Não compreendi bem o motivo do término

Feita por >Paola · 24 jan 2023 Abordagem psicológica

Olá, boa tarde a todos! Gostaria de compartilhar algo que aconteceu comigo recentemente que interferiu nos meus trabalhos e até no meu ânimo e energia para o cotidiano. Eu adentrei em um relacionamento com um dos meus melhores amigos, já éramos amigos há 3 anos . Ele conhecia meu histórico ou seja as coisas que tinha acontecido comigo nos meus relacionamentos, no qual eu tive o infortúnio de ser traída várias vezes. Consequentemente isso interferiu na confiança que eu tinha com as pessoas. Eu e meu amigo começamos a ficar, e desenvolvemos sentimentos de forma romântica, ele me pediu em namoro, antes de aceitar, eu conversei com ele, uma conversa bem séria, dizendo o quanto ainda tava machucada e como isso interviriu na minha confiança com outrem. Mas como a confiança é algo que se constrói decidimos adentrar na relação e até aí tudo bem. Ele trabalha fazendo muitas viagens e isso nunca interrompeu, também tem vários amigos e amigas, sai muito e se diverte. Eu fico muito feliz por ele, e isso nunca interferiu. Só que o problema aconteceu com a ex dele, que desde quando tínhamos assumido ela não parou de inferniza-lo, era constantemente dizendo nas redes sócias o quanto sentia a falta dele e outras coisas e sempre tentando manter contato, ela nunca se importou quando ele tava solteiro, só Deus que começou a se relacionar, isso pra mim é sentimento de posse sobre a pessoa, mas tudo bem, voltando. Eu conversei com ele explicando que aquilo de certo modo estava me incomodando e tudo piorou quando ela gravou um vídeo falando de uma menina que supostamente seria eu. Eu pedi pra ele cortar o contanto já que era algo que estava entrando na nossa relação, ele me disse que tinha bloqueado ela, depois eu descobrir que ele mentiu e ela ainda estava nos Contatos dele. Eu fiquei muito brava e comecei a deduzir alguma coisa, de tipo? Será que ele mantém contanto ainda ou fala com ela ainda, consequentemente, eu pedi para ver o celular dele, só apenas o contato dela e ele me negou, eu falei que não queria entrar na individualidade dele, mas que naquele momento, eu queria tirar uma dúvida. Ele não deixou e terminou comg depois que pedi o celular. A grande questão é que eu fiquei sem entender, com várias dúvidas, fiquei com a sensação que ele já queria terminar e esperou um único deslize meu pra romper. A tristeza logo bateu forte no meu coração, pois como que pode alguém que era meu amigo e dizia me amar incondicionalmente terminar assim, sem antes ter uma conversa pra nós resolvemos, pontuar o que não gostou e etc. tentar achar soluções para contornar o impasse, eu não sou uma pessoa egoista, eu sempre estou disposta a ouvir a pessoa. Eu fiquei triste porque sentir que nem o diálogo era possível, depois, eu aceitei, mas fiquei triste como ele agiu depois, não tenho vergonha de admitir que chorava todos os dias angustiada com isso, eu só queria uma conversa com ele pra entender o término, apenas, mas isto foi negado e ele queria falar pelo WhatsApp. Eu sentir um levo desprezo em relação a nós entendemos e nós resolvemos pra seguir em frente de forma lúcida.

A melhor resposta 26 JAN 2023

Olá Paola, espero que esteja tudo bem você.

Assim como você informou que tinha algumas inseguranças devido a suas experiências anteriores em relacionamento, ele também poderia ter algumas inseguranças, que só surgiram a partir do momento que houve aquela atitude por parte da ex dele, e que acabou atingindo você diretamente. Como você ainda se encontrava com muita fragilidade devido às suas experiências anteriores, isso acabou sendo um gatilho, que acabou levando você a tomar a atitude que tomou, primeiro pedindo que a ex fosse bloqueada, depois pedindo para ver o celular dele, o que me parece despertou nele sentimentos que não foram positivos para sustentar o relacionamento de vocês. É preciso refletir se realmente seria necessário essas duas atitudes suas, e até que ponto elas poderiam te dar a segurança interna que precisava. Para que você possa iniciar um relacionamento da melhor maneira, e vivenciá-lo de maneira saudável, é preciso que você esteja bem consigo, fortalecida, segura. Se você não consegue isso sozinha ainda, talvez seja necessário esperar até que você esteja realmente bem para experimentar a vivência afetiva. Neste sentido, um Psicólogo pode ser muito indicado para você, pois ele vai te auxiliar a compreender e elaborar melhor suas vivências passadas, para que você possa se sentir completa e íntegra para vivenciar um relacionamento afetivo em sua plenitude. Por isso, se você desejar dar continuidade ao seu desenvolvimento pessoal, aprendendo a lidar melhor com essas questões, o Psicólogo é o profissional mais indicado.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

25 JAN 2023

olá! Você precisa de ajuda? Então é só agendar uma consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

25 JAN 2023

Paola!
De nada adianta voce querer forçar alguém a ficar com voce; de nada adianta voce cobrar uma outra pessoa!
Cada é livre, a vida nos deu a liberdade e o livre arbítrio. Ninguém deve cortar, bloquear contatos por estar namorando, por voce não gostar dos contatos que o outro tem ou não tem.
Cada um é como é; cada um administra a si mesmo; voce não tem controle sobre outros; tem somente sobre si mesma.
Seja para si mesma, seja como voce gosta de ser, priorize-se e pare de querer adaptar os outros ao que voce quer.
Se voce foi traída... qual a implicancia disso em você? Nada acontece por acaso... isto tem a ver com a tua história de vida.
Verifica isso e resolva este conflito em si mesma.
Se não resolver, todos os relacionamentos vão se complicar... a motivação da traição está dentro de voce.
Porque voce atrai estas pessoas com possibilidades de traição... voce se sente em culpa.
Faça terapia que logo vai entender.
Precisa resolver isso.
Abraços

5817 respostas

25 JAN 2023

Olá Paola! Obrigado por escrever. Coisas envolvendo amor, colegas e conhecidos, ou até os raros amigos, sendo confundidos nas qualificações, é frequente e comum. A parte que mistura as coisas, colocando amigos e amores, sem muita fundamentação, acaba por não poder contar com explicações. Os amores e amizades sérios não se explicam. Acontecem. Os amigos são sólidos, tolerantes, estáveis, contínuos. Os amores são estradas muito acidentadas que, em algumas curvas, podem derrubar alguém. Com a maturação amorosa, aprende-se a dirigir nas curvas.
A mistura de papéis é sempre de alto risco. (amigo-namorado) Comunicações virtuais sempre são de extrema pobreza, assim como de extremo potencial para mal entendidos, fantasias indevidas.
Redes sociais, somente para brincar de forma leve. O que se publica nelas é visto por muitas pessoas, cada qual em um contexto emocional/social diferente. A chance de haver problemas é enorme.
Priorize a vida real, com pessoas ao vivo e em cores.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, primitivo, bárbaro, se faz um deles.