Minhas amigas não são gentis

Feita por >Maris · 4 set 2021 Habilidades sociais

Acabei de entrar na faculdade e fiz amizade com três meninas (A gente é um grupo de 4 cmg) e especialmente duas delas são pessoas muito ansiosas, uma de las especificamente tenho mais afinidade por causa de fazer o trajeto todos os dias para a faculdade. Mas desde o começo eu tenho notado impaciência por parte das três conmigo, eu sou de outro país que fala espanhol mas eu sei muito bem o português mas tem horas que elas falam muito rápido e não consigo acompanhar os assuntos com ela e sempre peço uma explicação ou falo “O que vcs estão falando”, elas riam muito no começo sobre isso, até chegaram comentar que sou “Lerda” na minha cara, e eu falei pelo grupo do WhatsApp que não gostei disso e que era uma situação constrangedora pq nunca tinha passado por isso (Nunca aconteceu desde que cheguei no Brasil, faz 3 anos), enfim, elas entenderam e se desculparam. Mas desde aí melhoram esses comentários, mas a menina que eu volto com ela todos os dias ela se irrita muito fácil conmigo, as vezes pergunto sobre matéria ou outras coisas, ela se irrita leve, mas quando é na frente das outras meninas é pior, exagera que eu nunca entendo e tals, e tmb sempre está me provocando tmb, por exemplo: ontem percebi que minha outra amiga usava um piercing na orelha, e nunca tinha reparado, então a outra ficou ironizando como “COMO ASSIM EU NUNCA PERCEBI??!!!! EU TÔ BOIANDO” começou rir com deboche e não gostei, e isso ela só faz na frente dos outros, conmigo sozinha nao faz. Em conclusão, o que eu faço? Que atitudes tenho que tomar diante essas situações? Trocar de grupo? Espero uma resposta por favor. Gratidão desde já.

A melhor resposta 5 SET 2021

Olá Maris! Grato por escrever. Três coisas, em seu relato, saltam aos olhos: Amizades são construções que demandam muitos anos de construção, envolvem tolerância, flexibilidade e persistência. Cria-se uma de cada vez, raramente, chegando, ao mesmo tempo, a três. Os demais, ainda que pareçam amigos, são colegas. Logo vocês podem estar dando passos iniciais para que tenham, no futuro, qualidade de relacionamento que represente amizade.
Ser uma pessoa estrangeira, para assimilar sutilezas de costumes, expressões, hábitos, de um país ou região envolve muito tempo.
Indepedente de ser do mesmo país, da mesma região, é muito próprio de jovens, ironizar, colocar apelidos, qualificar aos colegas de forma depreciativa. É preciso aprender a lidar com isso, pois quem desdenha quer comprar, quem está só quer companhia. Quando alguém desvaloriza ao outro, a fonte essencial da desvalorização, está dentro do desvalorizador, mas não é verdade essencial interna, do desvalorizado.
Não se troca de grupo, ajusta-se a forma de lidar com os grupos. Isso não impede de vincular com novas pessoas. É preciso amadurecer, desenvolver maior autoconfiança.
Será recomendável que você passe por um trabalho científico, com um psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

6 SET 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar no que você precisa. Se desejar entrar em contato comigo é so agendar que irei lhe responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

5 SET 2021

Olá Maris.
Grata por participar aqui.
Sim, o segredo para manter os amigos é fazer novos amigos e conservar os antigos. Com isso, você se envolve em maior ou menor grau de acordo com as afinidades. Procure conhecer pessoas fora da faculdade também.... Se dedique mais a amiga que lhe trata bem e respeite as outras, embora com maior distanciamento. Dê um tempo para conhecer as pessoas até que as considere uma amiga, antes disso considere apenas colegas. Sugiro que faça terapia psicológica para o seu autoconhecimento e desenvolvimento da auto estima e assertividade.
Fico à disposição.
Psicóloga Maria Nair
Terapia Cognitivo Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba