Minha filha de três anos não fala com adultos

Feita por >Iara · 22 jul 2016 Timidez

Minha filha tem muita dificuldade de lidar com adultos. É fechada e não quer responder ninguém. Percebo que quanto mais velha, mais "medo" ela sente. Em casa ela é super normal. O que fazer?

A melhor resposta 23 JUL 2016

Olá Iara,
Sua filha está na creche? Tem contato com adultos além da família? É bom investigar o porque desta caracterização feita por ela em que a "espécie" dos adultos mostra-se tão ameaçadora.
Sugiro psicanálise para ela, com acompanhamento dos pais. Nesta idade as técnicas são lúdicas e os resultados muito rápidos.
Mas se demorar a buscar ajuda os sintomas podem ficar mais rígidos quanto ao tratamento.
Boa sorte!

Soraya Magalhães Homem Psicólogo em Armação de Búzios

143 respostas

28 JUL 2016

Infelizmente não é simples orientar uma situação como essa com poucos dados. A criança ela reage muito ao ambiente e as relações. Se isso ocorre é porque algo acontece ou aconteceu que faz com que ela tenha esse comportamento. O melhor a fazer seria buscar um psicólogo infantil que poderia não apenas avaliar a criança, mas as relações familiares e poder orientar melhor vocês. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

25 JUL 2016

Bom dia, Iara.
Iara, essa dificuldade é somente com adultos estranhos a ela? Ou é também com pessoas conhecidas, mas que não convivem diretamente com vocês? como ela se comporta com tios, avós, primos...? Essas são algumas observações a serem levadas em conta. Há crianças mais tímidas, reservadas que outras, mas quando esse comportamento começa a interferir na vida social, familiar, é preciso investigar, pois pode trazer sofrimento à criança. Procure um psicoterapeuta infantil para uma avaliação e orientações a vocês, pais.
Estou a disposição. Abraço,
Renata

Renata Leal Quaglio Psicólogo em Vinhedo

49 respostas

25 JUL 2016

Olá, então em casa né...mas isso não é normal, procure auxilio de uma boa profissional, porque pode ter tido trauma, ou sofrer de mutismo eletivo. Precisa investigar com bateria de testes.

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

22 JUL 2016

Olá Iara!
Sua filha é muito nova e este comportamento pode ser natural de seu desenvolvimento, não sentindo-se segura ainda para interagir com outras pessoas de seu núcleo familiar, porém, como você vem percebendo que o medo vem crescendo e que algumas situações geram muito desconforto para ela, procure um psicólogo especializado em crianças para que através da ludoterapia possa fazer uma avaliação do que pode estar acontecendo podendo ajudá-la com este receio que sente.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

22 JUL 2016

Iara faz tempo q tem percebido isso na sua filha?? São com todos os adultos?? É preciso tratar em terapia infantil, nos profissionais temos técnicas onde vamos analisar se trata de uma timidez ou não.
Quanto antes for tratado melhor é, pois não a prejudica tanto.
Qualquer coisa estou a disposição

Sylvia Akemi Yokoyama Psicólogo em Guarulhos