Namoro e família

Feita por >Oliveira · 25 out 2022 Terapia familiar

Namoro a quase 5 anos e percebo que é como se meus pais não gostassem do meu namoro. Sou o filho mais novo e tenho 22 anos e eles sempre falam as mesmas coisas. Coisas do tipo: "Não vai se iludir que você é muito novo" Ta bom de você da um "freio" nesse relacionamento. Isso acaba se tornando uma coisa cansativa. Até minha namorada tem um pouco de receio dos meu pais. Não sei o que fazer. Alguma opinião? Fico grato!

A melhor resposta 26 OUT 2022

Olá, Oliveira!

Me parece que você tem duas opções:

1a: deixar seus pais falarem e não absorver, não dar importância.
2a: falar pra eles que isso te incomoda e que você gostaria que eles parassem com esses comentários.

Na 2a opção você pode se deparar com uma negativa da parte deles, claro. E aí teria que pensar no que fazer nesse caso: cortar o contato/se afastar dos seus pais ou voltar pra 1a opção ou manter.

Fora isso, tem sempre o caminho mais longo e mais difícil que é sentar e conversar, tentando entender porque eles não gostam dela, explicando porque você gosta, estimulando eles a verem os aspectos positivos da sua namorada, etc (isso aqui dá mais trabalho e tem que ter cuidado com as expectativas, porque pode ser que nada mude, apesar dos seus esforços).

Te respondi de forma bem simplista e objetiva, mas te sugiro buscar terapia para lidar com tudo isso, pois com certeza essa história tem nuances que eu desconheço e merece um aprofundamento que por aqui não consigo te dar.

Fernanda Koba, Psicóloga e Terapeuta Cognitivo Comportamental e Especialista em Psicologia Positiva.

Fernanda Koba, Psicóloga Clínica, Terapeuta Cognitivo Comportamental, Especialista em Psicologia Positiva.

Fernanda Koba Psicólogo em Rio de Janeiro

7 respostas

26 OUT 2022

Primeiro, corte o cordão umbilical psicológico com a sua familia;
Não nasceu para voce mesmo ainda.
Não é voce que está namorando a moça?
Não é voce que vai casar com ela?
Então porque permite que a familia opinem qualquer coisa a respeito disso?
É claro que a namorada fica com receio... voce não se posiciona, você é dependente da família...

5817 respostas

26 OUT 2022

Olá Oliveira! Que bom que aproveitou bem esse espaço pra poder dizer algo que o incomoda.
Da pra compreender tanto o seu posicionamento, quanto de seus pais (que naturalmente desempenham uma preocupação querendo ou não), porém acabam trazendo a visão deles sobre o relacionamento (que pode estar certa ou não), de qualquer forma um diálogo maduro com seus pais pode ser bem eficiente.
Buscar por independência e responsabilidades também poderão te ajudar a trazer mais autonomia e, consequentemente poderá tomar suas próprias decisões, escolhas e obviamente lidar com as consequências dessas.
Espero que consigam entrar em um consenso, boa sorte!

Qualquer dúvida, é só entrar em contato!

Luara Dal Rovere Psicólogo em São José do Rio Preto

64 respostas

26 OUT 2022

Oi Oliveira! Obrigado por escrever. Os pais, quase todas as vezes, segundo suas experiências de vida, querem o bem dos filhos. De outro lado, de fato, começar a namorar aos dezessete anos, permanecer no mesmo namoro até os vinte e dois anos, envolve idade na qual a prioridade deveria ser estudos consistentes, trabalho consistente, turma de colegas e conhecidos consistentes, esportes coletivos de contato, formação cultural. Pais não são perfeitos, mas tem mais experiências, filhos não são perfeitos, precisam amadurecer. Namoro precisa ser antecedido do amor próprio, do amadurecimento, da relativa preparação para a vida e para a independência.
Talvez existam outras coisas que você deseje falar. Pelo descrito, você e ela, precisam amadurecer.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. As mentiras ainda perduram nos falsos religiosos e políticos com intenções egoístas. É impressionante como falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Resgatemos a empatia e a democracia.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador vocacional