existe diversas formas para isso. No seu relato você não deixa claro o que você gostaria de compartilhar, além de dizer que não é mais virgem. Se não quer compartilhar, não compartilha. Na psicoterapia será possível você se conhecer e perceber o que é só pra você e o que talvez você possa compartilhar. Fico a disposição pra explicar como funciona o processo terapêutico, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

19 AGO 2023

Oi Beatriz Sousa
O que você sente, bloqueio emocional, travas mentais em falar de coisas íntimas, deriva da censura que existe na mente da mãe e que, por influência está na tua mente. São bloqueios impostos pelo meio, valores errôneos que se instalaram na mente e que agora precisa resolver, precisa deletar estas informações gravadas na tua mente, são travas mentais que não permitem que você seja e viva e saboreie a tua vida.
Porém, já tem 22 anos a precisa aprender a ser dona da tua vida, responsável pelas tuas escolhas e decisões, responsável pelas consequências que cada escolha gera.
Precisa você mesma ser pai e mãe de ti mesma e viver a vida que é, precisa resolver as tuas carências a tua dependência, não precisa mais ser validada pela sua mãe ou qualquer outra pessoa.
Para ser auxiliada, faça Psicoterapia - o melhor investimento que faz para si mesma.
Abraços

5817 respostas

18 AGO 2023

Olá Beatriz, podemos conversar sobre isso em terapia,
talvez exista uma barreira ao tentar conversar sobre esse assunto, até pq em outra época tudo era diferente.

Na terapia podemos ver o que é tão desconfortável para vc e pq vc se encontra nessa situação, sua mãe te da abertura para falar sobre isso ? O que vc sente quando tenta falar desse assunto com outras pessoas ? Algo em especifico te incomoda ? E pq vem incomodando ?
Caso queira conversar, estou disponível.

Érika Dipe Psicólogo em São Joaquim da Barra

49 respostas

18 AGO 2023

Olá Beatriz, entendo seu desconforto em relatar sua intimidade seja com sua mãe ou com pessoas próximas. Nem todos sente à vontade de relatar suas experiências íntimas. Você já se perguntou o que esse desconforto significa para você?
Se quiser aprofundar no assunto entre em contato com algum psicólogo.
Espero ter te ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

18 AGO 2023

Olá Beatriz! Que bom que você escreveu! O tema e conteúdo que você descreveu, representa dificuldade para a maior parte das pessoas de tua idade. A sexualidade é tema muito difícil para as famílias tratarem. Da mesma forma as mães estão representadas em um dimensão diferente - no imaginários dos filhos - como se ela não tivesse a sexualidade humana. Tranquilize-se. O que se passa com você é muito frequente. Tua mãe pela vivência dela, pela natureza humana dela, pela sexualidade humana dela, entende ou entenderá, assimilou ou assimilará tua vivência com ser sexual.
Não é preciso você introduzir a reflexão a partir do tema da intimidade sexual. Falar do namorado sim. O resto, provavelmente ela deduzirá. A maior parte das pessoas aos vinte e dois anos, já viveram alguma troca sexual efetiva. A maior parte das pessoas de quarenta anos, tem isso muito claro, entendido, elaborado.
Caso haja alguma particularidade extremamente ingênua, conservadora, de tua mãe, tenha sabedoria para lidar com isso. Não é preciso dizer, nesses casos, de forma direta, verdades cruas.
Caso necessite, estaremos a disposição para assessoria. Boa sorte em seu amadurecimento e comunicação com sua mãe.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.