Como trabalhar com gagueira de meu filho de três anos?

Feita por >Renata · 14 jun 2016 Psicologia clínica

Meu filho de três anos está muito gago e isso começou há um mês. Ele já está deixando de falar algumas palavras. Está apontando coisas ao invés de falar e muda o tom de voz (cochicha) quando engasga em alguma palavra. O que posso fazer além da fono?

A melhor resposta 26 JUN 2016

Oi Renata. Quando ele gaguejar aguarde pacientemente. Não demonstre a sua ansiedade para não aumentar a dele. Busque ajuda e em breve ele irá superar isso. Abs.

Márcia Araujo Psicólogo em Guarujá

71 respostas

21 JUN 2016

Olá Renata, eu penso que é importante você buscar o tratamento com a fonoaudióloga e também com um pediatra. Mas também uma outra indicação seria passar com um psicanalista lacaniano, pois ele vai pensar justamente questões relacionadas à linguagem. E quanto mais cedo buscar o tratamento, melhor, já que seu filho é pequeno e está em fase de constituição.
Boa sorte!

Psicóloga Mariana Carmo Psicólogo em São Paulo

1 resposta

14 JUN 2016

Olá Renata!
Seu filho ainda é muito novinho e está passando por este processo de aprendizagem da fala, muito legal você ter percebido tão precocemente que ele regrediu de alguma forma e tem tido dificuldade.
Além da fono que é a profissional mais indicada nesta questão, é legal você não ''decifrar'' gestos que ele faça ou ceder quando ele aponte objetos, estabelecer esta comunicação não verbal pode acomoda-lo a parar de se desenvolver, por isso a melhor forma é sempre estar estimulando a fala, quando ele apontar para algum objeto que queira o motivar a falar o nome daquele objeto... e incentiva-lo com elogios propiciando sempre segurança diante dos erros, a reprovação pode influenciar negativamente gerando insegurança em seu desenvolvimento.
Alguns brinquedos que repetem a voz também podem ajudar e estimular o processo.

Atenciosamente,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

14 JUN 2016

Olá Renata. Se ele falava a normalmente (dentro do desenvolvimento esperado para a idade), e está regredindo, é interessante, após avaliação com um fono, também uma avaliação psicológica, para verificar se há fundo emocional. É interessante você analisar se algum evento possa ter desencadeado essa regressão em seu filho, e levar essas observações para o fono e psicólogo. Espero tê-la ajudado. Qualquer dúvida estou à disposição. Atenciosamente, Marilia G. S. Siqueira

Marilia Siqueira Psicologia Psicólogo em Diadema