Não confio em ninguém. Isso é normal, ou tem alguma razão para isso?

Feita por >Joana · 15 dez 2019 Desenvolvimento pessoal

Não consigo contar meus problemas para ninguém, e me sinto sozinha, pois acabo tendo que enfrentar tudo sozinha.

A melhor resposta 16 DEZ 2019

Olá Joana!
Nossas experiências boas ou ruins moldam nossos comportamentos. Acabamos criando certos repertórios com base no que já vivenciamos. Então, provavelmente você já deve ter enfrentado alguma situação semelhante ou não em que confiou em alguém e essa confiança foi frustrada ou a atitude esperada ocorreu diferente da que você idealizou. Então essa informação é passada para você de forma inconsciente, e você tende a se "proteger" ou a evitar se sentir vulnerável ou exposta, não confiando nas pessoas. Seria indicado você se permitir iniciar um processo terapêutico. E aprender a desenvolver o autoconhecimento, a confiar nas pessoas com consciência e cautela. Sentimos a necessidade de nos socializar e às vezes é necessário compartilhar e receber apoio do outro. Isso nos ajuda a estabelecermos vínculos.

Um abraço!

Psicóloga Giselle Melo Psicólogo em Manaus

56 respostas

16 DEZ 2019

Oi Joana...
A vida é de cada um e os problemas também, cada um tem os seus e quando eles aparecem é porque a solução também já está dentro de si. Basta querer enfrentar e resolver.
A maioria gosta de contar para os outros os seus problemas colocando-se como vítimas, tentando assim aliviar suas angústias. Grande engano porque só piora as coisas. Pode-se sim não saber resolver e aí se busca um profissional que ajude a entender o problema, mas quem resolve é o próprio indivíduo. O Psicoterapeuta não cura, ele apenas te desafia e através de questionamentos tu identifica dentro de ti a solução.
Até tu confia, tanto que mandou este questionamento para nós. Mas só tu mesma para conhecer e compreender o teu problema. Correta quanto a isso.

5817 respostas

16 DEZ 2019

Oi Joana! Certas experiências que temos na vida muitas vezes nos deixam cautelosos, de maneira que não conseguimos confiar nas pessoas devido a várias experiências que vivemos anteriormente. Mas é bom ter com quem compartilhar a dor que sentimos as alegrias, etc. Que tal se você procurar uma ajuda especializada para te ajudar a entender melhor o por quê de você ter chegado a este ponto, seria bem interessante. Caso queira realizo atendimento Psicológico online, se você tiver interesse pode entrar em contato que te explico como funciona.
Um grande abraço,
Regiane Simões

Regiane B. Simões Cruz Psicólogo em Manaus