Na pratica somos obrigados seguir religiao, pra ser reconhecido por Deus ?

Feita por >Lary · 21 jan 2023 Abordagem psicológica

Ola, Sou Larissa, tenho 25 anos, tenho problemas em relação seguir religião, e por muitas vezes sigo confusa em qual seguir e se é algo obrigatório seguir, pois nao me idêntifico com nenhuma e nem quero seguir, porém, as vezes parece que se sentimos excluidos de certas coisas, por nao seguirmos, da familia. Especialmente quando se tem uma familia que é testemunha de jeova. O que fazer neste caso ?

A melhor resposta 25 JAN 2023

você só tem que ser conhecido de si mesmo, Larissa... ter Fé na vida que se apresenta sob a forma de sentimento.... se Deus falar Ele fala Ele mesmo em sua existência... e busque Deus não sob a forma de um conceito, uma doutrina ou uma religião... seja Vida! e siga seu coração.

Carlos Onofre Façanha Dantas Psicólogo em Ceará

9 respostas

24 JAN 2023

Olá Lary, espero que esteja tudo bem com você.

A noção de espiritualidade é algo muito maior que religião. Muitas pessoas são extremamente espiritualizadas, e passam anos vivenciando a religiosidade de maneira muito completa, sem sequer seguir nenhuma religião. Elas são muito mais conectadas com o aspecto transcendental da religião, e com seus aprendizados, do que pessoas que seguem alguma religião em específico, sendo pessoas muito boas, íntegras, honestas e alinhadas com seu propósito de vida, conhecendo, muitas vezes, diversas particularidades de várias religiões, sem que se identifique exclusivamente com nenhuma em especial, mas respeitando e honrando a todas, e todo o conhecimento milenar que elas apresentam. A escolha por qual religião seguir deve ser feita com muita consciência e responsabilidade, e pode demorar toda uma vida para ser feita. Cada religião traz consigo inúmeras particularidade e formas muitas vezes distintas de ver o mundo e de compreender a realidade. Daí a importância de ter consciência na hora de adotar uma religião, buscando uma que faça realmente sentido para você e para sua vida. O seu caminho é individual na hora da escolha, ou não, de uma religião, e a sua necessidade de adotar uma em detrimento a outra, virá com o tempo, com o amadurecimento e com consciência. Sua Fé pode e deve ser desenvolvida aprimorada com o tempo, mesmo você não seguindo nenhum religião em específico. Acredite em você e na sua trajetória.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

23 JAN 2023

Oi Larissa,
Qual a concepção que voce tem de Deus? ... da Religião! Pois esta é uma mentira!
Vida é uma coisa, é o que voce é: Vida, Força, Energia. A vida te deu a liberdade e o livre arbítrio.
Religião é outra coisa; Religião é uma invenção do sistema, é um tentáculo do sistema para te roubar a liberdade, para te sugurar pelo cabresto, para fazer o que eles querem e não o teu livre arbítrio.
Voce é o que voce escolhe, o que voce decide ser. Não há nenhum Deus castigador que te pune, que te vigia, que te condena.
Também não há nenhum Deus salvador, que te salva, que te gratifica, que te dá o "céu"...
Só há consequência/resultados da tua escolha, da tua decisão... é responsável pelas tuas escolhas e pelas consequências que cada escolha gera.
Voce é imagem e semelhança de Deus, não tem como não ser reconhecida por Deus. Deus é a causa, voce é efeito. Não dá para separar a chama, do fogo. A chama se extingue quando apaga o fogo. Deus está em ti, é você...
As religiões usam o medo para escravisar as pessoas. Por isso a ideia do ceu e do inferno... só invenção!

5817 respostas

23 JAN 2023

Olá, Lary, te agradeço pela oportunidade de tentar te ajudar.

