Minha mãe não aceita meus gostos!!!

Feita por >Morena · 1 dez 2019 Terapia familiar

Oi, estou tendo problemas com a minha família por ela não aceitar meus gostos de roupas calçados e algumas outras coisas... eu gosto de blusas mais largadas, já ela é as minha irmãs gostam de coisas mais chiques bonitas que chamem atenção! Hj fomos comprar roupas e acabei ficando sem alguma qualquer peça pq tdo q ela escolhia não era Oq me agradava, ela disse até pra mim q eu não tinha nenhum pouco de delicadeza que eu era puro um menino. Me sinto mto mal com tdo isso Porq tudo que acho bonito ela diz q é ridículo, e não entendo o Porq das mães das minhas amigas deixarem e a minha não! Me sinto mal por ter q vestir coisas q eu não gosto! Esses dias tbm eu pedi um skate a ela e ela falou que era coisa de menino, mas sabe eu não me importo pq é o meu estilo é Oq eu gosto!!! Me ajudem por favor

A melhor resposta 2 DEZ 2019

Morena
Compreendo tua situação... sempre somos forçados a usar, vestir e ser o que os outros querem... Não aceitam que sejamos como nós queremos. Esta é a ditadura do sistema. Lute para conquistar o que tu queres e não aceite o que outros querem... claro que podes fazer isto com jeito, com diplomacia...
Somos vida, força e energia, mas viemos num sistema que nos condiciona a ser de determinada forma... esta é a luta que passamos desde que nascemos até depois da adolescência.
Vai com calma e conquiste a tua liberdade emocional e depois, financeira também. Isto te dá a possibilidade de ser como tu queres.

5817 respostas

23 DEZ 2019

Boa noite Morena, qual a sua idade? Trabalha e estuda? Você pede ajuda, posso ajudá-la sugerindo que converse francamente com a sua mãe, pois pelo o que falou seu estilo de roupa assim como um skate para ela são coisas de menino e, você como filha dela, uma menina não poderia usar, isso na concepção de sua mãe e irmãs, fale com elas e explique que você gosta de se vestir desse modo e gostaria de um skate, tem meninas que brincam de skate e terminam até profissionais competindo mundialmente, o Brasil tem skatistas.
Agora Morena, aqui você não relata se você se identifica mais como menino do que como menina, se esse for o caso uma conversa franca pode ajudá-la para que seus gostos sejam aceitos pela sua mãe e irmãs. Um forte abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

2 DEZ 2019

Olá Morena!. Obrigado por participar. Qual sua idade? Provavelmente você esteja vivendo (do ponto de vista da psicologia) o estágio adolescente. Toda vez que escolhemos algo que nossa família acha que não será (segundo a vivência deles) dificultador da nossa vida, eles tentam nos proteger. Lembre-se, certamente sua mãe gosta muito de você e, na visão dela, ela quer o melhor para você. O melhor é você buscar o diálogo com ela. Quando você diz: "e não entendo o Porq das mães das minhas amigas deixarem e a minha não!", certamente você não percebeu, mas realizou uma redução de raciocínio. Certamente a maior parte das meninas da sua idade encontram problemas (necessários) parecidos negociação da formação da identidade com os pais. Por que será que é tão importante para você as roupas diferentes e o skate? Por que será que justamente isso se torna tão problemático para a sua mãe. São milhares de possibilidades para você se realizar. Certamente haverá caminhadas nas quais vocês todos ficarão mais tranquilas. O que vai ajudar vocês é a maior aproximação honesta, para que sua mãe se sinta mais segura quanto às suas escolhas e você consiga passar para a sua mãe (que te ama muito) suas razões e você entenda melhor os pontos de vista dela. Converse, dialogue, negocie. Um abraço: Ary Donizete Machado.