Namoro e moro junto mas me pergunto se ainda quero ele.

Feita por >Tata · 12 ago 2024 Terapia de casal

Começamos a namorar muito rápido e em menos de um ano estávamos morando juntos, passamos por muitas brigas mas sempre nos damos bem e decidimos melhorar a relação. Mas a cada briga eu me recentia mais da forma que ele me tratava. Agora estamos numa fase tranquila, tão tranquila que nada acontece. Não sinto que nos divertimos e nem intimidades rola mais. Daí fico me perguntando se ainda amo ele. Quando ele me dá afeto físico fico com a sensação “por que você tá fazendo isso?”, ao mesmo tempo, não sinto que temos mais tanta conexão e que ele não me ouve/não se importa muito comigo quando conversamos.

A melhor resposta 13 AGO 2024

Olá, Tata, primeiramente gostaria de te agradecer pela oportunidade de te ajudar.

Tata, talvez possamos começar analisando sua situação buscando entender porquê a formalização do namoro e a decisão de morarem juntos foram tão rápidas, pois tanto o compromisso de um namoro quanto escolherem a convivência diária sob um mesmo teto acarretam responsabilidades muito especiais. Esclarecer melhor o início desse relacionamento fará com que você possa entender melhor porquê o atual estado da relação não te satisfaz.

Tata, fico à disposição, realizo o atendimento on-line.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

287 respostas

26 AGO 2024

É comum que relacionamentos passem por altos e baixos, especialmente quando as coisas se movem rapidamente, como no seu caso. Você começou a morar com seu parceiro em menos de um ano de relacionamento, e agora está enfrentando um momento de calmaria que parece ter levado a questionamentos sobre a conexão entre vocês.

Aqui estão alguns pontos que podem ajudar a clarear sua situação:

Resentimento Acumulado: Você mencionou que as brigas deixaram ressentimentos, e esses sentimentos podem afetar a forma como você vê e interage com seu parceiro agora. O ressentimento pode criar uma barreira emocional que impede que a intimidade e a conexão fluam naturalmente. Esse é um aspecto importante a ser explorado e discutido, seja em uma conversa aberta com ele ou em terapia de casal, se possível.

Fase de Estagnação: A fase tranquila que você está vivendo pode parecer uma benção em comparação com os momentos de briga, mas a falta de eventos ou emoções intensas pode fazer com que o relacionamento pareça estagnado. Isso pode levar a uma sensação de desconexão ou até mesmo tédio, o que é natural. No entanto, é importante entender se essa calmaria é uma pausa necessária para o crescimento individual e do relacionamento ou se é um sinal de que algo fundamental está faltando.

Intimidade e Conexão: A falta de intimidade física e emocional pode ser um sinal de que algo está precisando de atenção. A intimidade não é apenas sobre sexo, mas também sobre sentir-se ouvido, compreendido e valorizado pelo parceiro. Se você sente que ele não está ouvindo ou se importando com você durante as conversas, isso pode estar contribuindo para a sensação de desconexão.

Questionamentos sobre o Amor: É natural se perguntar se o amor ainda está presente quando a conexão parece estar faltando. O amor pode se manifestar de maneiras diferentes ao longo do tempo, e pode ser que vocês estejam em um ponto onde precisam redefinir o que o amor significa para vocês agora. O amor pode mudar, e isso não significa necessariamente o fim do relacionamento, mas pode indicar a necessidade de uma nova abordagem.

Comunicação: Tentar abrir um diálogo sincero com seu parceiro sobre como você está se sentindo pode ser um passo importante. Ele pode não estar ciente de como você está interpretando as ações dele ou de como você está se sentindo em relação à conexão entre vocês. A comunicação é a chave para entender onde cada um está emocionalmente e para decidir juntos o caminho a seguir.

Autoreflexão: Perguntar a si mesma o que você deseja e precisa em um relacionamento é essencial. O que você espera de um parceiro? Como você vê o futuro com ele? Essas reflexões podem ajudá-la a entender melhor seus sentimentos e a tomar decisões sobre o relacionamento.

Exploração de Novas Experiências: Às vezes, sair da rotina pode ajudar a reacender a chama no relacionamento. Planejar atividades novas, viajar ou até mesmo buscar hobbies juntos pode trazer de volta a sensação de diversão e conexão.

Se você se sentir confortável, pode ser útil buscar aconselhamento de um terapeuta individualmente ou em casal. Ter um espaço seguro para explorar essas questões pode trazer clareza e ajudar a decidir os próximos passos de maneira mais informada e consciente.

Érica Tavares Psicólogo em Sete Lagoas

30 respostas

15 AGO 2024

As questões que você levantou são compreensíveis e muitas pessoas passam por momentos de dúvida e desconexão, especialmente em relacionamentos de longo prazo.

É importante reconhecer que o que você está sentindo — a falta de conexão, a ausência de intimidade, e a dúvida sobre os próprios sentimentos — são sinais de que talvez haja algo no relacionamento que precise ser explorado mais a fundo. Essas mudanças podem ser resultado de vários fatores, como o acúmulo de ressentimentos das brigas anteriores, a rotina, ou a falta de comunicação efetiva entre vocês.

Explorar essas questões em um espaço seguro pode ajudar você a entender melhor seus próprios sentimentos e o que você deseja do relacionamento. Pode ser útil considerar uma conversa aberta com ele sobre como você está se sentindo, de uma maneira não acusatória, mas expressando suas necessidades e preocupações.

