Por que minha mãe me humilha? O que eu posso fazer?

Feita por >Nunes · 18 fev 2020 Terapia familiar

Minha mãe e eu raramente nos falamos. Isso desde que ela se separou com o meu pai, quando eu tinha 8 anos. Ela sempre me comparava com o meu pai, sendo que ele abusava dela e já fez isso na minha frente. Toda vez que ela bebia falava mal de mim e do meu irmão, eu tenho a impressão que ela vê meu pai na gente. Ela não suportava a gente, e deixava isso claro: ''seu pai fazia isso'', ''tu é fraco'', ''to cansada de você não sabe fazer nada'', ''na sua idade aprendia tudo sozinha'', ''vai aprender sozinho'', ''seu irmão é seu pai, me deixa'' e isso atrapalhava gente a conversar sobre meus problemas, e principalmente do bullying que sofria no ensino fundamental e médio. Ela nunca conversou comigo sobre adolescência, namoro, etc. Eu me odeio por causa dela, ela sempre me coloca para baixo na frente da família e de suas amigas. Ela transava com o namorado dela dentro de casa com a porta e janela do quarto abertas e alto, mas não paravam quando eu chegava da escola(isso eu tinha 13) e como se eu não tivesse ali. Hoje eu tenho 21 anos e sou um fracassado nunca namorei, nem beijei, nem tenho amigos próximos, e não sei mais o que fazer com a raiva que eu tenho dos meus pais e daqueles que fizeram ruindades comigo. Eu quero morrer.

A melhor resposta 18 FEV 2020

Olá Nunes, eu imagino quanto sofrimento você passou e ainda passa por conta de toda essa história. Não podemos alterar o nosso passado, mas podemos viver daqui para frente. Infelizmente, o nosso relacionamento com algumas pessoas se torna insustentável e a melhor coisa é nos afastar. Tudo que você viveu faz parte da sua história, mas não te define. O que você vai fazer com tudo isso? Trace metas para a sua vida, de curto, médio e longo prazo. Defina pequenos passos que você pode começar a partir de hoje para mudar o rumo da sua vida. Se interesse pelas pessoas, essa é uma boa maneira de se fazer amigos.

Abraço

Psicóloga Maíra Alves Psicólogo em Niterói