Minha mãe me humilha

Feita por >Gabriela · 8 jul 2023 Abordagem psicológica

Hoje tenho 26, mas desde mais nova (13-14 anos) minha mãe me humilha. Me chamava de gordinha, p*tinha, burra, insuportável e coisas desse tipo. Hoje moro fora, faço faculdade de medicina, e nada mudou, ela diz que não espera nada de mim, que se eu quiser algo na vida eu devo “rodar bolsinha na esquina” pois ela não vai me ajudar. Posso chorar 24h seguidas que ela não quer saber se estou bem ou mal, e quando tento ajudá-la em algo, como limpar a casa ou cozinhar, ela critica tudo e diz que sou imprestável. Minha formatura está chegando, todos os pais vão comparecer para as fotografias de convite, menos minha mãe. Sempre que perguntam dela, eu invento uma mentira. Serei a única aluna, em uma sala de 98 estudantes, que não terá apoio da família nesse momento. Minha vontade é de acabar com minha vida :(

A melhor resposta 11 JUL 2023

Gabriela, eu realmente sinto muito por tudo isso. É muito doloroso quando a pessoa que deveria ser a mais importante na nossa vida tem esse tipo de comportamento. Nem sempre os pais são o que eles gostaríamos que fosse (e vice versa), não temos aqui como explicar a postura da sua mãe, pois a única maneira de entender isso seria se fossemos terapeutas dela. Mas o que importa é como você lida com o que ela fala, com a forma como ela age com você. Você gostaria que ela fosse diferente, mas talvez nos seus 26 anos seja o momento de aceitar que ela é o que é, mesmo que no fundo isso seja muito frustrante e doloroso para você. E a partir disso você decidir o que vai fazer com as atitudes e falas dela: você tem deixado isso te afetar e te deixar triste, mas você pode agir diferente. Nossos pais não são perfeitos, muitas vezes eles são tóxicos e nos fazem mal mesmo, por isso que é importante estabelecer uma distância segura, aonde esse contato não vai te machucar muito. Fico feliz em saber que você está se formando e falo para você, não adianta ser uma excelente médica se não cuidar da sua saúde mental. Busque terapia, faça acompanhamento com um psicólogo, trabalhe essas questões. Tem coisas na vida que são difíceis de aceitar mesmo, mas muitas coisas não dependem de nós. Você já faz muito e conseguiu se formar num curso muito concorrido e difícil, então celebre essa vitória na sua vida. E se tem outra pessoa que você tem carinho e afeto, que poderia substituir sua mãe no evento, considere isso. Espero que você possa refletir sobre o que escrevi e que dê tudo certo para você. Muito sucesso na sua carreira.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

12 JUL 2023

Olá Gabriela,

Sinto muito pela tratamento recebido, uma relação que te causa sofrimento. Sei que não é o que esperava receber por quem chama de "mãe", mas se é apenas isso que ela consegue te proporcionar, mesmo que seja algo ruim, não é culpa sua, isso diz apenas sobre a pessoa dela. E mesmo não tendo ela em sua rede de apoio, como gostaria, olha o quão longe você chegou? Fazendo um curso mega concorrido, prestes a se formar e se tornar médica, cuidará de muitas pessoas que necessitam de um olhar amoroso e de cuidado. Isso te faz se sentir como? O que você tem oferecido para as pessoas em suas relações?

O que você entende por família? Quem te ajudou por todos esses anos ir em busca de seus objetivos? Quem esteve sempre ao seu lado nos momentos que mais precisou? Como chegou até onde você está hoje? O que espera contribuir no mundo com sua profissão?

Compreendo sua angustia de não ter por perto nesse momento importante quem você queria que estivesse, mas ela merece estar ao seu lado nesse momento tão esperado? Desfrutando do seu momento junto com você? Se ela estivesse presente, como imagina que seria? Ela agirá da forma que espera?

Gabriela, 26 anos e se formando em medicina, admirável essa conquista. Que você reconheça sua força e potência, brilhe muito!

Espero ter te ajudado em sua inquietação e me coloco a disposição para conversamos mais sobre se sentir necessidade.
Um abraço.
Psicóloga Ariane Morão.

Ariane Morão Psicólogo em São Paulo

6 respostas

11 JUL 2023

Olá Gabriela!

Sinto muito por tudo o que já passou e ainda passa até hoje. É difícil imaginar como deve ter sido tudo isso pra você, mas acredito que deve ter sido bem difícil.
Não podemos romantizar nenhuma relação, inclusive de mãe e filho, pois se existe algo nesse relacionamento que afeta e faça mal, é importante manter a distância para não sofrer mais.
Olha onde você chegou, aos 26 anos, prestes a se formar em medicina. Eu sinto muito por você não ter tido o apoio que merecia, mas não deixe que isso te faça esquecer do quanto é capaz de tanta coisa mesmo sem esse apoio. Você tem um futuro pela frente e dedique energia pra buscar esse apoio das pessoas certas..

Espero ter te ajudado.
Se precisar estarei no chat.

Luara Dal Rovere Psicólogo em São José do Rio Preto

64 respostas

11 JUL 2023

Olá Gabriela!
Sinto muito que você esteja passando por essa situação tão dolorosa e desanimadora. É extremamente difícil lidar com o abuso emocional e o desprezo de um membro da família, especialmente da sua mãe, que deveria ser uma figura de apoio e amor.

Lembre-se de que você não está sozinha nessa luta. É importante buscar ajuda e suporte durante esse momento difícil. Primeiro, procure ajuda de um psicólogo, pois este é um passo importante para lidar com as consequências emocionais desse relacionamento disfuncional entre você e ela. Um profissional poderá ajudá-la a trabalhar na construção de sua autoestima, no desenvolvimento de habilidades de enfrentamento e na cura emocional.