Se precisar de apoio para navegar por esses sentimentos ou para planejar como abordar essa conversa, estou aqui para ajudar. Esses momentos de dúvida podem ser desafiadores, mas também podem oferecer uma oportunidade para o crescimento pessoal e do relacionamento.

Crislayne Marques Psicólogo em Rio Largo

10 respostas

13 AGO 2024

Olpa Tata, tudo bem?
Essa situação que você descreve é desafiadora, especialmente quando um relacionamento passa por fases de questionamento e incerteza. Mesmo que pareça difícil, é fundamental ter uma conversa honesta sobre como você está se sentindo. Explique suas preocupações de maneira calma e sem acusar. É importante que ele saiba o que está passando pela sua mente. Observe se ele está realmente ouvindo você e se importando com o que você diz.
Tente refletir sobre as brigas passadas e como elas afetaram seus sentimentos. Esses ressentimentos estão impedindo você de se conectar novamente? E, se sim, eles são superáveis?
Se relacionar com o outro não é fácil, amar o outro é importante da mesma forma que se comunicar também. Fazer psicoterapia pode ser uma forma de te ajudar a lidar com esses sentimentos.
Marília - psicóloga de abordagem psicanalítica.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

168 respostas

13 AGO 2024

Olá, está na hora de parar e olhar para o que você quer pra você. O que te faz bem neste momento e o que não cabe mais na sua vida. Para que não tome nenhuma decisão sem avaliar os prós e contras e o que realmente é um desconforto ou algo mais sério, sugiro que faça psicoterapia. Vai ajudá-la no seu alto conhecimento, autoestima e ver o que aconteceu porque você quis ou apenas deixou rolar. Nunca é tarde para buscar uma qualidade de vida que a faz se sentir bem e realizada. Fico a disposição para ajudá-la neste processo, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

347 respostas

13 AGO 2024

Olá, tudo bem com você?

Posso estar completamente equivocado, mas no teu relato tenho a sensação de que tu já tem essa resposta sobre querer estar junto com teu namorado ou não. Pensando por essa linha, quais seriam os benefícios e malefícios do possível término? Como tu observas a tua vida nessa relação nos próximos 3 meses ? Observando pelo ponto de vista positivo, quais são os pontos positivos dessa relação?

Refletir sobre essas perguntas pode acabar te auxiliando na tomada de decisão, sugiro que as responda por escrito para poder visualizar as mesmas em diferentes momentos. Fico à disposição caso tenha vontade de conversar mais sobre ou marcar um horário.

Bruno Machado - Psicólogo Clínico.

Bruno Gularte Machado Psicólogo em Pelotas

18 respostas

13 AGO 2024

Olá!
É muito comum que pessoas que passaram por situações violentas em relacionamentos sintam um desconforto quando se colocam em uma relação tranquila, como se houvesse uma espécie de tédio.
Na psicoterapia, passamos a entender que o amor não está condicionado à agressividade, mesmo que ela trouxesse uma movimentação para a relação. É como se estivessemos tão acostumados às brigas que não sabemos como nos relacionar sem elas. Por isso acredito que você possa se beneficiar muito da consulta com um psicólogo, assim juntos vocês podem buscar um caminho para atualizar o entendimento sobre a forma como nos relacionamos.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

955 respostas

13 AGO 2024

É natural questionar seus sentimentos quando um relacionamento passa por mudanças, especialmente depois de brigas e ao perceber uma falta de conexão. Pergunte-se o que o amor significa para você agora. Às vezes, os sentimentos mudam ou se transformam com o tempo. Tente identificar se o que você sente por ele é mais amizade, companheirismo, ou se ainda existe algum resquício de amor romântico.
Também é importante compartilhar suas preocupações e sentimentos com ele de forma honesta e aberta. Às vezes, o outro não percebe o impacto das suas ações ou o quanto você está se sentindo desconectada. Reflita sobre o que é essencial para você em um relacionamento. Se a comunicação, a intimidade, e a conexão emocional são prioridades e você sente que não está recebendo isso, pode ser um indicativo de que algo precisa mudar.
Considerar um diálogo mais profundo sobre o futuro da relação ou até mesmo buscar ajuda profissional, como a terapia, pode ser uma boa opção para entender melhor seus sentimentos e se ele está disposto a trabalhar na relação.

Vitória Martins Suliano Psicólogo em São Paulo

23 respostas

13 AGO 2024

Tata, sugiro que você reflita sobre sua vida amorosa. Quais suas expectativas? Propósito? Como está seu autoconhecimento emocional? Muitas pessoas se auto sabotam no relacionamento, seria importante fazer uma terapia para você avaliar sua forma de amar e ser amada, vínculos. A disposição

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

235 respostas

13 AGO 2024

Bom dia, Tata! Obrigado por escrever. Namoro deve ser conduzido em etapas. Até mais ou menos os vinte e sete anos, dada a sociedade complexa e a natureza humana profunda, as pessoas devem viver prioritariamente entendimento da natureza humana, da cultura, envolvendo estudos, trabalho, diversão, socialização.
Amor não pode ser confundido com paixão.
Vocês passaram a viver, sem a devida preparação e maturação, dois papeis: namorados e moradores de mesma casa. Esse seria o passo do casamento ou da união de experiência ou estável. Como não estão bem, a convivência próxima evidenciou que nesse momento, não estão maduros para viverem juntos com a devida alegria e troca.
Será preciso amadurecer mais, talvez cada qual em caminho diferente.
Estarei a disposição para melhores direcionamentos.
Atenciosamente,