Namorada com Borderline ou apenas coinscidência? Urgente...

Feita por >DR · 11 jul 2022 Psicoterapias

Olá, tudo bem? Me chamo Rafael, tenho 19 anos e minha namorada também. Começamos a namorar há 3 anos e nossa conexão e valores são ótimos, o que indica um relacionamento bem duradouro.

Mas recentemente, algo está me preocupando. Quando começamos a namorar, ela deixou bem claro que é diagnosticada com transtorno misto ansioso depressivo, e até aí tudo bem, sempre ajudei ela em crise depressivas e o sentimento de tristeza sempre manifestou nela.

Vale lembrar que namoramos a distancia, nos vemos nos fins de semana e no resto o namoro é virtual. Pessoalmente, ela fica normal, virtualmente, aparenta ter mais crises.

O problema é que nos ultimos tempos ela vem apresentando dependencia emocional, irritabilidade sem razão, problemas com a auto-imagem - ela é obesa e se odeia por isso, embora já se odiasse quando era magra -, é ciumenta e se automutila quando está muito mal.

O que me faz acreditar que ela não tem borderline é que ela não é agressiva ou destrói coisas, não tem conversas desconexas e nem tem vicios loucos - em sexo, droga, bebida etc.

O que é isso? Ela tem indicios de borderline ou é apenas o transtorno misto ansioso depressivo mesmo?

Obrigado desde já.

A melhor resposta 13 JUL 2022

Olá DR.
Até os médicos tem dificuldades em dar diagnósticos de doenças parecidas, para eles é importante, pois precisam acertar na medicação, mas para "leigos" o importante é perceber quais as dificuldades que se apresenta e como lidar com isso. Pessoas com os mesmos diagnósticos podem ter comportamentos diferentes, e nem todos que tem transtornos de personalidade serão usuários de drogas, além do que, existem sintomas com graus diferentes, uns podem ter sintomas mais elevado e outro mais brando.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

13 JUL 2022

Olá DR, espero que esteja tudo bem com você.

Pelo que você relatou não é possível dizer com certeza se ela possui o Transtorno de Personalidade Boderline. Como vocês ainda são jovens, é possível que, se ela tiver mesmo esse quadro, ele possa se manifestar de maneira mais visível pelos 27 anos em diante, e pode ser que com o passar dos anos alguns outros indícios surjam. No momento o que é indicado é que ela possa entrar em psicoterapia, para que ela possa conversar com um profissional sobre os sentimentos e comportamentos dela, que parecem estar afetando tanto você quanto a ela. Muitas vezes, quando passamos a nos conhecer mais, experimentamos um sentimento de tranquilidade sobre nossas ações, o que reflete mudanças de condutas em nossas vidas. Se ela apresenta tais comportamentos, é preciso primeiro entender porque eles se manifestam desta forma, e o que eles significam. Incentive a sua namorada a conversar com um Psicólogo, para que ela possa fazer um acompanhamento por um tempo. Isso vai ser muito importante para tentar compreender o que ela está passando, e realizar o melhor tratamento possível. Com certeza isso irá ajudar vocês.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!
Um abraço!

Clóvis Neto CRP 17/1518
(Atendimentos on-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

13 JUL 2022

Bom dia DR.

A automutilação pode ocorrer em diversos transtornos, no que você coloca "é ciumenta e se automutila quando está muito mal." pode somente ser um dos sintomas da ansiedade, ou seja, a angustia do sofrimento não passa com medicações.
Veja com ela a possibilidade de fazer terapia (caso já não faça), essa angustia precisa ser entendida.

Att.
Claudio Benhame
CRP 06/161840

Claudio Benhame Psicólogo em Santo André

30 respostas

12 JUL 2022

Olá Rafael.
Sua namorada precisa de ajuda profissional.
Sugiro que converse com ela sobre o assunto.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

12 JUL 2022

Olá Rafael! Obrigado por perguntar. É sempre prudente conhecer pessoas, o mais profundamente possível, que pudermos. Pessoas podem conter diagnósticos. Diagnósticos não podem conter pessoas. Além disso, diagnósticos em aspectos psicológicos, precisam de muito cuidado. Para definir um quadro, com respeito e justiça, é preciso entrevistas, avaliações, observações, resgates históricos, dela, com ela.
Para isso, se for a busca dela, estaremos a disposição.
Desculpe-me a impossibilidade de ofertar uma resposta positiva. Não se pode correr o risco de falhar com a ética, na tentativa de atender a uma solicitação.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "líderes religiosos" querem é dinheiro - são atores, são falsos, comerciantes da fé, opositores do conhecimento. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Resgate as máscara, evite aglomerações e elimine criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.