Na prática somos livres, Lary, e sermos responsáveis pela nossa liberdade exige segurança de quem somos e do que queremos. Quando pouco entendemos nossos sonhos e desejos, medos e conflitos, ficamos à mercê do meio que nos criou e no qual estamos ligados - família, escola, igreja, sociedade como um todo. E sempre estamos inseridos em uma dada comunidade, num grupo de pessoas que sustentam e buscam viver algum princípio ou ideal em comum; a sociedade humana, obviamente, é muito mais vasta e complexa do que uma determinada comunidade. E é isso, você, eu, cada pessoa é muito mais vasta e complexa do que uma determinada comunidade, seja ela secular ou religiosa. Qualquer doutrina, ainda que respeitemos e consideremos sua riqueza filosófica e histórica e seu valor como agregador comunitário, é menor do que qualquer singularidade humana, menor do que eu e você, Lary.

Espero ter ajudado um pouco na sua reflexão, Lary, estou aberto para aprofundarmos esse dilema tão importante que você traz.
Um cordial abraço,
Bruno.

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

183 respostas

22 JAN 2023

Olá Lary! Que bom que você escreveu esse tema! É polêmico, indevidamente compreendido, mas é necessário ter coragem de colocar. Religião, na verdade significa religação, religação com Deus, através das ações, não das teorias. Deus é sinônimo de ética, de bondade, de respeito, justiça, clareza de ideias, convívio acolhendo e ajudando a todos, em comunidade. Religião é religações com o bem, com a honestidade, com a solidariedade, com o respeito, com a justiça, com a cooperação pela harmonia entre pessoas, animais, plantas e todo o meio ambiente. Infelizmente a maior parte, a imensa maioria dos que se dizem líderes religiosos, são é bandidos. Usam da fé dos ingênuos para levar vantagem. Basta olhar o estilo de vida que ostentam, os bens que acumulam. Completando o raciocínio, igreja significa povo de Deus, que vem de eclesia. (Grego). Aos vinte e cinco anos, é hora de organizar valores autônomos, de construir um mundo melhor, sendo flexível, usando o discernimento, a saudável, ética, significativa e temperada troca com todos, inclusive, com os que pensam diferente de você, sem abrir mão da essência de tua responsabilidade de ter pensamento, ação e respeito próprios.
Estou a disposição para maiores esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, primitivo, bárbaro, se faz um deles.

8644 respostas

22 JAN 2023

Olá Larissa. Espero que você esteja bem!

A espiritualidade é algo muito particular de cada um, não é mesmo? Dito isso, não há certo ou errado e muito menos obrigação de crer ou se filiar a alguma religião. O que é importante é você se sentir confortável, se estar filiada a uma religião te gera bem-estar, promove valores que te orientam e fazem sentido para você e dão proposito à sua vida, ÓTIMO. Mas, se é algo que não te gera satisfação, e, às vezes, até te gera mal-estar, opressão, medo, conflitos e você consegue dar sentido e preencher sua vida com outras coisas (arte, música, relacionamentos, reflexões, trabalho voluntário, etc.), ÓTIMO TAMBÉM.

Em relação à sua família religiosa, isso é algo que necessita de diálogo, ou seja, para que haja uma boa relação entre vocês é necessário desejo e cessão de ambas as partes. Não depende apenas de você ou de seus comportamentos. É necessário que você aceite a religiosidade deles e seja respeitosa em relação a isso e que eles entendam que você não se identifica com tais crenças, mas que você continua sendo a Larissa de sempre, com qualidades e defeitos e que ser religiosa ou não não define quem você é, não te torna nem melhor e nem pior do que ninguém. Caso eles sejam resistentes a aceitar tais diferenças e decidam se afastar de você, será uma escolha deles, não será de nenhuma forma culpa sua, tá? Só vale a pena se relacionar com quem nos aceita como nós somos (ou se esforce para isso, nem sempre é fácil). Mudar para sermos aceitos por alguém e jamais conseguirmos sermos nós mesmos gera muito sofrimento. Você merece ser aceita por quem você é! Não aceite nunca menos do que isso em nenhuma relação! E se esforce também para aceitar as diferenças entre você e outras pessoas, (familiares ou não) de forma respeitosa! Qualquer dificuldade nesse processo conte com a gente!

Victor Baggio Psicólogo em Belo Horizonte