Compartilhe sua situação com amigos próximos ou outras pessoas em quem você confia. Eles podem oferecer apoio emocional, encorajamento e uma rede de suporte que você precisa neste momento. Não hesite em pedir ajuda e abrir-se para aqueles que se importam com você.

Explore recursos de apoio disponíveis, existem organizações e linhas diretas de apoio que podem fornecer orientação e suporte para aqueles que enfrentam abuso emocional e têm pensamentos suicidas. Procure esses recursos em sua região para obter assistência e aconselhamento profissional.

Mantenha-se conectada com seus colegas e professores: Embora sua mãe não esteja apoiando você, lembre-se de que você tem uma comunidade na faculdade, incluindo colegas e professores, que podem fornecer um suporte emocional. Não hesite em buscar apoio deles durante esse momento importante da sua vida.

Lembre-se de que você é uma pessoa importante, talentosa e capaz, independentemente das palavras e ações negativas de sua mãe. Você merece amor, respeito e apoio. Com tempo, apoio e autocuidado, você pode construir uma vida feliz e saudável, mesmo que isso signifique criar seu próprio círculo de apoio e distanciar-se de relacionamentos tóxicos. Não hesite em buscar ajuda profissional imediata para lidar com seus pensamentos suicidas. Há pessoas dispostas a ajudar você a superar essa situação difícil e encontrar uma nova perspectiva de vida.

Gabriella de Oliveira Psicólogo em São Paulo

18 respostas

10 JUL 2023

Olá Gabriela!!
.
Obrigada por nos contactar, espero que vc encontre aqui o conforto que tanto procura.
Oriento que vc procure um psicólogo já, me preocupo quando vc diz que tem vontade de acabar com sua vida. Agora se questione do porque deixar de viver por uma pessoa (mesmo que seja a mãe) que segundo vc nunca se importou contigo? Quanto a formatura, se questione se é isso mesmo que vc quer, uma fotografia para mostrar para todos que vc tem "mãe" ? Se questione se há necessidade de se preocupar com o que os outros vão pensar. A terapia cognitiva comportamental e a ACT tem técnicas que a ajudarão a solucionar essa situação. Procure um psicólogo e comece já o processo que vai ajudá-la a se libertar de tudo que a faz mal. Se cuida, ok! Abraço!!

Crisângela N. De Menezes Costa Psicólogo em Manaus

24 respostas

10 JUL 2023

Olha onde você chegou mesmo com uma "mãe " assim...honrar os pais não é obedecê-los em tudo, não é esperar deles o que querem pra nós, é ir além, e você tem um futuro brilhante. Tudo isso aí dela em relação a você são questões dela com ela mesmo, com certeza a infância dela não foi das melhores, não que isso justifique, pois ela poderia ter optado fazer diferente por você, mas cada um só vai e só dá o que pode. Isso aí seu é dependência emocional alta, ela te deu a vida, seja grata por isso e só, de resto, vai além, você não precisa rodar bolsinha não, você será uma médica brilhante, de alta relevância para a sociedade, então vá fundo, sei que doi, sei que não gostaria de ser a única que não terá foto com a mãe mas se você tirar a vida, é como se desse razão a ela, entende, de que você não vai dar em nada, sendo que você já está colhendo seus frutos, prove o contrário, ainda que de fato não tenha por quê provar nada pra ninguém. Vá além nos seus objetivos, fique firme nos seus sonhos e não deixe que ninguém te diga que não pode alguma coisa. Caso precise, entre em contato que a gente trabalha aí tua blindagem emocional pra você ir na sua formatura e voar pra vida! Certo? Te aguardo.
Steffany E. Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

9 JUL 2023

Oi Gabriela
Pelo contrário... você não sabe o quanto de bem a tua mãe está fazendo por agir assim.
Fica muito mais fácil para voce....
Quem é voce? Qual o teu propósito de vida?
Vocé apenas nasceu através dela, mas não é dela; e nasceu para se realizar, atingir teus objetivos e ser feliz.
Ela, agindo assim, está te provocando, te desafiando para ver se você tem realmente garra para ser feliz, para se dar bem na vida.
Pois, mostre para si mesma, e por tangente, mostre pra ela que é voce é forte, que não precisa dela para se realizar.
Isso te deixa muito mais livre para ser voce mesma.
Reverta o significado do que ela te diz... nada e ninguém pode te fazer mal ou te iinfluenciar negativamente se voce não permitir para si mesma.
Se necessário, faça Psicoterapia de Autenticação para compreender a ti mesma.
Abraços e parabéns pela Formatura e pela escolha vocacional.

5817 respostas

9 JUL 2023

Oi Gabriela! Obrigado por escrever. Qual é a tua verdade? Essa é a que importa, não a da tua mãe. Certamente não podemos perder de vista, que a seu jeito, com suas coerências e incoerências, com suas superações e limitações, as mães e pais gostam de seus filhos. Os filhos, em geral, gostam de seus. Não há legitimidade de humilhador, se não ocorrer terreno fértil no humilhado. O centro de cada ser humano, em sua extrema maioria, precisa ser e é construído dentro da pessoa, na pessoa, pela pessoa.
Tua mãe tem a história dela, as fragilidades dela, você tem as tuas, e tenho as minhas. Muitas vezes, sem temperar as fraquezas dos outros, com base nas nossas, acabamos por interpretar as ações dos outros. Isso é um engano.
Converse com pessoas de tua confiança, que sejam éticas, sensatas, amadurecidas, saudáveis.
Será também recomendável que possa ponderar as coisas, com a assessoria científica de um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.